segunda-feira, 27 de maio de 2013

PREFEITURA DE ITAPERUNA-RJ COM O PROJETO ÚTERO É VIDA



O programa de prevenção ao câncer de colo de útero foi realizado com sucesso na comunidade Nossa Senhora da Penha, no último sábado (25/05). O projeto foi possível através de parcerias entre a Secretaria Municipal de Agricultura de Itaperuna, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Emater-Rio, Cruz Vermelha e Lions de Itaperuna, demais secretarias municipais e iniciativa privada, aconteceu na Escola Municipal José D’Almeida Graça com o objetivo de cuidar da saúde da mulher rural.

Uma das diretrizes do plano de governo da gestão do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão, com o programa “Volta ao Campo”, da Secretaria de Agricultura, visa dar assistência a quem vive e trabalha na zona rural do município.

Dezenas de voluntários trabalharam nas ações promovidas. Durante o evento foram coletados exames para detecção do câncer de colo de útero que deverão ser entregues dentro de 15 dias. Todos puderam participar das palestras que esclareceram sobre diversas doenças e formas de tratamento. Panfletos sobre o cuidado com a saúde foram entregues e houve aferição da pressão arterial.

A mulher foi o público alvo do projeto, mas as crianças também receberam atenção especial. O diretor do Departamento de Esporte da prefeitura de Itapruna, Nivaldo Godoi Ramos foi o responsável pela recreação dos pequenos que também aprenderam como cuidar da saúde bucal e receberam kits contendo escova e pasta de dente.

Até um salão de beleza foi montado para tender as participantes. Elas fizeram as unhas, lavaram e escovaram os cabelos e puderam até fazer limpeza de pele. Um almoço também foi servido para todos os participantes.

O prefeito de Itaperuna participou do projeto. Alfredão pretende estender o serviço para outras comunidades. “O atendimento aqui é realmente muito importante para cuidarmos dos nossos trabalhadores rurais e já começamos a planejar a realização do Útero é Vida em outros lugares”, afirmou Alfredão.

O secretário de Agricultura, Luiz Alberto Martins Azevedo, ficou satisfeito com o resultado do trabalho. Para ele, “cuidar da saúde de quem é tão importante para o desenvolvimento econômico de Itaperuna, é uma honra”, disse Luiz Alberto. O secretário agradeceu o apoio de todos e espera, em breve, promover mais uma etapa do Útero é Vida em Itaperuna.

Mulheres puderam fazer até limpeza de pele. Os pequenos que também aprenderam como cuidar da saúde bucal. A mulher foi o público alvo do projeto, mas as crianças também receberam atenção especial. A Secretaria de Agricultura visa dar assistência a quem vive e trabalha na zona rural do município Alfredão pretende estender o serviço para outras comunidades. Mulheres puderam fazer até limpeza de pele.

Sem comentários:

Enviar um comentário