domingo, 5 de maio de 2013

PROGRAMA ESTADUAL DE TRANSPLANTES REALIZA CINCO CAPTAÇÕES DE ÓRGÃOS EM MENOS DE DOIS DIAS

 
Durante o feriado do trabalhador, 12 órgãos e 7 tecidos foram captados, envolvendo 30 profissionais do PET. Em 2013, já foram 61 captações
O Feriado do Dia do Trabalho foi muito produtivo para o Programa Estadual de Transplantes (PET), que segue mantendo a excelência na captação de órgãos adquirida desde a sua criação em abril de 2010. Equipe formada por cerca de 30 bravos trabalhadores do PET, conseguiram cinco doações de órgãos entre a madrugada da última terça (30) e a madrugada desta quinta-feira (02). Ao todo, 19 órgãos e tecidos foram captados nos municípios do Rio de Janeiro e Valença, que darão nova vida a pelo menos 11 pacientes que aguardavam a tão esperada cirurgia: são 10 rins, 1 coração, 1 fígado, 6 córneas e uma captação de ossos. As córneas e os ossos estão passando por um processo de análise de qualidade nos bancos de córneas do Hospital Municipal São João Batista, em Volta Redonda, e de ossos no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).
Pacientes do Centro Estadual de Transplantes, Hospital Federal de Bonsucesso e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho receberão nove órgãos. Haverá ainda um transplante duplo: paciente de um hospital conveniado receberá um rim e coração. Todos os órgãos foram captados em menos de dois dias, conseguindo igualar ao melhor mês de captação de órgãos batido em agosto de 2012, quando foram realizadas 25 doações.
- Conseguimos fazer a captação dos órgãos apenas por via terrestre. Não encontramos dificuldade por estarmos no meio de um feriado. Este grande feito irá se refletir na felicidade das pessoas que aguardam pela cirurgia, bem como de suas famílias. Mostra também a importância da doação de órgãos, afinal vidas são salvas por meio dos transplantes realizados, e o resultado do árduo trabalho realizado pela equipe do Programa Estadual de Transplantes, que levou o Rio de janeiro ao segundo estado que mais capta órgãos no país. Isso tudo em apenas três anos – destaca o coordenador do Programa Estadual de Transplantes, Rodrigo Sarlo.
Dos 12 órgãos captados, 3 rins vão salvar a vida de pacientes no Centro Estadual de Transplantes. Uma cirurgia está sendo realizada nesta quinta-feira (2), motivo para aumentar a esperança de Marco Antônio Barreira, de 48 anos. Ele será o próximo paciente a receber um rim desta grande captação e se mostra ansioso com o final de 6 anos de espera.
- A expectativa é grande e eu estou bem ansioso, mas estou sendo bem atendido, os profissionais daqui estão me ajudando bastante. Quero logo deixar de fazer hemodiálise e ter uma vida normal – conta Marco Antônio.
Trabalhando mais na captação de órgãos – O Rio de Janeiro registrou nos últimos dois anos o maior avanço nacional na área de doação de órgãos. Em 2010, o estado ocupava a lanterna no país na área, pulando para a atual 3º posição no ranking. Em 2011, houve crescimento de 50% no número de doadores em relação a 2010, chegando a 121. Em 2012, foram 221 doadores e a meta para 2013 é superar 250 captações. Em 2013, já foram realizadas 61 doações.
Centro Estadual de Transplantes – Situado no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, o Centro Estadual de Transplantes foi a primeira unidade da Secretaria de Estado de Saúde dedicada à realização de transplantes de fígado e rins – neste primeiro momento – e depois, pâncreas. Até então, apenas hospitais federais, universitários e conveniados eram credenciados como unidades transplantadoras. A unidade tem centro cirúrgico, com cinco salas e aparelhos de ponta para realizar cirurgias de alta complexidade, UTI, e ambulatório, num investimento de R$ 3 milhões. A meta inicial do Centro Estadual de Transplantes é chegar a 300 transplantes este ano, incluindo rim, fígado e pâncreas. Em seguida, o plano é oferecer um crescimento progressivo desse quantitativo.
Transplantes Pediátricos – Muito trabalho também para salvar a vida de crianças que aguardam um órgão. O Hospital Estadual da Criança, inaugurado há pouco mais de um mês e habilitado a realizar transplantes há apenas 25 dias, já realizou três transplantes em crianças. O menino Abraham Lincoln de Oliveira, de 11 anos, recebeu um rim captado pelo PET no dia 24 de abril, sendo o primeiro transplante renal da unidade. Abraham está internado na UTI e passa bem. O primeiro transplante de fígado no Hospital Estadual da Criança foi realizado em 03 de abril. O menino Natan recebeu parte do órgão de seu pai, Ubiratan Tonaso. No último dia 17, foi realizado o segundo transplante de fígado na unidade. A paciente Milena Flávia do Nascimento, de 2 anos e 4 meses, recebeu parte do fígado de sua mãe, Mirian Conceição do Nascimento, após uma espera de quase dois anos pelo procedimento. A cirurgia da menina, que tinha cirrose hepática por conta de uma atresia das vias biliares, foi um sucesso. Na próxima quarta-feira, mais um transplante pediátrico de fígado será realizado.
- Nossa meta é fazer o máximo de transplantes para salvar e dar mais qualidade de vida aos pacientes pediátricos – disse o coordenador do serviço de transplantes de fígado do Hospital Estadual da Criança, Lúcio Pacheco.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde

FONTE ADILSON RIBEIRO

Sem comentários:

Enviar um comentário