segunda-feira, 24 de junho de 2013

Reativação do Mercado do Produtor de São José de Ubá-RJ é marcada com festa


DSC_0456 DSC_0437 DSC_0450
Foi reativado, na tarde de ontem, o Mercado do Produtor da CEASA-RJ de São José de Ubá, no interior do estado, que há 09 anos estava sem comercialização na área destinada aos produtores rurais, conhecida como “pedra”. A inciativa, fruto de uma parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, CEASA-RJ, Emater, Prefeitura e Câmara de Vereadores de São José de Ubá promete beneficiar o agricultor – que terá um importante espaço para comercialização – e impulsionar o crescimento da cidade, já que a agricultura é a principal responsável pela geração de empregos no município, que teve sua emancipação em 1998 devido à economia proveniente do tomate, conhecido pela população do noroeste fluminense de “ouro vermelho”. Com um número de 150 produtores cadastrados, o Mercado funcionará articulado com compradores dos outros entrepostos da CEASA-RJ, em especial com o Mercado Produtor de Itaocara.
Todo o debate para a reinauguração da “pedra” teve inicio em abril desse ano, quando o secretário de estado de desenvolvimento regional, deputado Felipe Peixoto esteve no município e solicitou que uma equipe da diretoria técnica da CEASA-RJ se reunisse com agricultores da região e com os membros do poder público local para que colocassem em pauta a volta da comercialização.
“Na primeira reunião que fizemos, cerca de 300 agricultores estiveram presentes. Mais do que nunca tive certeza da necessidade de investir na cidade, que vive da agricultura, mas que sofria da falta de investimentos, de alguém que pudesse olhar e fazer alguma coisa por eles. Nesse processo de revitalização da “pedra”, foi fundamental a participação da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, da Emater e das associações dos produtores rurais e agricultores familiares”, declarou o secretário.
Para o presidente da CEASA-RJ, Leonardo Brandão, a reativação da “pedra” da unidade da CEASA-RJ de São José de Ubá é a concretização da prioridade dada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional à agricultura familiar e ao pequeno produtor rural. “Quando assumimos a gestão da CEASA-RJ, em 2011, definimos por investir no interior, fortalecendo nossos Mercados do Produtor. Aumentamos o volume de comercialização do Mercado de Produtor de Itaocara em mais de 400% e estamos reativando a “pedra” do Mercado de Ubá, com isso poderemos beneficiar os produtores de todo o Noroeste Fluminense”, afirmou Brandão.
O prefeito de São José de Ubá, Gean Marcos Pereira da Silva, presente na reinauguração, enfatizou o momento importantíssimo e decisivo para o rumo da cidade. “A agricultura é a responsável por mover a economia do município. Hoje, 60% dos habitantes são da zona rural e produzem produtos de qualidade. A ausência de comercialização no Mercado do Produtor durante esses nove anos contribuiu para o enfraquecimento da classe, que só tomava prejuízo por conta da falta de estabilidade de preço dos produtos. Com a volta da comercialização na “peddra”, não só a agricultura vai voltar a funcionar melhor, mas toda a cidade, que vai ganhar com mais oportunidades de empregos e consequentemente mais renda, impulsionando também o comércio”, declarou.
O produtor Denis de Jesus, que há 40 anos comercializa produtos como tomate, pimentão e pepino declarou estar vivendo um sonho. ”Estou muito feliz, fui um dos primeiros a colocar mercadorias quando a CEASA foi inaugurada, em 1978, e também fui um dos primeiros a desanimar da agricultura, quando começamos a ter prejuízo em função da oscilação do preço – resultado da ausência do Mercado do Produtor. Em função disso, fiquei algum tempo parado, mas no próximo mês começo a plantar novamente”, disse Denis que estava acompanhado do filho Manoel Messias, que ontem mesmo já havia comercializado 43 caixas de tomate à R$25,00.
Com a revitalização do Mercado do Produtor, a unidade da CEASA/RJ de São José de Ubá ganhou também uma sede da Associação de Produtores Rurais de Santa Maria e Valão Preto (APROVISAM) dentro da própria unidade, que funcionará como suporte ao produtor através da prestação de diversos serviços, entre eles, o jurídico.
“Ter a associação próxima do produtor, dentro do mesmo espaço é de extrema importância, pois, permite a eles que recorram a orientações e assessoria jurídica, já que muitos não possuem condições de contarem um advogado para tratar de questões como aposentadoria, por exemplo”, declarou o presidente da APROVISAM, Cláudio Roberto Ferreira Cunha.

A importância das parcerias
Com o fechamento do mercado do produtor, há nove anos, os produtores da região passaram a comercializar seus produtos diretamente com empresários paulistas que iam diretamente em seus locais de produção e levavam o alimento por um preço bem abaixo do mercado.  Agora, um painel eletrônico conectado à internet permitirá aos produtores e compradores que acompanhem a cotação de preço dos produtos nas grandes Ceasas (RJ e SP) em tempo real, o que vai dar autonomia e permitir que eles vendam seus produtos por um preço mais justo.
“A reativação da “pedra” vai resgatar a tranquilidade dos produtores de Ubá que já foi o segundo maior produtor de tomates do estado”, disse Juninho Valeriote, presidente da Câmara de Vereadores da cidade e um dos grandes parceiros da CEASA/RJ durante todo o processo de revitalização.
A supervisora da Emater de São José de Ubá, Norma Lúcia Santos, presente no município desde a inauguração do Mercado do Produtor, em 1978, comemorou o sucesso e destacou a importância da parceria realizada com a CEASARJ. “Participo da vida dos agricultores desde a fundação do Mercado em 1978. Vi ele se erguer, tive a felicidade de presenciar momentos do auge da comercialização, onde cerca de 40 mil caixas lotavam toda a unidade e, infelizmente, acompanhei o enfraquecimento da agricultura, anos atrás. Desde então, conseguimos, através de mapeamento identificar situações nas bases. No entanto, precisávamos de parcerias para que então esses problemas identificados fossem solucionados. Apenas a parceria permite o êxito de um projeto. E essa parceria permitiu, hoje, a reativação da “pedra”, finalizou.
O mercado vai funcionar aos domingos, de 9h às 12h e às quarta -feiras, no horário de 17h às 22h.
Ciro Cavalcante
Assessor de Comunicação da CEASA/RJ
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional
FONTE BLOG ADILSON RIBEIRO

Sem comentários:

Enviar um comentário