segunda-feira, 17 de junho de 2013

Carla Machado receberá Medalha do Mérito do Barão de São João da Barra nesta segunda (17)

 


A Sessão solene de Outorga da Medalha do Mérito do Barão de São João da Barra, que está em sua 26ª edição, acontece nesta segunda-feira (17), no Ginásio de Esportes Arlindo Aquino, dia em que o município completa 163 anos. A ex-prefeita Carla Machado é a grande homenageada com o diploma de Baronesa. Na ocasião, será entregue, também, o título de Honra ao Mérito à Delegada Madeleine Farias. O evento vai contar com a participação da população, de familiares e diversas autoridades.
A entrega da Medalha do Barão de São João da Barra foi criada em 16 de junho de 1987, com o objetivo de homenagear pessoas que se destacam no município pelas suas realizações e feitos. O primeiro a receber o diploma e a medalha foi o empresário sanjoanense Dr. Hugo Aquino, que se destacou pela sua atuação na área industrial e comercial, tendo obtido um importante papel na economia do município. Já a primeira mulher, foi a senhora Perila Rodrigues, no ano de 1994. Hoje ela é diretora de Cultura no Centro Cultural Narcisa Amália, atual do governo. Carla Machado será a 5ª mulher a receber o diploma.
Até o ano de 2008 a entrega era realizada na Câmara Municipal, e a partir do ano seguinte, outros locais foram escolhidos para o dia da cerimônia, sendo o Cine Teatro o primeiro local, depois o Palácio Cultural foi palco para mais três entregas e, este ano, a cerimônia será no Ginásio de Esportes Arlindo Aquino por ser um local amplo, já que se espera um grande número de convidados pelo fato das homenageadas serem pessoas públicas.
Carla Machado enquanto prefeita fez oito entregas de Medalhas do Barão de São João da Barra e aperfeiçoou o diploma em moldura de acrílico. A ex-prefeita também criou o Diploma de Honra ao Mérito, em 15 de junho de 2011. A intenção é reconhecer, publicamente, pessoas que contribuem para o engrandecimento do município nas áreas: Profissional, Industrial e Comercial, Turística, Educativa, Cultural, Altruística e Desportiva.
Carla Machado – é de uma família de políticos da região, que cresceu acompanhando os comícios do tio, Durval Machado, eleito vice-prefeito de João Francisco, que chegou a ocupar o cargo de prefeito da cidade. Com vocação que vem de berço, a filha de Ronaldo Carlos Marques dos Santos e Derly Machado Marques dos Santos, optou pela política. Trabalhou desde muito cedo e, aos 16 anos, já cursava faculdade. Aos 18, teve o primeiro contato com a administração pública ao ser nomeada assessora da secretaria municipal de Educação, no governo do ex-prefeito Genecy Mendonça (Dodozinho), que em seu segundo mandato, teve Carla como secretária de Educação.
Carla Machado que também é professora dava aulas e, muitos sanjoanenses tiveram a oportunidade de tê-la em sala de aula. A paixão pela educação fez Carla ser a fundadora da APAE em São João da Barra numa luta que contou com muitos amigos. Por esse reconhecimento se tornou Delegada da Federação das APAEs do Rio de Janeiro e conseguiu recursos para a implantação do Centro Municipal de Educação Especial (CMEE).
Entre suas ações se destacam: a construção de sete escolas; a reforma de 35 das 42 existentes; a ampliação do atendimento escolar em 80%; a antecipação de seis para três anos e meio, a assistência educacional e médica às crianças matriculadas na Rede Pública Municipal de Ensino; a ampliação dos investimentos na Educação para 30% do Orçamento; a criação do projeto de bibliotecas anexas e a implantação do ensino de 5ª à 8ª séries na rede municipal, além da criação do Centro Cultural Narcisa Amália.
Em 2000, foi lançada candidata à Prefeitura de São João da Barra pela primeira vez, e quatro anos mais tarde foi eleita assumindo em 2005. Carla foi uma administradora preocupada com o crescimento e o desenvolvimento de São João da Barra. Saúde, Educação, Meio Ambiente e geração de emprego e renda foram algumas das prioridades do seu governo.
A questão do emprego e da geração de renda, na visão de Carla, são elementos que jamais podem ser deixados de lado por qualquer administrador público brasileiro. Segundo ela, é necessário criar mecanismos nos quais a população possa encontrar apoio. Foi pensando nisso que em 2003, na condição de Agente de Desenvolvimento Local do Governo do Estado do Rio de Janeiro, conseguiu trazer para São João da Barra uma unidade da Fundação de Apoio às Escolas Técnicas do Estado do Rio de Janeiro (Faetec). O Centro de Ensino Técnico Profissionalizante (Cetep), além de parcerias que trouxeram o IFF para o município com diversos cursos profissionalizantes. Pensando na melhoria da qualidade de vida da população, avaliou uma série de propostas de incentivo aos produtores rurais, além de ter reivindicado ao Governo estadual a criação de escola de pesca nos moldes do Cetep.
Como Agente de Desenvolvimento Local Carla Machado conseguiu também, as novas instalações do núcleo da Fundação Leão XIII e a criação da Agência da qual foi titular, além de solicitar a instalação de um destacamento da Polícia Militar na BR-356, na altura de Cajueiro, 6° Distrito, e no Açu, 5° Distrito; a implantação de um posto de habilitação do Detran e conseguiu também o asfaltamento da RJ-240.
Carla ainda trabalhou no Retiro São João Batista, foi coordenadora do Colégio Cenecista, foi professora no Newton Alves em Atafona e no curso Técnico em Contabilidade no CEAT.
fonte: OZK NEWS


 


Sem comentários:

Enviar um comentário