quarta-feira, 29 de maio de 2013

Uenf é destaque no ranking britânico QS



QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação coloca as universidades brasileiras em destaque. Na lista das 100 melhores universidades da América Latina, três brasileiras aparecem entre as dez primeiras: USP, em primeiro; Unicamp, em terceiro; UFRJ em oitavo; Universidade Federal Fluminense (UFF) em 79º; e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) figura entre as 39 melhores brasileiras e a 130 melhores latino-americanas.
Os rankings são sustentados por quatro pilares; pesquisa, ensino, empregabilidade e internacionalização, tendo como finalidade reconhecer universidades como instituições diversificadas, oferecendo uma comparação do sucesso global e o ideal de permanecer ou se tornar uma instituição com um nível de qualidade mundialmente reconhecido.
Segundo informações da Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais da Uenf, a universidade continua entre as 50 melhores universidades brasileiras e as 150 melhores universidades da América Latina, sendo a 42ª universidade brasileira e a 130ª da América Latina. Em 2012, a Uenf havia ficado em 36º lugar entre as universidades brasileiras e em 117º lugar entre as universidades latino-americanas. A assessoria informa que a posição da Uenf oscila no ranking, assim como outras universidades devido às especificidades dos critérios, estando com uma pontuação geral melhor do que no ano passado: 34,9 pontos, sendo 37 agora.
A UFF também mereceu destaque por ter um braço no município. Segundo a assessoria de imprensa da Universidade, um dos fatores que tem contribuído para que a UFF apareça em 47ª lugar no ranking é o empenho da universidade neste último ano em oferecer aos professores maior qualidade e incentivo para que possam realizar pesquisas com a finalidade de melhorarem seus currículos e a forma de ensino em todo o Brasil.
Ciro Mariano
Foto: Helen Souza

Sem comentários:

Enviar um comentário