domingo, 26 de maio de 2013

PRESIDENTA DILMA QUASE NO TOPO DAS PODEROSAS

  
        

Foto: divulgação
A presidente Dilma Rousseff é a segunda mulher mais poderosa do mundo, atrás apenas da chanceler alemã, Angela Merkel, segundo o ranking anual da revista “Forbes”. Dilma, que ficou na terceira posição por dois anos consecutivos, alcançou o segundo lugar após a saída de Hillary Clinton do cargo de secretária de Estado americano. Hillary neste ano caiu para o quinto lugar.
Sobre a presidente brasileira, a “Forbes” ressalta que Dilma, com sua “ênfase no empresariado” tem inspirado “uma nova geração de empreendimentos”, apesar de muitos a criticarem por “favorecer políticas de desenvolvimento acima das preocupações humanitárias”.
Na metade de seu mandato, Dilma Rousseff tem “a tarefa de levar o país adiante após dois anos com as taxas de crescimento mais lentas em mais de uma década”.
Dilma ocupava o 95º lugar no ranking da revista há três anos.
A lista anual inclui mulheres influentes na política, negócios, imprensa, entretenimento, tecnologia e organizações sem fins lucrativos, classificadas por “fortuna, presença na mídia e impacto”, segundo a revista.
“A ascensão de marcas pessoais e o esforço de empreendedorismo na lista deste ano de mulheres poderosas são tendências excitantes quando celebramos o 10º ano de publicação da lista”, disse Moira Forbes, presidente e editora da ForbesWoman.
“De Cingapura a Arábia Saudita, do Reino Unido aos Estado Unidos – e além -, as 100 mulheres mais influentes em nossa lista têm um impacto indelével e duradouro no mundo em que vivemos”, completou.
RANKING
Outra brasileira aparece entre as 20 primeiras da lista da revista americana: a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, no 18º lugar, duas posições à frente do espaço ocupado ano passado.
Angela Merkel lidera a lista da revista pelo terceiro ano consecutivo. “É a coluna vertebral da União Europeia e carrega o destino do euro nas costas”, escreve a Forbes, ao justificar a decisão de mantê-la como a mulher mais poderosa do mundo.
Depois da presidente brasileira aparecem Melinda Gates –que preside ao lado do marido a Bill and Melinda Gates Foundation -, e a primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama.
A presidente argentina Cristina Kirchner caiu 10 posições na lista e aparece na 26ª posição.
A lista da Forbes conta com representantes de 26 nacionalidades, mas com um claro domínio americano. A mais jovem do ranking continua sendo a cantora americana Lady Gaga, 27, que ocupa a 45ª posição, e a mais velha a rainha Elizabeth 2 da Inglaterra, 87, na 40ª.
Folha de S. Paulo

Sem comentários:

Enviar um comentário