terça-feira, 28 de maio de 2013

Vida Ganha: mecânicos de aeronaves podem ganhar até R$ 12 mil, mas qualificação gira em torno de três anos




Leonardo (à esq.) está concluindo o curso básico, e Rodrigo é estagiário com especialização em duas das três áreas do setor.
Leonardo (à esq.) está concluindo o curso básico, e Rodrigo é estagiário com especialização em duas das três áreas do setor. Foto: Fabiano Rocha / Extra / Agência O Globo



Fernanda Martins
Tamanho do texto A A A
De olho nas chances que já começaram a surgir após a descoberta de petróleo na camada pré-sal - com aumento do número de voos para plataformas - e nos altos salários pagos aos mecânicos de aeronaves, Rodrigo de Mello, de 26 anos, decidiu investir no setor e, hoje, é estagiário no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste.
- O aluno deve concluir o curso básico e, depois, se especializar em três áreas: Célula (solução de problemas ligados à parte física do avião), GMP (trabalho com motores) e Aviônica (para operar eletronicamente os componentes que controlam a aeronave) - diz Mello, acrescentando que quem tem as três formações pode se tornar inspetor eganhar até R$ 12 mil, em vez do salário inicial de mil reais.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o setor nacional registrou crescimento de 194% na última década. Mas, para obter uma das vagas em mecânica, o responsável pela manutenção de aviões e helicópteros precisa fazer a prova da agência reguladora, cuja inscrição custa cerca de R$ 150, para obter a carteira de habilitação por cada especialização.
A qualificação é demorada. Após concluir o curso básico, é preciso especializar-se. A duração de cada especialização varia de dez a 12 meses. Além disso, para pegar a habilitação definitiva, o aluno precisa trabalhar como auxiliar de mecânico por três anos. Leonardo Silva, de 34 anos, é montador de móveis, mas decidiu se capacitar na área:
- Minha dificuldade é conciliar o pouco tempo que tenho com os estudos. Apesar do cansaço, tenho foco.
Segundo o diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil, Osvaldo Rodrigues, no Rio funciona a filial de uma grande empresa: a TAP Manutenção.
- A TAP trabalha com sete linhas de aeronaves e oferece muitos empregos - diz.


Leonardo Silva e Thays Ferreira cursam o básico na ACFT Escola de Aviação, em Bonsucesso.
Leonardo Silva e Thays Ferreira cursam o básico na ACFT Escola de Aviação, em Bonsucesso. Foto: Marcelo Martins / Agência O Globo

Nas asas da qualificação
Fly Training Center
O curso básico tem duração de seis meses e pode ser pago em sete parcelas de R$ 250. No pagamento à vista, os alunos recebem 15% de desconto. A escola fica na Avenida Churchill 97, 3 andar, no Centro. Telefones: 2544-4863 e 2262-5881. A próxima turma será iniciada no dia 10 de junho. O requisito é ter 18 anos e ter concluído o ensino médio. A regra vale para todas as escolas do ramo.
ACFT Escola de Aviação
O curso com duração de seis meses pode ser pago em seis parcelas de R$ 180, com matrícula no valor de R$ 80. À vista, os estudantes recebem 10% de desconto. Os interessados podem ligar para o telefone 3867-2757. A ACFT fica na Avenida Teixeira de Castro 664, em Bonsucesso. As novas turmas começarão nos dias 10 e 22 de junho (nos fins de semana).
EAPAC
Com duração de cinco meses, o curso inclui disciplinas como Aerodinâmica, Ferramentas e Segurança de Voo. O preço não foi divulgado. Mais informações pelo site http://eapac.com.br.
Escola Hélio Roberto
A matrícula custa R$ 300 e, as mensalidades, R$ 310. Quem estudar durante a semana terá aulas por 15 meses. Nos fins de semana, por 18 meses. A escola fica na Rua Tancredo Neves 62, no Parque Aeroporto, em Macaé. Telefones: (22) 2762-5771 e (22) 9992-2906.


Suzana Aquino, de 28 anos , aguarda a liberação da Anac para enfim se tormar uma mecânica com habilitação.
Suzana Aquino, de 28 anos , aguarda a liberação da Anac para enfim se tormar uma mecânica com habilitação. Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

‘O exame da Anac é longo e complexo’
A auxiliar mecânico de aeronaves Suzana Aquino, de 28 anos, conta que os três anos de espera após a conclusão do curso básico são os mais sofridos para os mecânicos e, nesse período, eles fazem de tudo.
- Eu já concluí o prazo estabelecido e aguardo apenas a análise do meu processo pela Anac para ser, de fato, uma mecânica de aeronaves. Quem pensa em fazer a prova da agência deve saber que o exame é muito longo e complexo. Para se ter uma ideia, o conteúdo é de 1970. Os candidatos têm que responder a questões sobre aeronaves que não existem mais no mercado. Mesmo após alguns anos na área, percebo que algumas empresas do setor não contratam mulheres, e isso é muito frustrante. Na verdade, eu adoro o que eu faço. Meu primeiro emprego, aos 14 anos, foi como mecânica numa oficina. Mais tarde, migrei para a área de administração, mas larguei tudo para voltar a fazer o que amo. Hoje, se surgir uma boa oportunidade em outro estado, eu vou - conta
Acompanhe o noticiário de empregos, concursos e oportunidades pelo Twitter @Vida_Ganha.


Sem comentários:

Enviar um comentário