sábado, 15 de junho de 2013

Corolla menos conservador

 

Toyota revelou na última quinta-feira nos Estados Unidos o  novo Corolla, após diversos ensaios com pequenas partes do carro, uma estratégia de marketing do carro-chefe da marca japonesa para um dos modelos mais vendidos do mundo. O sedã finalmente ganhou um estilo mais agressivo, deixando de lado o conservadorismo polêmico que a montadora vinha mostrando. Entretanto, não há informações sobre quando essa nova geração do sedã chegará ao Brasil. Lançado em 1966, o Corolla já teve mais de 40 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, segundo a Toyota. Ele é produzido em 16 fábricas, inclusive no Brasil, e vendido em 154 países.
Além do design da carroceria, o Corolla está mais comprido, mais largo e mais baixo do que na geração anterior. As medidas divulgadas pela montadora são: 4,63 m de comprimento (99 milímetros a mais), 1,76 m de largura (16 mm a mais), 1,45 m de altura (10 mm a menos), 2,70 de entre-eixos (100 mm) a mais.
A Toyota diz que, com o entre-eixos maior, o sedã ganhou em termos de conforto para os passageiros, sobretudo os do banco de trás, que passam a ter mais espaço para as pernas. Houve recuo de 75 mm do assento traseiro e a área das pernas se ampliou também em virtude da adoção de bancos menos largos na frente. O estofado do banco também foi melhorado, afirma a montadora.
Nos EUA, o sedã será oferecido nas versões L (básica), LE, S e a nova LE Eco, que privilegia a economia de combustível. Haverá duas opções de motorização: um bloco 1.8 todo de alumínio, com quatro cilindros, que oferece 133 cavalos e 17,69 kgfm de torque a 4.400 rpm. Para a versão LE Eco, o mesmo propulsor será oferecido com a tecnologia Valvematic, que otimiza o funcionamento das válvulas e, de acordo com a fabricante, permite uma economia de 5% do consumo, desenvolvendo 142 cv, com 17,42 kgfm de torque máximo a 4.000 rpm.
Há 3 opções de câmbio: um manual de seis marchas, para as versões L e S, um automático de quatro velocidades para a versão L, de entrada, e a nova transmissão CVT de sete marchas para o Corolla S, o LE e o LE Eco.
De série, o novo Corolla tem faróis com luzes diurnas em LED, direção elétrica, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, travas elétricas, vidros elétricos com subida e descida em um toque para o motorista, ar-condicionado com filtro de pólem, como opcionais, volante revistido em couro com borboletas (paddle shifters) para troca de marchas e controle de som, tela de entretenimento e informação, Bluetooth com comando de voz, aquecimento dos bancos.
Lançado em 1966, o Corolla é apontado em listas de consultorias como um dos carros mais vendidos do mundo. Disputa o primeiro lugar com o Ford Focus. Diferentes metodologias dão vitória a um ou outro, levando ou não em conta suas versões e derivações que têm outros nomes.
Renato Wanderley

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