quarta-feira, 10 de julho de 2013

Saúde de Rio das Ostras identifica açúcar com resíduos e pede suspensão da venda

A equipe da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras visitou cerca de 50 estabelecimentos comerciais do município orientando os responsáveis a suspensão da venda e recolhimento do estoque do açúcar cristal da marca Coagro - Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro. A interdição é preventiva, uma vez que foram identificadas impurezas em uma amostra do produto, analisada pelo laboratório Noel Nutels, que podem colocar em risco a saúde da população.

Está suspensa a venda e o uso do lote fabricado em 1º de janeiro de 2013, como determina o decreto municipal publicado na edição do Jornal Oficial do último dia 6 de julho. De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Adriana Moutinho, dos estabelecimentos visitados, pelo menos 80% comercializavam o produto. O objetivo da Secretaria de Saúde não é punir o comércio, mas orientar a população quanto ao produto. “A Secretaria não está multando, mas solicitando a retirada do produto por questões de segurança e respeito à população”, diz Adriana Moutinho.

Após receber denúncia de um munícipe, a Secretaria recolheu uma mostra, encaminhada ao Laboratório Central Noel Nutels -Lacen- RJ, que constatou por meio do laudo de análise, que o produto era insatisfatório, por apresentar resíduos ferromagnéticos.

O trabalho de conscientização junto ao comércio foi aprovado pelo comerciante Eraldo Ribeiro, proprietário de um pequeno mercado em Palmital. “Eu fiquei surpreso com essa notificação, considerando que compro açúcar há muitos anos na Coagro. Mas vou atendera sugestão da Vigilância em saúde” concluiu.

Recolhimento - Nesta terça-feira, representantes da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro – Coagro estiveram em Rio das Ostras em reunião com a subsecretária de Vigilância em Saúde, quando se comprometeram a recolher todo o lote do açúcar cristal e a substituir o produto em todos os estabelecimentos encontrados.
Fonte: Secom

Sem comentários:

Enviar um comentário