quinta-feira, 4 de julho de 2013

Agricultores da Guatemala visitam Itaperuna e conhecem projeto da Secretaria municipal de Agricultura O trabalho é feito em parceria com o Sebrae, a cooperativa Cedro e a Fundação Banco do Brasil


Guatemalenses estiveram em Itaperuna e visitaram um assentamento agrário para conhecer um pouco mais sobre a produção de alimentos orgânicos.Na horta do senhor Augusto, mais de dezenas de hortaliças e leguminosas são plantadas.O Sebrae auxilia fazendo uma consultoria específica e a Fundação Banco do Brasil participa disponibilizando recursos como material necessário para o cultivo.Os visitantes da Guatemala avaliaram a importância de utilizar esta tecnologia em seu país para melhorar a alimentação e a saúde dos pequenos produtores.
Nesta semana, cinco guatemalenses estiveram em Itaperuna e visitaram um assentamento agrário para conhecer um pouco mais sobre a produção de alimentos orgânicos. A Secretaria municipal de Agricultura de Itaperuna, em parceria com o Sebrae, com a Fundação Banco do Brasil Cooperativa de Consultoria, Projetos e Serviços em Desenvolvimento Sustentável (Cedro) receberam os visitantes.
Para o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão, “receber este grupo no município mostra o trabalho de qualidade que estamos fazendo. O trabalhador do campo e familiar precisa sempre de assistência, atividade que continuará recebendo apoio na nossa gestão”, reforçou o prefeito.
Segundo o Secretário municipal de Agricultura, Luiz Alberto Martins Azevedo, este programa só foi possível através destas parcerias e da vontade do agricultor familiar em produzir alimentos saudáveis para também atender os consumidores mais exigentes e que pagam mais por um produto melhor. O aumento da renda já é notado nesta comunidade, resultando na melhoria de vida das famílias.
Os Coordenadores do Sebrae, Marcos Gentil e José Alcindo Consendei e o Consultor Técnico Fábio Pimentel, explicaram  sobre a tecnologia social do programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), no Assentamento Floresta de Belém. Na oportunidade, os visitantes da Guatemala avaliaram a importância de utilizar esta tecnologia em seu país para melhorar a alimentação e a saúde dos pequenos produtores e ao mesmo tempo incentivar a geração de emprego e renda.
Um dos visitantes, Vivian Villegas, Especialista de Negócios na Guatemala, gostou do que viu por aqui. Para ela, a tecnologia utilizada será repassada aos agricultores da Guatemala. “Pude aprender a exterminar pragas sem prejudicar o alimento, sendo um grande avanço para nós que temos a preocupação em não perder produção, além de ter qualidade”, disse Vivian.
Segundo o Consultor Técnico do Sebrae, Rogério Garcia de Almeida, a entidade auxilia fazendo uma consultoria específica e a Fundação Banco do Brasil participa disponibilizando recursos como material necessário para o cultivo.
A Secretaria municipal de Agricultura e a Cedro participam dando assistência técnica e gerencial, semanalmente às comunidades, trazendo novas técnicas e assessorando no trabalho que já é praticado. A Cooperativa atua com uma equipe multidisciplinar formada por engenheiro agrônomo, veterinário, técnicos agropecuários e especialista em educação ambiental. Em Itaperuna, dezenas de famílias são assistidas.
Luiz Gonzaga Júnior, cooperado da Cedro informa que a principal dificuldade dos agricultores é comercialização do que foi plantado. Para suprir essas necessidades, a Cooperativa e demais agentes do Pais orientam os assentados neste aspecto, além de passar as orientações ambientais.
Augusto Estanhe é o proprietário do assentamento visitado e confirma que é trabalhoso atuar no campo, mas não pretende mudar de atividade. Para o agricultor, a assistência técnica melhorou e muito a forma de cultivar. Na horta do senhor Augusto, mais de dezenas de hortaliças e leguminosas são plantadas. Os produtos são vendidos em feira livre e para diversas escolas estaduais em Itaperuna e que, em breve, estarão disponíveis na mesa dos estudantes de colégios municipais. 
 
Crédito para fotos: Larissa Mercante

Sem comentários:

Enviar um comentário