domingo, 30 de junho de 2013

Itália vence o Uruguai nos pênaltis e fica com o terceiro lugar

Copa das Confederações 2013
Copa das Confederações 2013 Foto: Guito Moreto / Globo - Esportes

 
RIO - Com uma grande atuação do goleiro Buffon na disputa de pênaltis, a Itália terminou a Copa das Confederações com o terceiro lugar. Os italianos venceram o Uruguai neste domingo por 3 a 2, nos pênaltis, após o empate por 2 a 2 no tempo normal na Fonte Nova, em Salvador. O destaque da disputa foi o goleiro da Azzurra, que pegou os pênaltis cobrados por Diego Forlán, Cáceres, e Gargano. Na Itália, apenas De Sciglio perdeu.
No tempo normal, Astori e Diamanti fizeram os gols da Azzurra. Cavani marcou os dois gols da Celeste, que, assim como na Copa do Mundo de 2010, encerra a sua participação com o quarto lugar.
Itália e Uruguai fizeram um bom jogo no tempo normal, mas cansaram na prorrogação, quando pouco criaram e pareciam estar esperando a disputa de pênaltis.
Os italianos começaram mais perigosos com uma cabeçada de Chiellini aos 8 e um chute de Candreva aos 14, que obrigou Muslera a fazer uma boa defesa. Aos 23, a Azzurra chegou ao primeiro gol. Após cruzamento de Diamanti na área, a bola bate na trave, nas costas de Muslera e sobra para Astori fazer o primeiro.
Após o gol, o Uruguai cresceu na partida e obrigou o goleiro Buffon a fazer diversas defesas em chutes de fora da área de Diego Forlán. Luís Suárez também teve uma chance aos 26, enquanto Maxi Pereira obrigou o goleiro italiano a fazer uma boa defesa aos 36.
Na etapa final, O Uruguai seguiu em busca do empate e conseguiu aos 12, quando Cavani recebeu de Gargano e tocou no canto esquerdo de Buffon para empatar.
A Celeste poderia ter conseguido a virada aos 22, quando Forlán recebeu na esquerda, passou por Maggio e chutou para Buffon espalmar. No rebote, o mesmo Forlán tentou de novo e Buffon mostrou reflexo para fazer a defesa.
Aos 27, a Itália conseguiu o segundo gol. Diamanti cobrou falta na entrada da área no ângulo esquerdo de Muslera, sem chance de defesa para o goleiro uruguaio.
A resposta uruguaia veio quatro minutos depois. Em bela cobrança de falta de Cavani, Buffon não conseguiu chegar na bola e o jogo ficou novamente empatado.
A partida foi para a prorrogação, quando os dois times demonstraram estar fisicamente esgotados e pouco criaram. Aparentando estar mais inteiro fisicamente, o Uruguai ainda foi mais perigoso em chutes de Luís Suárez e Cavani, mas ambos não conseguiram dar a vantagem para a Celeste, deixando o jogo ir para a disputa de pênaltis.
Nas cobranças, a Itália levou a melhor convertendo com Aquilani, El Shaarawy e Giaccherini. No Uruguai, apenas Cavani e Luís Suárez converteram as suas cobranças.
Uruguai 2 x 2 Itália (2 x 3 nos pênaltis)
Local: estádio da Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Djame Haimoudi (Argélia).
Cartões amarelos: Maxi Pereira e Luís Suárez (Uruguai) e Chiellini (Itália)
Cartão vermelho: Montolivo (Itália)
Gols: Astori aos 23 minutos do primeiro tempo e Diamanti aos 27 minutos do segundo tempo para a Itália e Cavani aos 12 e aos 31 minutos do segundo tempo para o Uruguai
Uruguai: Muslera, Maxi Pereira (Álvaro Pereira), Lugano, Godin e Cáceres; Arévalo Rios (Diego Perez), Gargano e Cristian Rodriguez (Alvaro Gonzalez); Diego Forlán, Cavani e Luís Suárez. Técnico: Oscar Tabárez.
Itália: Buffon, Maggio, Astori (Bonucci), Chiellini e De Sciglio; Montolivo, De Rossi (Aquilani), Candreva e Diamanti (Giaccherini); El Shaarawy e Gilardino. Técnico: Cesare Prandelli


Sem comentários:

Enviar um comentário