sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sangue que abastece emergências do Rio vem de regiões pobres

Emiliano Duarte, morador de Campo Grande, é doador voluntário há 13 anos



Emiliano Duarte, morador de Campo Grande, é doador voluntário há 13 anos Foto: Darlei Marinho / Extra
 
Um gesto de amor e solidariedade que vem das áreas mais carentes do Rio de Janeiro. Esse é o retrato da doação de sangue no estado. Uma pesquisa do Hemorio sobre o perfil dos doadores - que celebram seu dia mundial nesta sexta-feira - constatou que 83,7% são da Baixada Fluminense ou das zonas Norte e Oeste do Rio. Pessoas que enfrentam o trânsito e o transporte público pelo prazer de ajudar o próximo.
Na contramão, apesar da proximidade com o instituto, moradores da Zona Sul e da região Central da cidade são responsáveis por apenas 11% das bolsas de sangue que abastecem as emergências dos hospitais.
Basta uma visita rápida ao salão de doação do Hemorio para comprovar as estatísticas. Nesta quinta-feira à tarde, o confeiteiro Emiliano Duarte dos Santos, de 30 anos, morador de Campo Grande, repetiu a boa ação que já faz parte de sua vida há 13 anos.
- Doei sangue pela primeira vez para meu pai, quando ele precisou para uma cirurgia. Desde então, venho aqui constantemente como voluntário - conta. - Acho que as pessoas da Zona Sul deviam ser mais solidárias. Não sei quem vai receber o sangue, mas é uma satisfação pessoal fazer o bem.
Sérgio Rocha realiza sia 11ª doação de sangue no Hemorio
Sérgio Rocha realiza sia 11ª doação de sangue no Hemorio Foto: Darlei Marinho / Extra

Com 11 doações na carteirinha, o taxista Sérgio Rocha dos Santos, de 50 anos, acredita que muitos não doam sangue por achar que nunca poderão precisar.
- Só conheço um doador além de mim. Doar é um ato de amor. Infelizmente, não tenho tempo de vir mais vezes aqui - diz Sérgio, que mora em Jacarepaguá.
De São João de Meriti, o estudante Danilo José Viana, de 26 anos, foi doar sangue pela primeira vez com a namorada, a auxiliar administrativo Liliane Tavares do Nascimento, de 22.
- Tenho fobia de agulha, mas foi tranquilo. Virei mais vezes para ajudar outras pessoas. Agora fiquei mais corajoso - disse ele, rindo.
Liliane levou Danilo para doar sangue pela primeira vez
Liliane levou Danilo para doar sangue pela primeira vez Foto: Darlei Marinho / Extra

Ricos também são socorridos na rede pública
Segundo a hemoterapeuta Esther Lopes, coordenadora técnica de hemoterapia do Hemorio, a recente pesquisa sobre o perfil do doador de sangue confirmou dados que o instituto recolhe desde 1995. Historicamente, a população mais solidária sempre foi suburbana, de baixa renda e baixa escolaridade.
- A classe A acha que nunca vai precisar de uma doação e, se precisar, vai ter sangue no plano de saúde. No entanto, se houver um acidente na rua, seja bilionária ou paupérrima, a pessoa será socorrida em hospital público. E é o sangue coletado aqui que vai para as emergências - analisa a médica.
Devido à Copa das Confederações e à Jornada Mundial da Juventude, o Hemorio está com a meta de montar um estoque estratégico de bolsas de sangue. Para isso, a hemoterapeuta Esther Lopes espera que o Dia Mundial do Doador de Sangue seja mais um fator que motive as pessoas a fazer a boa ação:
- Até a situação do nosso estoque normal não está muito confortável. O ideal é que recebêssemos 500 doadores por dia, mas só chegam cerca de 300. Gostaria que amanhã (nesta sexta-feira) o salão estivesse bem cheio.
Saiba onde doar
- Hemorio
O serviço funciona das 7h às 18h, de domingo a domingo. É possível agendar horário pelo Disque Sangue, no 0800-282-0708. Endereço: Rua Frei Caneca 8, Centro.
- Pedro Ernesto
No Hospital Universitário da Uerj, as coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30m. Agendamentos pelo telefone (21) 2868-8134. Quem doar sangue hoje, por conta do Dia Mundial do Doador, receberá um brinde. Endereço: Avenida 28 de setembro 109, Vila Isabel.
- Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras (INC)
O INC recebe doações de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. Endereço: Rua das Laranjeiras 374, Laranjeiras. Informações: (21) 3037-2215.
- Parque de Madureira
Neste sábado, uma unidade móvel de coleta do Hemorio estará próximo à entrada 2 do parque, das 9h às 14h.
- O que levar
Apenas o documento de identidade. É preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 68 anos (incompletos) e pesar, no mínimo, 50 quilos. Jovens com 16 ou 17 anos só doam com autorização por escrito dos responsáveis. Não é preciso jejum.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário