terça-feira, 14 de maio de 2013

Em coluna, Dilma fala sobre educação profissional e saúde nos municípios


Conversa com a Presidenta

A presidenta Dilma Rousseff, na coluna semanal Conversa com a Presidenta desta terça-feira (14), falou sobre as ações do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para jovens trabalhadores do campo. Em resposta a pergunta de Wagner Quintiliano de Almeida, auxiliar de operações em São Paulo, ela explicou que existem 124 cursos voltados para atividades rurais.
“O Pronatec tem ações para ampliar a oferta da educação profissional e tecnológica para jovens e trabalhadores do campo. Há 124 cursos do Pronatec voltados para atividades rurais, em um total de 518 disponíveis. (…) O Pronatec Campo foi lançado em outubro de 2012, e oferece neste ano 30 mil vagas de qualificação, principalmente nos eixos tecnológicos de recursos naturais e produção alimentícia”, detalhou.
Já em resposta a pergunta da psicóloga Marcia Bittencourt, de Ortigueira (PR), a presidenta falou sobre a parceria entre o governo federal e os municípios para melhorar continuamente a qualidade do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Dilma afirmou que o Ministério da Saúde busca fortalecer a atenção básica nas cidades, o que diminui a necessidade de hospitalização.
“O Ministério da Saúde busca fortalecer a Atenção Básica nos municípios, pois a prevenção reduz a necessidade de hospitalização. Sua cidade tem 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), e cinco delas estão sendo ampliadas com recursos federais. Tem ainda quatro equipes de Saúde da Família e três equipes de Saúde Bucal. (…) Portanto, essa estrutura vem sendo ampliada, para estar cada vez mais adequada às necessidades e permitir que a população seja cada vez mais bem atendida”, afirmou.
A presidenta ainda falou da redução dos juros para o microempreendedor. Segundo ela, as taxas do Programa Nacional de Microcrédito, o Crescer, cairão dos 8% atuais para 5% ainda em maio. Isso leva a um juro real próximo de zero, o que oferece mais oportunidades para os pequenos empreendedores fortalecerem seus negócios. Ao todo, são quase 3 milhões de inscritos no Programa do Microempreendedor Individual (MEI), e, em menos de dois anos, já foram emprestados R$ 5,9 bilhões nessa linha de crédito.

Sem comentários:

Enviar um comentário