domingo, 23 de junho de 2013

Campanha de vacinação contra poliomielite continua no Rio até o dia 28


poliomielite-vacinacao

Campanha já imunizou 83% do público alvo em todo estado. 
Dos 92 municípios, apenas 27 já conseguiram atingir a meta de 95%, estipulada pelo Ministério da Saúde
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite termina nessa sexta-feira (21 de junho), mas o Rio de Janeiro vai estender a vacinação até o dia 28 de junho. Com cerca de 781 mil crianças já vacinadas (83% do público-alvo), o estado está atualmente na nona posição em relação ao ranking nacional. A meta de 2013 é imunizar 95% da população dentro da faixa etária alvo da campanha, num total de 890 mil crianças no estado do Rio de Janeiro. Até essa sexta-feira, apenas 27 dos 92 municípios do estado haviam atingido a meta.
A região Centro Sul Fluminense tem até o momento o maior percentual de crianças vacinadas: 95,08, seguida pela região Metropolitana I (87,17%), Noroeste Fluminense (81, 69),Baixada Litorânea (80,83) Serrana (81,27), Litoral Sul Fluminense (75,27), Metropolitana II (74,14%) e Médio Paraíba (72,33%). A região Norte é a que tem menor cobertura (68%).
Faixa Etária - Nenhum grupo atingiu a meta de 95% no Rio de Janeiro até este momento, sendo os bebês com menos de 1 ano de idade os mais cobertos pela imunização: 93,42,6% até esta sexta-feira (21). Já a faixa etária de menor cobertura está nas crianças com até 1 ano: 74,44%.
Na campanha, as crianças recebem a vacina oral (VOP), as famosas gotinhas. É importante que os pais apresentem a caderneta de vacinação nos postos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, já que a imunização contra a pólio acontece em várias etapas. Aos 2 e aos 4 meses, a criança é imunizada com a vacina inativada poliomielite (VIP, injetável); aos 6 meses (3ª dose) e aos 15 meses (reforço), ela recebe a vacina oral (VOP).
Vacina – A vacina contra a pólio é segura. Ela se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, para serem avaliadas. Crianças com febre acima de 38º C ou com alguma infecção também devem ser avaliadas por um médico.
Prevenção - Não existe tratamento para a pólio e, somente a prevenção por meio da vacina, garante a imunidade à doença. O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. E é apenas por meio da vacinação que se pode garantir que o vírus não volte a circular em território nacional.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
fonte adilson ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário