terça-feira, 30 de julho de 2013

Fumar durante a gravidez causa alterações no comportamento da criança


Filhos tendem a adotar atitudes pouco aceitas socialmente, diz estudo
 Reprodução

Filhos tendem a adotar atitudes pouco aceitas socialmente, diz estudo

Diversos estudos já mostraram os malefícios que o cigarro pode trazer durante a gravidez. Agora, uma grande revisão feita pela Universidade de Leicester, na Inglaterra, mostrou que as crianças cujas mães fumaram durante a gravidez podem ter um risco aumentado de problemas de conduta, como dificuldade em seguir regras ou não conseguir se comportar de maneira socialmente aceitável. O trabalho foi publicado online dia 24 de julho da revista JAMA Psychiatry.
Os investigadores ingleses analisaram dados de três estudos, a fim de avaliar o efeito que o fumo durante a gravidez teve nas crianças. Para fazer a comparação, os autores interrogaram os pais e professores sobre o comportamento das crianças ? questões como a facilidade para entrar em brigas ou ter dificuldade em prestar atenção. A análise também comparou crianças que foram criadas por mães adotivas e biológicas, em um esforço para trazer à tona a influência da genética e da parentalidade, em uma tentativa de estreitar a ligação entre o fumo pré-natal e o comportamento. Os pesquisadores atribuíram pontuações ao comportamento das crianças com uma média de 100, sendo que pontuações acima desse número indicam mais problemas de conduta.
Os resultados mostraram que os filhos das mães que não fumaram durante a gravidez tiveram pontuações em torno de 99, em comparação com os 104 pontos das crianças cujas mães fumaram 10 ou mais cigarros por dia. Em todos os trabalhos analisados, houve uma ligação significativa entre o fumo durante a gravidez e aumento do risco de problemas de comportamento nas crianças.
Segundo os cientistas, a pesquisa sugere uma associação entre o fumo durante a gravidez e problemas de conduta da criança que não são totalmente explicados por fatores pós-parto, como as práticas parentais. Eles afirmam que a explicação causal para a associação entre o tabagismo na gravidez e problemas de conduta nas crianças não é conhecida, mas pode incluir fatores genéticos e outros perigos ambientais pré-natais, que podem ir além do simples hábito de fumar.
Motivos para parar de fumar já!Motivos não faltam para extinguir o fumo da sua rotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o tabaco irá matar nada menos que seis milhões de pessoas somente em 2011, sendo 600 mil fumantes passivos. Se esses números continuarem aumentando, a estimativa é que, em 2030, oito milhões de pessoas morram por ano por conta desse péssimo hábito. A epidemia do tabagismo matou 100 milhões de pessoas no século XX, já que há mais de 50 doenças relacionadas a esse hábito, mas que poderiam ser evitadas.

Postado por: KELLY MARIA

Fonte: MINHA VIDA

Sem comentários:

Enviar um comentário