terça-feira, 11 de junho de 2013

Secretaria de Estado de Saúde faz oficina de capacitação para coordenadores municipais de combate à dengue

 

dengue
Por mais que a epidemia de dengue já tenha acabado no Rio de Janeiro, o lema é permanecer em alerta para evitar que a doença atinja patamares preocupantes no ano que vem. Para manter a dengue sob controle e reduzir ainda mais esses indicadores, coordenadores municipais de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti de 28 municípios vão participar, nas próximas terça e quarta-feiras, de uma oficina de capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Saúde.
A principal meta do encontro é discutir ações de controle do vetor que deverão ser incluídas nos planos de contingência dessas cidades para o ano que vem e também subsidiar esses municípios com informações que facilitem a montagem desses planos.
A proposta é a de que as cidades fluminenses iniciem a elaboração desses planos o mais cedo possível, de forma a diminuir os índices de contaminação pela doença em 2014. “A perspectiva é fazer essa discussão agora, para que as cidades planejem as suas ações o quanto antes, de forma a impactar a redução no número de casos de dengue em 2014″, explicou o assessor técnico da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, Mário Ribeiro.
Entre os assuntos debatidos estarão a “Campanha 10 Minutos contra a Dengue”, que estimula a população a dedicar dez minutos semanais de sua rotina a eliminar os possíveis criadouros do mosquito; o projeto “Monitora Dengue”, para garantir que os municípios consigam acompanhar em tempo real o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito transmissor da doença, com o uso de smartphones, e a apresentação e discussão dos métodos de levantamento de índice de infestação (LIRAa e LIA) utilizados atualmente.
A oficina desta semana vai receber representantes dos municípios das Regiões Metropolitana I e II e da Baixada Litorânea, mas outros encontros semelhantes vão beneficiar cidades de outras regiões do estado. A próxima oficina, que acontece nos dias 25 e 26 de junho, será com coordenadores de ações de combate ao mosquito nos municípios das regiões do Médio Paraíba, Centro Sul Fluminense e baía da Ilha Grande.
SERVIÇO
O QUE: Oficina de Coordenadores Municipais de Ações de Controle ao Mosquito Aedes aegypti
ONDE: Rio’s Presidente Hotel, na Rua Pedro I, Centro
QUANDO: Dias 11 e 12 de junho, das 9h às 17h
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário