sexta-feira, 14 de junho de 2013

Doação de sangue: Um exercício de cidadania e solidariedade

Nesta quarta é celebrado do Dia Mundial do Doador de Sangue, que tal fazer a sua parte?



Desde 2004, no dia 14 de junho é comemorado o Dia Internacional do Doador de Sangue. Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a ideia de ter um dia como esse é, além de agradecer, chamar atenção para uma causa nobre e importante: salvar vidas.
A doação de sangue é um gesto tão simples, mas de extrema importância e ajuda os pacientes a se recuperarem mais rápido de alguns procedimentos, sendo muitas vezes fundamental. Nos casos de maior complexidade, como o transplante de órgãos, há necessidade de uma quantidade maior de sangue, pois o paciente que passou pelo procedimento necessita repor o conteúdo perdido.
É por esses e outros motivos que você internauta esta sempre acompanhando através de matéria publicadas no Site Ururau o apelo do Hemocentro Regional de Campos, situado no Hospital Ferreira Machado (HFM), para doadores compareçam à unidade e exerçam esse ato de solidariedade.
Na última terça-feira (11/06) a baixa no número de doadores preocupou a direção do Hemocentro. A unidade precisa de no mínimo 70 doações por dia, para manter seu estoque equilibrado, mas tem recebido uma média de 30 doações/dia.
A assistente social do Hemocentro, Cristiane de Barros, informa que a unidade está com uma carência maior para os tipos sanguíneos A e O positivo e negativo, mas todos os tipos de sangue são importantes. 
“Contamos com a colaboração da população. Vários pedidos para cirurgias eletivas não puderam ser atendidos por falta de sangue. Não existe substituto para o sangue, dependemos da solidariedade das pessoas”, ressalta Cristiane. 
O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.  Ele não atende apenas aos hospitais públicos, mas também aos particulares de Campos e mais 16 municípios do Norte e Noroeste Fluminense.
Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
DOAR NÃO DÓI Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e você salva muitas vidas. O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação.
Não existe nada que substitua o sangue. Assim, ele é vital e quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, ela precisa de você! A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Em uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue.
Nos casos dos homens, a doação pode ser feita a cada 60 dias, ou seja, até 4 doações por ano. Já a mulher o período é de 90 dias, podendo fazer até 3 doações por ano.
CONTROLE DE QUALIDADE Nesta quinta-feira (13/06), véspera do Dia Mundial do Doador de Sangue, o Ministério da Saúde incorporou o teste ácido nucleico (Nat) na triagem sorológica do doador do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi publicada no Diário Oficial da União e passa valer em 180 dias. O teste detecta agentes químicos capazes de desenvolver doenças, sobretudo dos vírus HIV e da hepatite C, em períodos menores do que testes convencionais.
MACAÉ O Hemocentro de Macaé (Hemonúcleo) funciona à Rua Dr. Bueno, 40, anexo ao Hospital São João Batista. Quem quiser ser um doador de sangue deve ir ao órgão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. A unidade está com novo número (22) 2796-1756.
Além de atender várias unidades de emergência da cidade, como o Hospital Público Municipal (HPM), os serviços também se estendem aos municípios de Carapebus e Conceição de Macabu.

Sem comentários:

Enviar um comentário