sábado, 4 de maio de 2013

Mais de 1 milhão de pessoas ainda não se vacinou contra a gripe no Rio de Janeiro


vacinação
Campanha vai até o dia 10 de maio e a cobertura em todo o estado está em 53,7%; meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que pelo menos 80% do público-alvo seja imunizado. Secretaria de Estado de Saúde recomenda que a população não deixe pra última hora
A uma semana do fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, 53,72% (1,5 milhão) das pessoas que devem se imunizar já procuraram os mais de 1.500 postos de saúde distribuídos pelo estado. Mas 1,3 milhão de moradores do estado ainda precisa se proteger da doença até próxima sexta-feira (10/5), último dia da campanha. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo — formado por idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses até 2 anos, gestantes, indígenas, trabalhadores da área da saúde e mulheres no período de até 45 dias após o parto.
Os profissionais de saúde foram os que menos se vacinaram: 48,07% deles recorreram aos postos até o último dia de abril (30/4). Entre as gestantes, 49% estão imunizadas, assim como 54,35% dos idosos, 55, 42% das crianças, 79,39% das mulheres no período de até 45 dias após o parto. Em relação aos indígenas, o Rio de Janeiro já ultrapassou a meta do Ministério da Saúde, já que 86, 64% receberam a dose da vacina.
O público-alvo da região que abrange os municípios de Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá foi o que menos compareceu às unidades de saúde: 48,64% se imunizaram. Já no Centro Sul Fluminense — região composta por Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras — 63,98% se protegeram contra a doença.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro alerta para a importância da vacinação. Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da secretaria, Alexandre Chieppe, a vacina evita que casos de gripe se agravem.
— A gripe é uma doença simples, na maioria dos casos, mas que pode evoluir para formas muito graves, principalmente em gestantes, crianças e idosos. Por isso a vacinação é tão importante. A vacina protege contra os principais tipos de vírus da gripe de forma extremamente segura e eficaz – diz ele.
Contra-indicação- Pessoas alérgicas aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade, não devem ser imunizadas. Quem pode comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não possui essa alergia. Se já estiver gripado, apresentando estado febril ou sintomas de dengue, recomenda-se melhorar e só depois se vacinar.
A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em todo o mundo. A imunização é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Provocada pelo vírus Influenza, a doença ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite). No ano passado, o Estado do Rio de Janeiro ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Mas embora tenha atingido 83,7% de cobertura, entre os grupos de idosos e gestantes, a meta não foi alcançada.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde

fonte Adilson Riberio

Sem comentários:

Enviar um comentário