terça-feira, 18 de junho de 2013

Atividades e luta pelos direitos dos idosos


Arquivo
Clique na foto para ampliá-la
Dignidade. Idosos querem apenas o respeito aos seus direitos

O Conselho Municipal do Idoso de Campos inicia nesta terça-feira uma série de atividades como parte da passagem do Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, que foi comemorado no último sábado (15/6). Segundo o presidente do conselho, André Aragão serão realizadas panfletagem e distribuição do símbolo da campanha, entre outras manifestações. "Amanhã (terça), às 14h, realizaremos diversas ações. Temos registrados na entidade cerca de 60 denúncias, sendo 70% delas provenientes de violência física, psicológica e financeira. Os dados são preocupantes, visto que a maioria desses crimes é praticada pelos próprios familiares", observa o presidente, acrescentando que as denúncias podem ser feitas pelos telefones: 0800-281878; 2733-4097 ou pelo Disque 100. O idoso recebe toda a informação sobre seus direitos e deveres, previstos no estatuto, através de reuniões realizadas todas às terças-feiras, às 14h, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira.

Espaço - Na nova reforma administrativa, a prefeitura criou a Secretaria Municipal dos Direitos dos Idosos para ajudar no acompanhamento dos idosos campistas. O policial militar da reserva Gilson de Souza foi nomeado para assumir o órgão. "Os idosos e o conselho apostam nas ações que serão desenvolvidas na secretaria. A nova casa que será um espaço útil e importante para os idosos", finalizou André.

Em 2011, o número de registros de violência contra idosos na área do 8º Batalhão de Polícia Militar (8ºBPM), que inclui Campos, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra e São Fidélis chegaram a 1.519, informa o Instituto de Segurança Pública. Alguns dos crimes mais comuns são os maus tratos ou violência física, maus tratos psicológicos, violência sexual, abandono, negligência e abuso financeiro.
 

 
  •  

Sem comentários:

Enviar um comentário