terça-feira, 9 de julho de 2013

Piloto tinha pouca experiência em Boeing 777, diz companhia aérea

O piloto do avião da companhia sul-coreana Asiana Airlines que caiu em San Francisco, no sábado (6), estava fazendo seu primeiro pouso com um Boeing 777 no Aeroporto Internacional de San Francisco. As informações foram divulgadas pela empresa nesta segunda-feira (8).
De acordo com Lee Hyomin, porta-voz da empresa aérea, esta não era a primeira vez que ele voava para San Francisco. O piloto, Lee Kang-Gook, já voou de Seul para a cidade várias vezes entre 1999 e 2004 em outros modelos de aeronaves, segundo a agência de notícias Associated Press.
Lee Hyomin também afirmou piloto Lee Kang-Gook tinha cerca de 10 mil horas de voo de outros planos, mas teve apenas 43 horas no Boeing 777.
Investigadores de acidentes estão tentando determinar agora se o acidente foi provocado por erro do piloto, problemas mecânicos ou qualquer outra coisa.
O chefe do National Transportation Safety Board, órgão responsável pela segurança nos transportes, disse anteriormente que os pilotos estavam voando muito lentamente, enquanto se aproximavam do aeroporto e tentaram abortar o pouso.
Velocidade baixa:
A velocidade do avião estava abaixo do ritmo normal no momento do pouso, que é de 137 nós, de acordo com a Reuters. Um alarme de "stall" foi ativado 4 segundos antes do impacto.
A presidente do NTSB afirmou ainda que os controladores aéreos não perceberam nenhum problema no voo até que a cauda do avião bateu na área de aproximação de uma passarela, próxima da pista de pouso.
As caixas-pretas do Boeing 777, com gravações da cabine do piloto e das informações do voo, foram recuperadas e enviadas a Washington para serem analisadas por técnicos. A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) também investiga o acidente.
A Asiana Airlines, empresa que operava o voo, disse neste domingo que especialistas coreanos em acidentes estavam a caminho de San Francisco para ajudar na apuração. A companhia praticamente descartou a possibilidade de ter ocorrido uma falha mecânica.
A Asiana disse não poder apontar se a culpa foi dos pilotos, afirma a Reuters. Ainda neste domingo (7), a presidente do NTSB disse que não há indicação de que houve atentado terrorista ou ato criminoso que justificasse o acidente. Ela, no entanto, pediu cautela. "Tudo ainda está sobre a mesa", disse.
Os pilotos devem ser ouvidos nos próximos dias. Também devem ser analisados os dados das caixas-pretas, equipamentos de radar e outras informações que ajudem a identificar a causa do acidente, disse Hersman à emissora de TV "CNN".
Fotos tiradas por sobreviventes mostraram passageiros correndo para longe do avião, após o acidente. Uma espessa fumaça subia da fuselagem, e imagens de TV mostraram mais tarde o avião sem parte da causa e semi-destruído.


Fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário