sexta-feira, 12 de julho de 2013

Auto católico nas escadarias da Câmara Campos-RJ


 
Campos receberá em julho de 2013 cerca de 500 estrangeiros que participarão da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, evento realizado pela Igreja Católica, considerado dos mais importantes do mundo: uma reunião de milhões de jovens de mais de 150 países e com participação do novo Papa Francisco, ocasião em que será celebrada uma grande confraternização universal, em meio a orações e testemunhos de fé.
Depois da visita dos símbolos da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, com programação desenvolvida em maio pela Diocese no Norte-Noroeste Fluminense, será a vez da acolhida a 500 desses jovens, na semana que antecede a JMJ – período de 15 a 21 de julho de 2013 – quando será a oportunidade de mostrar aspectos culturais, turísticos e econômicos do município.
A chamada Pré-Jornada ou Semana Missionária, que é organizada pela Diocese de Campos e a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, através dos Bispos Dom Roberto Francisco Ferreira Paz e Dom Fernando Arêas Rifan, apresentará aos peregrinos diferentes visões de nossa cultura, desde fatos históricos que foram o alicerce de nossa sociedade até manifestações artísticas.
Para o dia 17 de julho de 2013, conforme nota expedida pela coordenação do “Projeto Campos na JMJ Rio 2013”, após uma tarde histórica, onde os estrangeiros conhecerão o já conhecido Caminho de Santo Amaro – um passeio que inclui visita às primeiras igrejas de Campos, com término no Distrito de Santo Amaro -, está previsto para as escadarias da Câmara Municipal de Campos, antigo Fórum, um espetáculo intitulado “A Evangelização da Planície Goitacá”, com texto de Gildo Henrique, a quem o Departamento Cultural do projeto recorreu.
“Fiquei surpreso quando fui convidado a escrever um texto que contasse a história da Igreja Católica no nosso município. Inicialmente pensei em desistir da empreitada por sabê-la difícil. Sou uma pessoa considerada perfeccionista e, sabedor das missões extras de pesquisa e comparação entre oralidade e registro, achei que não iria dar conta. Mas, o texto está pronto e com o aval de alguns historiadores e teólogos, parceiros que nos ajudaram na supervisão”, disse Gildo Henrique que em 2011 escreveu e foi levada à cena no Teatro do SESI, a peça teatral “O Segredo do Capitão Garrafa e outras histórias”, baseado em relatos de sua infância.
Segundo o autor, a montagem é dividida em 11 quadros, com intervenções de música e grupo de dança, numa mescla de estilos que vão de canto gregoriano a coreografias modernas, numa linha narrativa que começa com a Viagem de Pedro Álvares Cabral e termina com uma grande confraternização ao som da música “Nova Geração”, do Padre Zezinho.
“É preciso Lembrar que é um espetáculo para estrangeiros. Por isso foram escritas algumas performances entre quadros, com uma contextualização extemporânea, mas, que pretende unir o novo e o velho; a juventude e o legado dos religiosos do passado”, alerta Gildo Henrique.
O autor informa ainda que o espetáculo conta com cerca de 100 atores em cena, tudo sob a direção de Pedro Carneiro, com coreografia de Tim Carvalho e Beatriz Póvoa. “Minha missão está cumprida. Agora é esperar para assistir”, diz satisfeito.
Enviado por Gildo Henrique
*Blog claudio andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário