terça-feira, 28 de maio de 2013

Hortência confirma luta de Oscar contra câncer no cérebro: ‘Está muito motivado’


Oscar Schimidt luta contra um câncer no cérebro Foto: Ivo Gonzalez
Lucas Loos
Tamanho do texto A A A
A luta de Oscar para se recuperar de um câncer no cérebro une o basquete brasileiro em torno de seu maior ídolo. A ex-jogadora Hortência falou com o Mão Santa nesta semana por telefone e confirmou que ele passou por uma cirurgia no dia 30 de abril para retirar um tumor maligno. Agora, Oscar se recupera em casa, em São Paulo, enquanto passa por sessões de quimioterapia.
- Ele disse que estava se recuperando e falou que dessa vez não era benigno. O tumor é maligno. Agora, está se recuperando em casa e me garantiu que vai lutar - disse, por telefone, a Rainha do Basquete.
Hortência se mostrou surpresa com a notícia, dois anos após o herói da conquista do ouro no Pan de 1987 ter passado por um procedimento semelhante. Naquela ocasião, no entanto, tratava-se de um tumor benigno.
- Fiquei assustada, porque faz dois anos que ele passou por outra cirurgia e estava bem. Tirou um tumor do tamanho de uma laranja, mas era benigno.
Por fim, ela garantiu que Oscar não se deixou abater com a doença.
- Ele está muito motivado. Não vou dizer que está tranquilo. Me garantiu que vai lutar e está bem para fazer o tratamento. Está se recuperando em casa.
O ex-jogador, treinador e hoje comentarista Zé Boquinha foi outro nome do basquete a falar por telefone com Oscar, que já indicou que - por ora - não pretende falar com a imprensa. Ao contrário de Hortência, Zé Boquinha se mostrou preocupado com a reação no normalmente vibrante Oscar.
- Realmente fiquei muito preocupado. Principalmente pela reação dele. Normalmente ele é vibrante e agitado, mas dessa vez não esteve muito afim de falar. É difícil - disse Zé Boquinha.
Ao longo dos dois últimos anos, Oscar apresentou boa recuperação da primeira cirurgia e não havia dado sinais do câncer. A ex-jogadora Magic Paula esteve ao seu lado durante o período das Olimpíadas de Londres para comentar as partidas de basquete e não notou qualquer problema com o Mão Santa. A última conversa entre os dois foi em janeiro, quando Oscar foi indicado para o Hall da Fama do Naismith Memorial Basketball, honraria que leva o nome do criador do basquete.
- Tentei falar com ele na hora do almoço, mas ainda não consegui. Estivemos juntos durante todo o processo das Olimpíadas como comentaristas e naquela época ele estava bem. Nos falamos de novo neste ano, mas ele não deu qualquer sinal do problema.


Sem comentários:

Enviar um comentário