sábado, 11 de maio de 2013

Conta de luz ficará mais barata até as cinco da tarde

consumidor que migrar para o novo modelo terá uma tarifa especial, de acordo com o horário de uso
conta amplaO consumidor de baixa tensão de energia elétrica (residência, comércio, indústria e área rural) vai poder optar por um novo modelo de cobrança a partir de janeiro de 2014, com a possibilidade de reduzir em até 45% o valor da conta, usando fora do horário de pico.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) publicou, nesta sexta-feira, as regras para a criação da tarifa branca. O consumidor que migrar para o novo modelo, disponível a partir de janeiro de 2014, terá uma tarifa especial, de acordo com o horário de uso.

Segundo a regra apresentada pela Aneel, a tarifa fora do horário de pico, antes das 17h e após às 23h, será 45% menor do que o valor da tarifa convencional.

Por outro lado, o custo vai aumentar consideravelmente no intervalo de pico e custará três vezes mais do que o preço normal entre 17h e 18h e entre 22h e 23h. A tarifa entre 18h e 22h ficará cinco vezes mais cara.

Para aderir ao modelo de tarifa branca, o consumidor terá de pedir a instalação de um medidor digital, mais caro do que o convencional.

A Aneel informou que as distribuidoras poderão repassar o custo dos novos medidores para a tarifa.

A Aneel definiu que para os novos clientes urbanos, que ainda não têm nenhum tipo de medidor instalado, o prazo para a fornecedora instalar o aparelho digital será de cinco dias, sendo três para análise e dois para a instalação.

Sem comentários:

Enviar um comentário