quarta-feira, 29 de maio de 2013

Carreta de Saúde chega a Resende (RJ) para ajudar no combate à hanseníase


carreta_saude_novartisdivulgaçãoPelo quinto ano consecutivo, a Carreta de Saúde percorre o Brasil promovendo a detecção e o tratamento da hanseníase. O caminhão itinerante conta com cinco consultórios e um laboratório para o diagnóstico da doença e distribuição dos remédios. Com o apoio do Ministério da Saúde e do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e patrocinado pela Novartis, a iniciativa já diagnosticou mais de 1.900 casos em 122 cidades brasileiras.
Nesta quarta-feira (29), a população de Resende, no Rio de Janeiro, conta com essa prestação de serviço gratuita. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Resende, Daniel Brito, “o diagnóstico precoce é fundamental no tratamento da doença. Por isso, essa ação é importante para divulgar ainda mais os sintomas da hanseníase e incentivar a realização do exame”.
O itinerário 2013 da Carreta teve início em abril, em Taboão da Serra (SP) e já passou por mais quatro cidades do Estado de São Paulo: Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Ubarana e São José do Rio Preto. Após a ação no município de Resende, a Carreta de Saúde segue para o Estado de Pernambuco.
Para Artur Custódio, presidente da MORHAN, “a Carreta de Saúde deverá atingir populações excluídas, esclarecer e melhorar a forma como são transmitidas as informações sobre essa doença negligenciada”.
O intuito é colaborar com a expectativa do Governo Federal em eliminar a hanseníase no Brasil até 2015, por meio de ações educativas, além do diagnóstico e tratamento da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos houve redução de 26% nos casos de hanseníase e aproximadamente 80% dos novos casos diagnosticados foram curados. Entretanto, a doença ainda está presente em 56% das cidades brasileiras e é endêmica no país. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo no ranking de incidência da hanseníase no mundo, com quase 34 mil pacientes, representando 15,4% de todo o planeta.

OBRE A HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença infecciosa, causada pelo Mycobacterium leprae, microrganismo que atinge principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A infecção pode ser pelo solo, por percevejos, mosquitos ou até mesmo pelo espirro ou tosse de um indivíduo infectado e não tratado. Os sintomas são sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas na pele, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio e ao toque, e diminuição da força muscular. O tratamento é feito por meio de antibióticos com duração de 6 meses a 1 ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário