segunda-feira, 15 de julho de 2013

Governo do Estado do Rio lança novidades no processo seletivo de professores

Governo do Estado lança novidades no processo seletivo de professores

Secretaria de Educação deve divulgar esta semana novas convocações de aprovados
 Reprodução

Secretaria de Educação deve divulgar esta semana novas convocações de aprovados

A partir do próximo concurso público para professores do Estado, os candidatos deverão fazer, além da habitual prova objetiva, um exame discursivo, abordando as disciplinas específicas referentes ao cargo.
Os aprovados nesta primeira fase também terão que passar por um curso de formação de 80 horas, com duração de duas semanas. A capacitação abrangerá técnicas de aperfeiçoamento da prática de ensino, uso de tecnologias em sala de aula para estimular o aprendizado, planejamento de aulas, noções de avaliações, ferramentas pedagógicas e utilização do currículo mínimo. No fim, serão avaliados por uma banca de especialistas que testará as aptidões e o desempenho do professor em sala de aula.
O edital da próxima seleção está previsto para ser publicado no fim deste mês. A expectativa é que sejam oferecidas 2,5 mil novas vagas de docentes para todas as disciplinas, como Português, Matemática, Geografia, História, Física e Inglês.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Educação, Antoine Lousao, o aperfeiçoamento dos métodos de seleção vai contribuir para trazer para a rede estadual professores ainda mais qualificados.
“A Secretaria de Educação tem feito investimentos importantes para melhorar a formação e a condição de trabalho dos professores e tornar a carreira mais atrativa. Mas precisamos também aperfeiçoar o método de seleção, atraindo profissionais competentes e qualificados. Existem professores que têm completo domínio de suas disciplinas, mas que carecem de metodologia de planejamento e organização de aulas e possuem pouca didática. Nesse sentido, o curso de formação é inovador porque vai ajudar a capacitar bons profissionais ainda no processo seletivo”, explicou Lousao.
MAIS 796 NOVOS PROFISSIONAIS
A Secretaria de Estado de Educação deve divulgar esta semana, as novas convocações de aprovados em concursos para professor realizados em 2009 e 2011. A medida visa reduzir a carência na rede estadual. Em fevereiro de 2011, o déficit era de 11.773 docentes. Este ano, esse número passou a ser de 900, ou seja, houve uma redução de cerca de 90%.
Dos 796 convocados, 260 são referentes ao concurso de 2009, com jornada de trabalho de 16 horas semanais. A oferta inicial desta seleção era de 5.387 vagas para docente I (6º ao 9º ano dos Ensinos Fundamental e Médio), distribuídas por diversas disciplinas. Até o momento, 7.881 habilitados foram chamados. A validade do concurso expira em março de 2014.
Os demais 536 candidatos pertencem ao concurso de 2011, com carga horária de 16h e 30h semanais. Inicialmente, foram oferecidas 3.321 vagas, sendo 1.930 para professores com carga de 16 horas semanais e 1.391 para docentes com jornada de 30 horas. Já foram convocados 3.106 aprovados. O prazo de validade da seleção termina em fevereiro de 2014, mas há possibilidade de prorrogação por mais dois anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário