sábado, 29 de junho de 2013

Mandela continua em estado crítico

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, de 94 anos, apresentou no seu quadro de saúde uma ligeira melhora, mas o quadro ainda continua crítico, segundo informação divulgada pela Presidência da República. 
O ícone da luta contra o apartheid e ex-presidente sul-africano, continua internado há 20 dias no hospital Pretoria’s Mediclinic Heart com infecção pulmonar. Multidões emocionadas continuam a se aglomerar em frente ao hospital de Pretória, deixando mensagens de apoio a Mandela.
Em nota, o governo informou que o presidente sul-africano, Jacob Zuma, esteve com Mandela ontem e conversou com os médicos. Também cancelou a viagem marcada para ontem para Moçambique, país que faz fronteira com a África do Sul.
O Gabinete do presidente Zuma advertiu contra especulações sobre a saúde de Mandela, afirmando que qualquer anúncio sobre seu estado viria do próprio presidente, ou do porta-voz, Maharaj.
O Arcebispo Desmond Tutu, amigo do ex-presidente, fez um chamado para que os sul-africanos também rezassem por sua rápida recuperação em suas casas.
Essa é a terceira vez neste ano que Mandela teve de ser hospitalizado. As infecções respiratórias de que sofre repetidamente estarão relacionadas com a tuberculose que contraiu durante os 27 anos que esteve preso, enquanto vigorava o regime racista do apartheid. A doença do líder causa comoção na África do Sul. 
Histórico — Mandela foi eleito presidente da África do Sul em 1994, após 67 anos de ativismo contra o sistema segregacionista, que começou a ser desmantelado com a sua libertação quatro anos antes. 
Em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 18 de julho como o Dia Internacional de Nelson Mandela, marcando o aniversário de 92 anos do ex-presidente sul-africano, considerado um herói nacional. 


Elder Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário