quarta-feira, 5 de junho de 2013

GREVE DE SERVIDORES CHEGA AO FIM EM SAO FRANCISCO DO ITABAPOANA-RJ

Vinícius Berto/blog Paulo Noel/divulgação
Clique na foto para ampliá-la
Grupo de manifestantes em frente à Câmara Municipal de SFI
A paralisação de 72 horas dos servidores da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) termina nesta quinta-feira. Na opinião do presidente do sindicato da categoria, Cirábio Ramos, o resultado foi satisfatório. "O governo não acreditava que os servidores teriam a coragem de parar. Amanhã (hoje), o sindicato vai encaminhar a pauta de reivindicações à comissão eleita para continuar negociando", afirmou ele, destacando que não teria havido boa vontade por parte da prefeitura nas últimas negociações. 

Segundo Cirábio, além de reajuste salarial de 30%, os servidores reivindicam piso nacional para os professores, que é de R$ 979 para uma carga horária de 25 horas, reajuste do vale-alimentação, criação do Plano de Cargos Geral do Servidor e um fundo de previdência. Ele disse que mais de 400 servidores compareceram à passeata, realizada na terça-feira, primeiro dia de paralisação. A prefeitura tem 1,8 mil servidores, sendo que 830 são filiados ao sindicato. O procurador geral do município, Mariano Amorim, disse que o governo está aberto ao diálogo. 

Negociação aberta

Segundo Mariano, a atual administração nunca fechou as portas para o sindicato. "O governo está sensível às reivindicações e tem condições, por exemplo, de criar o Plano de Cargos e Salários, e vai fazê-lo. Sabemos que o fundo de previdência é também uma obrigação da prefeitura e iremos cuidar disso", explicou o procurador, destacando que o reajuste concedido pelo governo à categoria e já praticado foi de 4%. 

Mariano disse que o governo tem trabalhado para se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal, cujos limites teriam sido extrapolados nos últimos quatro anos. "Acredito que ano que vem poderemos oferecer algo melhor aos servidores. São Francisco é um município pobre e não dispõe de grandes valores". 

Faetec - Servidores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em greve desde o dia 22 de maio, realizam assembleia hoje, às 14h, na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, no Rio. Mais de 75 mil alunos em todo o Estado estão sem aulas. A categoria reivindica reajuste de 36,46%, aprovação imediata do Plano de Cargos e Salários (PCS) e chamada imediata dos 500 concursados de 2010. 

Sem comentários:

Enviar um comentário