sábado, 8 de junho de 2013

Chega a Laje do Muriaé-rj o Projeto “Minha Casa, Minha Vida Rural

Lançado ontem em Laje do Muriaé o programas Minha Casa, Minha Vida Rural em uma reunião no Clube Recreativo Esportivo Lajense (CREL) onde estavam presentes a representante da Caixa Econômica Federal, Maria Lucia, gerente da agencia recém-inaugurada, Pedra Preta, em frente a Cooperativa de Itaperuna, vários produtores rurais, diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Laje do Muriaé, vereadores e autoridades do executivo.

O Prefeito Dr. Rivelino Bueno e o vice-prefeito Léo Dubary, participaram do evento.
O Prefeito anfitrião frisou “a Prefeitura dará todo apoio ao Programa Minha Casa, Minha Vida Rural”, oportunidade que apresentou o Veterinário Dr. Gabriel que está vindo para Laje implantar um Projeto de Peixe Ornamental que já está dando muito certo em outras cidades, inclusive com a possibilidade de fabricar a ração para alimentar os peixes, isso vai gerar emprego e renda para os lajenses.

O Programa Minha Casa, Minha Vida Rural já é modelo em Arraial Novo, em Bom Jesus do Itabapoana e tem por objetivo possibilitar ao pequeno agricultor e trabalhador rural ter uma moradia digna, ou seja, nesta primeira etapa a construção de uma casa nova, com no mínimo dois quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, sendo uma varanda opcional.

O objetivo também é fixar o homem do campo em sua terra, diminuindo o êxodo rural.
Atuará como entidade organizadora o Sindicato dos Produtores Rurais de Laje do Muriaé com apoio da Prefeitura Municipal, devendo o produtor ou trabalhador rural interessado comprovar renda através do DAP, que é o Documento de Aptidão ao PRONAF, sendo emitido pela EMATER ou outro meio de comprovação, porém a renda não pode ser superior a R$ 15.000,00 anual.

Em primeiro plano será dado preferencia a construtoras do município para fazer a construção, que poderá chegar ao valor de R$ 28.500,00 a unidade, e o produtor entra com apenas R$ 1.140,00 divididos em quatro parcelas de R$ 285,00 com um ano de carência e as demais vencem a cada 12 meses.

O beneficiário tem uma carência a cumprir, pois deverá residir no imóvel pelos menos dez anos, não podendo ser locado, cedido mesmo que gratuitamente.

O produtor interessado deverá procurar a Secretaria de Promoção Social, que funciona na sede da prefeitura para ver se enquadra dentro das exigências.

Em principio na primeira etapa será construído 30 unidades


Ascom - PMLM

Sem comentários:

Enviar um comentário