sábado, 22 de junho de 2013

Museu Histórico de Campos-RJ já recebeu mais de 15 mil visitantes


Funcionamento é de terça à sexta, de 10h às 17h e, aos sábados e feriados, de 12h às 17h
 Carlos Grevi / Vagner Basilio

Funcionamento é de terça à sexta, de 10h às 17h e, aos sábados e feriados, de 12h às 17h

Mais de 15 mil pessoas já visitaram o Museu Histórico de Campos desde a sua inauguração, em junho de 2012. Pessoas de todas as idades e vindas de todas as partes do país podem ir até o local fazer a visitaçã e será acompanhado de um historiador que contará em detalhes sobre as peças expostas nas dependências do museu.  Além das peças fixas no local, mensalmente há exposições sobre temas variados, onde as pessoas poderão saber mais a respeito da história da cidade. No mês de julho, a exposição temporária tem o tema “Campos, um novo olhar”. O Museu é administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
No espaço destinado às exposições temporárias, estão imagens de pontos da cidade de antigamente e atuais, além das pessoas poderem conhecer a história das associações comerciais de Campos como a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa (Carjopa) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Segundo a historiadora e diretora do Museu de Campos, Graziele Escocard, a população tem se impressionado com as histórias que podem acompanhar.
"A população se surpreende em ver como era e como ficaram pontos como a Praça Prudente de Moraes (antigo Chá-chá-chá) e podem ver como outros pontos ficarão após a revitalização do Centro Histórico, que foi uma conquista muito querida pelas associações comerciais. Os visitantes também vão poder conferir como ficarão a praça 'Duque de Caxias', ao lado do Campos Shopping, além de outros pontos da cidade", pontua Graziela, afirmando ainda que objetos como peças antigas da infraestrutura interna realizadas no Século XX, encontradas na obra do Centro histórico, podem ser vistas na exposição temporária.
Graziela ressalta que o museu recebe novas exposições para realmente se comportar como um local não estático, onde a cada mês haverá novidades para que a população volte a visitar. O museu funciona de terça à sexta, de 10h às 17h e, aos sábados e feriados, de 12h às 17h. Para grupos com mais de dez pessoas, é preciso fazer agendamento através do telefone 2728-5058.
ATRAÇÕES FIXAS
No acervo mantido no local, estão expostos aos visitantes materiais arqueológicos; peças da evolução urbana, como placas usadas em carroças e outros transportes de tração animal utilizados no século XX; parte do mobiliário pertencente ao Visconde de Araruama: uma xícara, pires com monograma, talheres de prata, luminária a querosene feita em bronze com porcelana, um castiçal e uma lupa com quatro lentes, ambas em bronze e moedas internacionais.
O acervo foi doação de Maria Estella Carneiro, parente do Visconde de Araruama. Além disto, um dos destaques da recuperação realizada é a escadaria e o corrimão de madeira de lei, bem como o piso e parte interna do solar no segundo piso.

Sem comentários:

Enviar um comentário