quinta-feira, 20 de junho de 2013

Brasil: vacina da gripe com produção 100% nacional

Acordos garantirão ao Ministério da Saúde uma economia de R$ 225 milhões na compra de remédios que antes eram importados
vacina gripe capaO Brasil assinou nesta terça-feira (18) um acordo de transferência de tecnologia com o laboratório francês Sanofi Pasteur que lhe permitirá produzir a partir de 2015 todas as doses que necessita da vacina contra o vírus H1N1, da gripe Influenza A, sem ter de importá-las.
O anúncio ocorre uma semana depois que o governo de São Paulo, que concentra a maioria dos casos de gripe A no País, confirmou que o vírus provocou 168 mortes no estado nos cinco primeiros meses do ano.
O acordo permite ao Instituto Butantã usar a tecnologia desenvolvida pela multinacional francesa no desenvolvimento e na produção da vacina, segundo um comunicado do Ministério da Saúde.
Essa transferência habilitará o instituto, que atualmente produz por ano 6,5 milhões de vacinas contra o vírus (15% das usadas no país), a fabricar em 2015 cerca de 44 milhões de dose, que é a demanda prevista para esse ano.
O acordo faz parte de uma série de convênios entre multinacionais e laboratórios públicos e privados do Brasil que permitirá que ao país nacionalizar totalmente a produção de 14 remédios atualmente importados.
Entre esses medicamentos também estão seis contra o câncer, quatro contra a artrite reumatóide, uma contra o diabetes, um cicatrizante e um hormônio de crescimento.
Os acordos garantirão ao Ministério da Saúde uma economia de cerca de R$ 225 milhões na compra de remédios que antes eram importados.

Sem comentários:

Enviar um comentário