quarta-feira, 12 de junho de 2013

TV analógica: desligamento a partir de 2015



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse ontem que o governo antecipará para 2015 o desligamento do sinal analógico de televisão nas grandes cidades. Além disso, prorrogará para 2018 o final do desligamento nos municípios do interior.

O cronograma anterior previa que o desligamento total da TV analógica, que será substituída pela digital, seria concluído em 2016. Segundo o ministro, a presidente Dilma Rousseff já autorizou a mudança, e um decreto será publicado nos próximos dias oficializando a alteração.

O ministro explicou que a flexibilização das datas é para priorizar a liberação do espectro de 700 mega-hertz nas grandes cidades, que será licitado para a tecnologia 4G no ano que vem, e também para diminuir o risco de problemas na digitalização do sinal.

AM para FM - Paulo Bernardo também anunciou que Dilma aprovou a migração das emissoras de rádio da faixa AM para a faixa FM. O objetivo é melhorar a qualidade das rádios AMs do país. "Sabemos que é um problema que precisa ser resolvido, principalmente porque as rádios AMs enfrentam muitos obstáculos que dificultam a divulgação do sinal". A decisão atende a uma demanda da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e das associações estaduais de radiodifusão, que consideram a migração das emissoras AM para os canais 5 e 6 de televisão o caminho mais adequado para o rádio AM brasileiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário