domingo, 23 de junho de 2013

Praça São Salvador: depois dos “Cabruncos Livres”, jovens católicos


Portaria da prefeita Rosinha determina que órgãos municipais apoiem os eventos da Jornada Mundial da Juventude. Jovem católicos com cartazes e faixas lembram evento
JMJ Campos 2
JMJ Campos 3A Praça São Salvador já foi palco de grandes acontecimentos que marcaram a história de Campos. E, nesta semana, mais dois entraram para a história da cidade. Neste sábado, jovens católicos de várias paróquias se concentraram em frente à Catedral Diocesana para reforçar os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro com a presença do Papa Francisco.
Na última quinta-feira, a mesma praça foi palco do movimento “Cabruncos Livres”, um movimento de estudantes
que lutam por melhorias em vários setores e também em apoio as manifestações que ocorrem no país.
JMJ Campos 1Jovens confeccionaram cartazes com mensagens referentes ao evento religioso, que vai reunir católicos de todo o mundo no Rio. Campos vai recepcionar 500 jovens que virão à cidade para visita, dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude, que inclui o percurso do Caminho de Santo Amaro, roteiro do turismo religioso.
No dia 17 de julho, os visitantes conhecerão as atrações do distrito, como a Igreja de Santo Amaro, o artesanato e as danças típicas, além da apresentação da tradicional Cavalhada, representação da luta entre os mouros e os cristãos. Durante a programação, eles vão conhecer um pouco da história, da cultura e do turismo de Campos.
- Os peregrinos estrangeiros, que estarão aqui para a II Semana Missionária, que vai de 15 a 21 de julho, terão guia bilíngue e vão saber informações sobre o Caminho de Santo Amaro, como a fé chegou a Campos, e assistir a uma apresentação especial das nossas danças típicas, como o jongo e a mana-chica. Para fechar a programação em Santo Amaro, também vão apreciar o artesanato confeccionado por artesãos da Feira Mãos de Campos, Cras e projeto de Economia Solidária, e as comidas da terra – observou a diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ana Néri Alvarenga.
Após o dia em Santo Amaro, os peregrinos terão uma noite cultural, com uma peça sobre a fé em Campos, que acontecerá nas escadarias da Câmara Municipal de Campos, antigo Fórum Nilo Peçanha. Os jovens católicos chegam à cidade no dia 12, com carreata às 15h. A concentração será no Jardim São Benedito, seguida de missa campal na Praça São Salvador. O grupo se despede da cidade no dia 21, com missa às 10h, na Catedral Diocesana.
Apoio como compromisso - A prefeita Rosinha Garotinho determinou através do decreto 094/2013, que todos os órgãos municipais apoiem os eventos da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerão em Campos e a coordenação do trabalho fique a cargo da Fundação da Infância e da Juventude. A expectativa é receber milhares de jovens de todo o mundo, com programação variada em todo o país e também em Campos.     
             

Sem comentários:

Enviar um comentário