segunda-feira, 24 de junho de 2013

CONHEÇA AS BELEZAS E TRADIÇOES DA REGIAO SERRANA DO ESPIRITO SANTO

 

A colonização foi feita por italianos, alemães e portugueses.
Agroturismo e café são base da economia dos municípios.

Valdinei GuimarãesDo G1 ES
       
Imponente Pedra Azul é marco na região serrana do Espírito Santo (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Domingos Martins) (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Domingos Martins)Imponente Pedra Azul é marco na região serrana do Espírito Santo (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Domingos Martins) (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Domingos Martins)

O clima, as belezas naturais e as tradições culturais de imigrações européias compõem um conjunto de características que fazem da região Serrana do Espírito Santo um grande pólo turístico do estado.
A colonização foi feita por italianos, alemães e portugueses, que escolheram essa parte do Espírito Santo por ter um clima ameno parecido com o dos seus países de origem. Entre os municípios que fazem parte da região Sudoeste Serrana estão: Afonso Claúdio; Brejetuba; Conceição do Castelo; Domingos Martins; Laranja da Terra; Marechal Floriano; e Venda Nova do Imigrante.
Como muitas dessas cidades têm o turismo como fontes de renda estão sempre buscando atender a este público com um vasto cardápio de atividades que vão desde produtos caseiros alimentícios a atividades físicas quem em todos os casos deixa o visitante em contato com belas paisagens.
Um dos destaques é Venda Nova do Imigrante. Conhecida como a capital do agroturismo, tem em seu calendário uma festividade que virou tradição: A Festa da Polenta. Um evento que reúne pessoas de todo o estado e até fora dele para celebrar a colonização italiana do município com o prato tradicional que dá nome ao evento.
Outro município que tem grande importância na região é Brejetuba, tradicional pela sua produção cafeeira. Ela foi reconhecida como capital estadual do café arábica. A produção deste tipo de café chega à média de 400 mil sacas por ano. E entre os atrativos turísticos da cidade estão a Pedra do Submarino, local usado para trilhas e Pedra da Torre, conhecida por ser um ponto para a prática de parapente.
TurismoAlém de Venda Nova, outra cidade que recebe visitantes o ano todo, mas que aumentam em número nesta época do ano é Domingos Martins. A beleza do município e o clima frio das montanhas atraem muita gente. O Parque Estadual de Pedra azul é um atrativo a parte para os turistas, que traz como destaque a pedra que o nomeia feita constituída de granito e gnaisse que ao longo do dia e da incidência solar ganha diferentes tonalidades.
O agroturismo também é forte na região com diversas opções como o “Circuito do Galo” que oferece um clima tranquilo e acolhedor, além de o visitante se deparar com a Cascata do Galo, com piscina natural, lago de peixes entre outras atrações.
Já quem procura por sossego com um clima mais quente, Afonso Cláudio é o município ideal. Apesar das muitas cachoeiras, um dos seus atrativos principais é a Pedra dos Três Pontões, uma formação rochosa com um trio de pontas, por isso ela recebeu este nome.
Um dos únicos municípios com colonização portuguesa na região Serrana é Conceição do Castelo. As características dessa luso descendência já é vista logo na entrada da cidade. Conceição do Castelo também esconde belas cachoeiras como a da Fumaça e a do Vargas.
Igreja Luterana em praça de Domingos Martins representa tradição da religião alemã ainda presente nos descendentes (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Domingos Martins)Igreja Luterana em praça de Domingos Martins representa tradição da religião alemã ainda presente nos descendentes (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Domingos Martins)

Confira um pouco sobre os principais municípios da região Serrana:
Afonso Cláudio
Nº Habitantes: 31.091
Colonização: Alemães; Pomeranos; e Italianos
Base Econômica: Agricultura
Destaques Turísticos: Igreja Matriz de São Sebastião; Museus das Grandes Guerras; Parque dos Três Pontões

Brejetuba
Nº Habitantes: 11.915
Colonização: Não tem definida
Base Econômica: Café
Destaques Turísticos:Pedra do Submarino; Pedra da Torre.
Conceição do Castelo
Nº Habitantes: 11.681
Colonização: Portuguesa
Base Econômica: Agricultura
Destaques Turísticos: Cachoeira dos Vargas; Cachoeira da Fumaça; Pórtico; Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha; Casa do Artesão.
Domingos Martins
Nº Habitantes: 31.847
Colonização: Alemães; Pomeranos; Italianos
Base Econômica: Agricultura e Agropecuária
Destaques Turísticos: Pedra Azul, Igreja Luterana, Cascata do Galo e Casa de Cultura.
Laranja da Terra
Nº Habitantes: 10.826
Colonização: Alemães
Base Econômica: Agropecuária
Destaques Turísticos: Pedra dos Cinco Pontões
Marechal Floriano
Nº Habitantes: 13.302
Colonização: Alemães e Italianos
Base Econômica: Avícola
Destaques Turísticos:
Venda Nova do Imigrante
Nº Habitantes: 20.000
Colonização: Italiana
Base Econômica: Turismo, Agricultura e Comércio.
Destaques Turísticos: Agroturismo (fazendas com produção de produtos artesanais, produtos caseiros e comida de roça)

Sem comentários:

Enviar um comentário