sexta-feira, 19 de julho de 2013

Agricultura familiar discutida com intuito de novas propostas

País tem 4,3 milhões de propriedades da agricultura familiar

 Reprodução

País tem 4,3 milhões de propriedades da agricultura familiar

Grupos de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, população extrativista, pescadores, povos indígenas, quilombolas, mulheres e jovens dos estados e Distrito Federal estão participando de discussões em busca de propostas para dirigir a política de desenvolvimento da agricultura familiar no país pelos próximos 20 anos. Em outubro, eles trarão os resultados dos debates a Brasília para a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O documento terá metas de curto, longo e médio prazo a partir das sugestões.
O plano com objetivos ligados à agricultura familiar será construído sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário. De acordo com informações do órgão, nos últimos dois meses, foram realizadas 85 conferências em 13 estados, com a participação de 7,5 mil pessoas. Até a reunião nacional em que será construído o plano, mais 182 encontros ocorrerão em vários pontos do Brasil. Segundo o secretário executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável do ministério, Roberto Nascimento, a intenção é que seja um processo democrático.
“Nós queremos construir um plano que seja exequível. Estamos construindo com bom-senso para que aquilo que saia seja possível de colocar em prática”, disse. Nascimento destacou que nos últimos anos foi instituída uma série de políticas que beneficiaram a agricultura familiar, entre elas o acesso ao crédito rural. No entanto, a população do campo ainda tem carências. O secretário cita como exemplo a necessidade de políticas de comercialização, para aumentar a produtividade e, ainda, para diminuir a miséria que ainda atinge parcela dos habitantes de áreas rurais.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o país tem 4,3 milhões de propriedades da agricultura familiar, que responde por 75% da mão de obra no campo. Um total de 70% dos alimentos consumidos no Brasil é originário desse tipo de agricultura.
fonte ururau

Sem comentários:

Enviar um comentário