sábado, 1 de junho de 2013

Ação para desobstruir canal

 

 

Ação para desobstruir canal

O prefeito do município de São João da Barra, José Amaro de Souza, Neco, recebeu reivindicação dos pescadores da praia de Atafona para desobstruir a entrada do canal do rio Paraíba do Sul, que dá acesso ao desembarque da produção pesqueira e atracação das embarcações. “Vamos fazer o que for preciso junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e à Marinha do Brasil para conseguirmos autorização e desenvolver uma ação emergencial que beneficie a classe pesqueira de nosso município”, disse Neco, em resposta aos pescadores.
Visando agilizar a efetivação de uma solução para o problema de assoreamento que causou a interdição do canal para a navegação, o secretário municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, Marcos Sá, e o subsecretário de Pesca, Eleilton Meirelles, receberam, no meio da semana, a visita do engenheiro do Inea, Paulo Jorge. O engenheiro se deslocou a SJB para vistoriar o local que sofrerá uma possível intervenção nos próximos dias.
— Vamos discutir e analisar o serviço que será desenvolvido junto com outros engenheiros do Inea e, assim que a parte burocrática estiver pronta, daremos autorização à Prefeitura para executar o serviço — disse.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, assim que a autorização do Instituto estiver pronta será encaminhada à Capitania dos Portos de São João da Barra para o parecer da Marinha. “Estamos no caminho certo para resolver o problema dentro da lei”, comentou o secretário, acrescentando que a única certeza é de que está fazendo o possível e o impossível para, em breve, resolver todas essas questões.
O secretário de Pesca, Flávio Batista, informou que, após essa medida emergencial para melhorar o acesso das cerca de 200 embarcações que utilizam o canal, será feito um relatório fotográfico de pontos de coordenadas e de medição de calado. O trabalho deverá se estender por, aproximadamente, 1.500 metros do canal, que também está em processo de assoreamento, e será informado à Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Sidney Salgado, de posse deste relatório o superintendente federal Antônio Emílio Santos, visitará São João da Barra. O intuito é providenciar um estudo técnico para solucionar o problema de assoreamento do canal interno do Rio Paraíba do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário