quarta-feira, 31 de julho de 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ITALVA-RJ., FAZENDO A DIFERENÇA







A PREFEITURA MUNICIPAL DE ITALVA  JUNTAMENTE COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, COMUNICAM QUE ENCONTRAM-SE ABERTAS POR TEMPO DETERMINADO, AS INSCRIÇÕES GRATUITAMENTE, PARA O PROCESSO SELETIVO EXTERNO SIMPLIFICADO,  PARA A SELEÇÃO DE PROFESSORES DE AUTOMAÇÃO, DESENHO TÉCNICO, ELÉTRICA, ELETROELETRÔNICA, EMPREENDEDORISMO E GERÊNCIA DE PROJETOS, INFORMÁTICA BÁSICA,LÍNGUA PORTUGUESA/INGLESA, MATEMÁTICA APLICADA, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA DO TRABALHO E  SOCIOLOGIA DO TRABALHO,  PARA ATUAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E AO EMPREGO - PRONATEC - NO MUNICÍPIO DE ITALVA-RJ,  COM A FINALIDADE DE ATENDER AOS CURSOS OFERTADOS PELO PRONATEC NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE-IFF. OS INTERESSADOS DEVERÃO ACESSAR O SEGUINTE  LINK http://portal.iff.edu.br/campus/reitoria/noticias/vagas-para-professores-no-pronatec - EDITAL Nº 100/13, PREENCHER TODOS OS FORMULÁRIOS ESTIPULADOS NO EDITAL E ENTREGAR NA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ITALVA-RJ., À RUA ARACY VILARINHO , 57, ATÉ DIA 02 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA) ÀS 16 HORAS,  EM ENVELOPE DEVIDAMENTE LACRADO  E IDENTIFICADO CONTENDO UMA ÚNICA INSCRIÇÃO EM CADA ENVELOPE.
CADA CANDIDATO PODERÁ ENTREGAR ATÉ TRÊS ENVELOPES DE INSCRIÇÃO.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITALVA
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ITALVA

"UM NOVO GOVERNO, UMA NOVA HISTÓRIA"

terça-feira, 30 de julho de 2013

Estudos provam que dormir bem realmente faz bem para a pele

Mulheres têm 75% mais chances de terem qualidade de sono ruim

 Divulgação

Mulheres têm 75% mais chances de terem qualidade de sono ruim

Como já se sabe, o sono é essencial para a saúde, gerando benefícios desde a perda de peso até o tratamento do câncer. Mas, recentemente, estudiosos confirmaram o que os ditados populares já diziam: que o sono ajuda a retardar os efeitos da idade na pele.
Segundo o Daily Mail, o estudo da University Hospital Case Medical Centre de Ohio, nos Estados Unidos, investigou o processo celular natural de purificação da pele e descobriu que, como todas as outras partes do corpo, as células da pele também se recuperam durante o sono e trabalham enquanto estamos acordados. Este estudo é o primeiro a provar que este processo de purificação tem picos de trabalho durante a noite, por isso a grande importância do repouso para a pele.
Cientistas disseram que pessoas que têm uma qualidade ruim de sono perdem 30% mais água depois de 72 horas em que a pele foi exposta aos efeitos de raios ultra-violetas do que aquelas que dormem bem. 
Além disso, as mulheres que dormem mal têm duas vezes mais chances de terem sinais da idade, como linhas de expressão e rugas, devido à redução da elasticidade da pele, à falta de pigmentação e à recuperação mais lenta dos efeitos do sol.
Além do sono, envelhecer, ter estresse e exposição aos fatores ambientais também acumulam detritos nas células da pele, o que dificulta este processo de purificação.
VEJA A LISTA COM ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O SONO. CONFIRA:
A quantidade de horas de sono deve ser suficiente para a pessoa acordar descansada. O número ideal costuma ser entre 7 e 8 horas, mas fatores genéticos fazer esta quantidade variar, ficando entre 4 e 10 horas. Além disso, mulheres tem 75% mais chances de terem problemas de sono do que os homens.
Especialistas dizem que não é possível fazer um treinamento para precisar de menos horas de sono e alertam que quem levanta ainda cansado é porque não tem uma boa qualidade de descanso.
Médicos afirmam que ter um boa qualidade de sono ajuda a proteger o sistema imunológico e prevenir contra gripes e resfriados, além de ajudar a ter uma alimentação mais saudável e perder peso porque regula os hormônios que controlam o apetite. O sono também determina o humor, podendo ajudar a evitar ansiedade, estresse e depressão. 

Muitas vezes confundidas, entenda a diferença entre rinite e sinusite

Nem sempre a dor de cabeça na testa é sinusite

 Reprodução

Nem sempre a dor de cabeça na testa é sinusite

Não há otorrinolaringologista que não escute pelo menos uma vez por dia essa frase: "Eu tenho rinite e também sinusite". As duas "ites" vêm sempre juntas na cabeça do paciente (sem trocadilhos), como dois problemas em um só. Já que a diferença entre as duas é nebulosa para a maior parte do público, as pessoas preferem declarar que sofrem de ambas, por via das dúvidas.
A rigor, rinite é uma inflamação da mucosa do nariz e pode ter várias causas. Um resfriado, por exemplo, não deixa de ser uma rinite, do tipo infecciosa. Mas normalmente quando as pessoas falam em rinite estão se referindo a queixas mais duradouras (ou pelo menos recorrentes) causadas, por exemplo, pela rinite alérgica. Os sintomas mais frequentes da rinite são a coriza (secreção clara que escorre do nariz), os espirros, a coceira no nariz e o nariz entupido.
Já a sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face (também chamados de cavidades paranasais). Os seios da face são espécies de câmaras de ar que ficam ao redor do nariz, forradas internamente por uma mucosa muito parecida com a do próprio nariz. Essa mucosa que reveste internamente os seios da face produz muco, exatamente como a mucosa do nariz. Esse muco drena para dentro do nariz por pequenos orifícios que comunicam os seios da face com as fossas nasais.
Se por acaso esses orifícios ficam obstruídos (seja por secreção, pelo inchaço da própria mucosa ou por outra causa), o seio da face pode tornar-se uma cavidade sem comunicação com o nariz, totalmente selada, também sem aeração. Assim como acontece com as paredes de um quarto quando o deixamos totalmente trancado (sem ventilação) por muito tempo, a mucosa que reveste os seios da face vai ficando doente inflamada. O muco que ela produz também não tem para onde ir e acaba acumulando no seio da face e facilitando a proliferação de bactérias. Está formada a sinusite.
A sinusite pode ser dividida em aguda e crônica. A aguda é aquela que se manifesta em crises, causando forte dor facial, abundante secreção purulenta no nariz, tosse e febre. Já na sinusite crônica os sintomas são mais discretos, mas mais frequentes. Ela pode se manifestar como uma tosse persistente ou uma secreção que drena do nariz para a garganta. Mas o que mais se associa à sinusite crônica é a dor de cabeça, em especial aquela entre os olhos. Aliás, quando a maior parte das pessoas afirma ter sinusite está se referindo justamente a esse sintoma: a dor de cabeça na testa ou entre os olhos.
Aqui vale um aviso: nem sempre a cefaleia frontal (a tal dor de cabeça na testa) é sinusite. Aliás, se ela não vem acompanhada de demais sintomas nasais, provavelmente não está relacionada à doença. Nesses casos duvidosos, a tomografia de seios da face (e não a radiografia simples) é um exame de imagem muito importante para tirar a dúvida.
Mas é claro que a confusão entre rinite e sinusite não é apenas falta de informação. Existe realmente uma área de interseção entre elas. Ambas, por exemplo, causam obstrução e secreção nasal. A rinite, muitas vezes, desencadeia uma sinusite. Portanto a associação em muitos casos é real.
Por último, é preciso esclarecer algo: a rinite realmente não tem "cura" na maior parte dos casos, mas sim controle, embora possa amainar com o tempo. Já a sinusite, ao contrário, tem cura na maior parte dos casos. Mesmo a crônica, embora não raro seja necessário algum tipo de intervenção cirúrgica para isso. 

Juros do cartão de crédito chegam a 654% ao ano

O estudo revelou também que as taxas de juros no parcelamento da fatura chegam a 556,66% ao ano
cartões de crédito 2012Os juros rotativos nos cartões de crédito no Brasil são de até 654,02% ao ano, revelou uma pesquisa da Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor divulgada na última segunda-feira (29). 
Cobrada sobre o restante da fatura quando o cliente paga só o seu valor mínimo, essa taxa anual foi observada, em outras instituições bancárias, com juros de 49,37% ao ano — uma variação de mais de 600% sobre o mesmo produto (veja tabela abaixo).
Em relação aos juros na função saque, cobrados quando o cliente retira o valor disponibilizado no cartão, as maiores taxas foram de 628,02% ao ano. O estudo revelou também que as taxas de juros no parcelamento da fatura chegam a 556,66% ao ano.
De acordo com a pesquisa, vale mais entrar no cheque especial ou até contratar um crédito pessoal do que retirar dinheiro no cartão, uma vez que neste caso os juros são maiores. 
O estudo alerta que há dois tipos de cartão de crédito: básicos e diferenciado. O básico vale apenas para pagamento de contas, compras ou serviço. Já o diferenciado serve para esses serviços e também está atrelado a programas de recompensas e benefícios. 
Usar o cartão no exterior, por sua vez, é recomendado só em último caso, pois além da cobrança de tarifas como IOF (Imposto sobre Operações de Crédito), de 6,38%, o cliente fica dependente da cotação do dólar, que pode ser maior no vencimento da fatura em relação ao dia da compra. 
A Associação enumerou ainda uma série de dicas para evitar o endividamento e controlar melhor as finanças. Entre elas estão não emprestar o cartão a terceiros; usar apenas um cartão por vez; fugir de múltiplos parcelamentos e comparar as taxas de custos antes de contratar o cartão.


IDHM: Campos na faixa de municípios de alto de desenvolvimento


Campos saiu da faixa dos municípios de médio desenvolvimento para alto
Foto aérea Campos nova
Foto aérea Beira Valão

Campos saiu da faixa dos municípios de médio desenvolvimento para alto, chegando em muito alto no caso de longevidade, onde o índice era de 0,751 em 2000 e passou para 0,830 em 2010.  O IDHM geral de Campos, em 2010, foi de 0,716; em 2000, 0,618; e em 1991, 0,505. Os dados constam do Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, divulgado nesta segunda-feira (29), através de parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Fundação João Pinheiro e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O IDHM é calculado com base em dados dos censos do IBGE de 1991, 2000 e 2010. O município teve um incremento no seu IDHM de 41,78% nas últimas duas décadas, ficando acima da média de crescimento estadual, que foi de 32,81%.   Em 2000, o índice na Educação era de 0,474 e, em 2010, pulou para 0,619. 
 O gerente administrativo do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Robson Colla, informa que a expectativa é de que, na próxima avaliação, Campos apareça em posição ainda melhor. “O próximo IDHM, que levar em consideração todas as ações que estão sendo implementadas desde 2009, certamente, vai mostrar um crescimento muito maior que o atual, principalmente, em relação ao índice estadual. Isso nos permite entender que, em uma próxima rodada de amostra, o município terá índices ainda melhores”, diz Robson Colla.
Os índices apontam que a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação, com crescimento de 0,145, seguida por Longevidade e Renda.  A renda per capita média de Campos cresceu 83,62% nas duas últimas décadas, passando de R$ 371,75 em 1991 para R$ 490,87 em 2000 e R$ 682 em 2010. A taxa média anual de crescimento foi de 32,04% no primeiro período e 39,06% no segundo. A extrema pobreza (medida pela proporção de pessoas com renda domiciliar per capita inferior a R$ 70, em reais de agosto de 2010) passou de 15,66% em 1991 para 6,47/5 em 2000 e para 3,67% em 2010. 


SECRETARIA MUNICIPAL DE ITALVA-RJ., FAZENDO A DIFERENÇA


Médicos do século XVIII culpam o chocolate por histeria feminina


Afeição das mulheres pelo chocolate era considerada histeria em séculos passado
 Divulgação

Afeição das mulheres pelo chocolate era considerada histeria em séculos passado

Para médicos do século XVIII, comer muito chocolate foi considerada a causa de uma onda de histeria que atingiu as mulheres, informou o jornal Daily Mail.
A National Autonomous 
University
 do México concluiu que as pessoas acreditavam que o doce era o responsável por deixar as mulheres histéricas. Os especialistas daquela época diziam que o chocolate era um dos sintomas das damas terem "uma vida dedicada a ociosidade" e que trazia muitos malefícios, como a instabilidade emocional feminina, afirmou o Dr. Mauricio Sanchez Menchero e a Dra. Teresa Ordorika, responsáveis pelo estudo.

No século XVIII, o chocolate era consumido quente ou frio tanto para o lazer quanto para fins medicinais.

Um artigo de um médico do século XVIII, Dr. Josi Ignacio Bartolache, documentou os efeitos que eles acreditavam que o chocolate tinha. Segundo ele, especialmente as freiras, que tinham mais dinheiro e consumiam grandes quantidades do doce, experimentavam com maior frequência os supostos ataques de histeria.

Ele escreveu que, por causa disso, foi proibido o consumo do chocolate nos aposentos e as religiosas só podiam comer quando estivessem em grupos. Depois da restrição, o consumo do doce caiu, mas os efeitos não foram os esperados, mas foi observado justamente o contrário, que os supostos ataques aumentaram. "Foi a redução do consumo desta substância afrodisíaca a responsável pelos ataques histéricos que supostamente as afligiam?", questina a professora Ordorika.

Os estudiosos afirmam ainda que o estudo da histeria sempre foi um tema polêmico na medicina e em outras frentes de estudo e que, muitas vezes, foi usada durante séculos para justificar a inferioridade feminina. E, o chocolate, foi mais um artigo que aumentou estas teorias.

"A representação da histeria foi uma declaração moral da fragilidade do corpo feminino e da instabilidade da mente, emoções e das atitudes das mulheres. E, neste caso particular, estas quedas e demonstrações de instabilidade se tornavam públicas na imensa afeição pelo chocolate, hábito que iria levar muitas delas a problemas de saúde. Assim, as mulheres que já recebiam muitos regulamentos, passaram a ter justificativas médicas para a redução de alguns privilégios, como o consumo do doce", afirma a estudiosa.

Postado por: MAYARA FERNANDES

Fonte: SAÚDE.TERRA.COM.BR

Pesquisa afirma que 44% dos homens nunca foram ao urologista


Prevenção para o câncer de próstata pode começar bem antes dos 40 anos
 Reprodução

Prevenção para o câncer de próstata pode começar bem antes dos 40 anos

Os tumores na próstata não apresentam sintomas, e no geral levam anos para causar algum tipo de complicação, por isso é importante visitar o urologista e fazer os exames anualmente após os 40 anos. No entanto, uma pesquisa brasileira feita Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), afirma que quase metade dos homens nessa faixa etária nunca fez um consulta ao médico urologista, excluindo a possibilidade de encontrar um câncer de próstata precocemente.
O órgão entrevistou cinco mil homens, e revelou que 47% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata, 44% jamais se consultaram com o urologista e 51% nunca fizeram exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino) no sangue.
De acordo com os pesquisadores, os números mostram porque o câncer de próstata é hoje o segundo câncer que mais acomete homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em 2012, foram diagnosticados 60.180 novos casos dessa neoplasia, com ocorrência principalmente depois dos 65 anos, segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Pelo fato de o câncer de próstata não apresentar sintomas, principalmente quando está em fase inicial, é recomendável que todos os homens a partir dos 40 anos de idade se submetam ao exame de toque retal e ao PSA (antígeno específico da próstata). Na primeira alternativa, o exame é feito por meio da análise do formato e consistência da próstata a partir do tato do médico. Já o exame de antígeno, específico da próstata, determina o nível de PSA no sangue, uma proteína produzida exclusivamente pela próstata que tem sua quantidade aumentada significativamente em casos de câncer.
A prevenção para o câncer de próstata pode começar bem antes dos 40 anos, idade em que o homem deve começar a fazer consultas anuais com o urologista. "Há alimentos que previnem o câncer de próstata e outros que podem influenciar o aparecimento da doença, em pacientes com pré-disposição a ela", afirma o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital São Luiz. Fazer uma dieta seletiva, portanto, é fundamental para a saúde do aparelho reprodutor. A melhor parte dessa história? "Existem opções muito saborosas, disponíveis no dia a dia, indicadas para prevenir o câncer na próstata, não são alimentos difíceis de encontrar", diz o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Médica Brasileira de Nutrologia. 

Postado por: LAILA NUNES

Fonte: MINHA VIDA

Fumar durante a gravidez causa alterações no comportamento da criança


Filhos tendem a adotar atitudes pouco aceitas socialmente, diz estudo
 Reprodução

Filhos tendem a adotar atitudes pouco aceitas socialmente, diz estudo

Diversos estudos já mostraram os malefícios que o cigarro pode trazer durante a gravidez. Agora, uma grande revisão feita pela Universidade de Leicester, na Inglaterra, mostrou que as crianças cujas mães fumaram durante a gravidez podem ter um risco aumentado de problemas de conduta, como dificuldade em seguir regras ou não conseguir se comportar de maneira socialmente aceitável. O trabalho foi publicado online dia 24 de julho da revista JAMA Psychiatry.
Os investigadores ingleses analisaram dados de três estudos, a fim de avaliar o efeito que o fumo durante a gravidez teve nas crianças. Para fazer a comparação, os autores interrogaram os pais e professores sobre o comportamento das crianças ? questões como a facilidade para entrar em brigas ou ter dificuldade em prestar atenção. A análise também comparou crianças que foram criadas por mães adotivas e biológicas, em um esforço para trazer à tona a influência da genética e da parentalidade, em uma tentativa de estreitar a ligação entre o fumo pré-natal e o comportamento. Os pesquisadores atribuíram pontuações ao comportamento das crianças com uma média de 100, sendo que pontuações acima desse número indicam mais problemas de conduta.
Os resultados mostraram que os filhos das mães que não fumaram durante a gravidez tiveram pontuações em torno de 99, em comparação com os 104 pontos das crianças cujas mães fumaram 10 ou mais cigarros por dia. Em todos os trabalhos analisados, houve uma ligação significativa entre o fumo durante a gravidez e aumento do risco de problemas de comportamento nas crianças.
Segundo os cientistas, a pesquisa sugere uma associação entre o fumo durante a gravidez e problemas de conduta da criança que não são totalmente explicados por fatores pós-parto, como as práticas parentais. Eles afirmam que a explicação causal para a associação entre o tabagismo na gravidez e problemas de conduta nas crianças não é conhecida, mas pode incluir fatores genéticos e outros perigos ambientais pré-natais, que podem ir além do simples hábito de fumar.
Motivos para parar de fumar já!Motivos não faltam para extinguir o fumo da sua rotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o tabaco irá matar nada menos que seis milhões de pessoas somente em 2011, sendo 600 mil fumantes passivos. Se esses números continuarem aumentando, a estimativa é que, em 2030, oito milhões de pessoas morram por ano por conta desse péssimo hábito. A epidemia do tabagismo matou 100 milhões de pessoas no século XX, já que há mais de 50 doenças relacionadas a esse hábito, mas que poderiam ser evitadas.

Postado por: KELLY MARIA

Fonte: MINHA VIDA

Saiba como deixar seu café da manhã mais verde e saudável




Muffin salgado é uma ótima opção para o café da manhã ou para o almoço
 Divulgação

Muffin salgado é uma ótima opção para o café da manhã ou para o almoço

Adicionar alimentos verdes à alimentação é uma maneira de trazer mais nutrientes para o corpo. Mas o que muita gente não sabe é que até mesmo no café da manhã estes itens têm seu lugar.
O site HuffingtonPost listou algumas dicas para quem quer começar o dia com uma refeição poderosa usando ingredientes como couve, acelga, espinafre e rúcula. Confira 8 dicas.
SMOOTHIES VERDES
Um smoothie pode ser uma excelente maneira de ingerir algo nutritivo sem ter que lançar mão de algo muito pesado. Você pode usar ingredientes como aipo, pepino, espinafre, abacaxi e gengibre (basta usar a criatividade).
FRITADA
A fritada, que é muito parecida com uma omelete, é uma forma saborosa de acrescentar verde à sua alimentação logo cedo: escarola, couve ou espinafre são algumas das combinações que dão certo.
PANQUECA VEGETARIANA
Às panquecas feitas com batata e cebola, acrescente legumes de baixo carboidrato como abobrinha, pimentão e cenoura.
OVOS “VERDES” 
Sobraram legumes ou verduras salteados? Esquente-os e, no topo, acrescente ovos pochê. Se quiser incrementar o prato, coloque também presunto, peito de peru ou até mesmo polenta.
PIZZA GELADA
Muita gente gosta de comer a sobra da pizza pela manhã. Embora não seja a opção mais saudável, você pode adicionar uma dose de vitaminas A, C e D acrescentando à fatia um punhado de rúcula, couve ou seu ‘verde’ favorito.
MINGAU SALGADO
Mingau de aveia não precisa necessariamente vir acompanhado de frutas e açúcar - ele também pode servir como base para um prato salgado. Em muitas culturas asiáticas o mingau é preparado com sal. Isso significa que você pode criar a sua própria receita usando vegetais, ovos e até mesmo peixe.
QUICHE
Este alimento de origem francesa é uma ótima maneira de utilizar ingredientes como espinafre, couve ou qualquer outro alimento que você desejar. Deixe a receita ainda mais nutritiva adicionando grãos, como a quinoa, por exemplo.
MUFFIN
Um muffin salgado é uma ótima opção para o café da manhã ou para o almoço: experimente adicionar os seus vegetais favoritos à massa.
fonte ururau

Pressionado, Cabral faz ‘estilo humilde’ e admite erro no Maracanã


Protestos nas ruas e popularidade em baixa levam governador do Rio  a mudar estratégia, romper silêncio e reconhecer erro na concessão do Maracanã
Maracanã 2907No pior momento do seu governo, com manifestações constantes diante de sua casa e apontado, em pesquisa do Ibope, como o pior governador do país, o governador  do Rio, Sérgio Cabral(PMDB), rompeu o isolamento e foi obrigado a  convocar a imprensa na tarde desta segunda-feira e admitir que cometeu erros, sendo um deles durante o processo de licitação do Maracanã.
Em uma longa entrevista coletiva concedida na sede do governo, ele reconheceu que não ouviu atletas e população ao preparar a privatização do estádio. Por isso, determinou que Estádio de Atletismo Célio de Barros e o Parque Aquático Julio Delamare fossem demolidos.
“Errei em não ouvir. O governante deve ouvir a opinião pública”, afirmou ele.


Petrobras vendeu área para Eike sem autorização


Investigação sobre venda, sem concorrência, de 40% de participação no bloco BS-4,  na bacia de Santos
eike_batista61_0Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) investiga se a Petrobras e a OGX (OGXP3), petrolífera de Eike Batista, fecharam um negócio sem a aprovação do órgão, que regula a concorrência no Brasil. O caso foi encaminhado pela superintendência-geral da instituição para o tribunal do Cade.
De acordo com um despacho publicado nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União, a Petrobras teria vendido para a OGX 40% de participação no bloco BS-4, localizado na bacia de Santos.
O caso deve ser apreciado 30 dias após o envio do pedido. Se for confirmada a infração, a pena pode ser a anulação do negócio, aplicação de multa e até instauração de um processo administrativo.
De acordo com a legislação, a multa imposta pelo Cade às empresas envolvidas pode variar entre R$ 60 mil reais e R$ 60 milhões.
“Caberá ao Tribunal do Cade apreciar se houve consumação da operação e suas eventuais consequências”, informou a assessoria de imprensa do órgão.
Procurada, a OGX afirmou que “entende que não cometeu qualquer infração à legislação de defesa da concorrência, pois o negócio em questão ainda não foi consumado, inclusive porque ainda depende da aprovação prévia da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)”.
A empresa afirmou ainda que “confia que o plenário do Cade aprovará integralmente o negócio”.
A Petrobras não comentou imediatamente a decisão.


Babado e confusão! Edith joga bomba na cara da família: 'Félix é gay!'

César exige provas e fica chocado ao ver as fotos do filho com Anjinho

Edith mostra para família inteira as fotos de Félix e Anjinho (Foto: Amor à Vida / TV Globo)Edith mostra para família inteira as fotos de Félix e Anjinho (Foto: Amor à Vida / TV Globo)
Edith (Bárbara Paz) não aguenta mais ser traída por Félix (Mateus Solano). Depois de receber das mãos de Aline (Vanessa Giácomo) uma série de fotos do vilão em momentos íntimos com Anjinho, a loira resolve colocar para fora tudo o que estava engasgado há anos. Ela surpreende o marido e faz uma revelação bombástica diante de toda a família.
Pilar e César ficam chocados com as fotos (Foto: Amor à Vida / TV Globo)Pilar e César ficam chocados com as fotos
“O Félix é gay!”, dispara Edith, que deixa todos chocados. O vilão rebate e diz que é uma mentira da esposa. Mas Edith não deixa o administrador sair por cima. “Félix me traiu de um jeito que nenhuma mulher pode suportar!”, avisa.

A família inteira assiste chocada à lavagem de roupa suja. César (Antonio Fagundes) não acredita e exige provas. Mas isso não é um problema para Edith, que joga na mesa as fotos de Félix com Anjinho. A dona de boutique afirma que não quer ficar mais um minuto perto do marido e avisa que vai sair de casa. César perde o chão e se nega a conversar com o filho naquele momento.
O que será de Félix depois dessa revelação? Não perca a cena, que vai ao ar a partir de quarta-feira, dia 31 de julho! Saiba mais sobre o capítulo!
Félix se descontrola (Foto: Amor à Vida / TV Globo)

Neymar faz primeiro treino com bola e é relacionado para viagem à Polônia

Barcelona confirma inclusão do atacante no elenco que enfrenta o Lechia Gdansk nesta terça-feira. Brasileiro pode fazer sua estreia pela equipe


Em seu primeiro dia na rotina de jogador do Barcelona, Neymar 
reencontrou a bola e ficou mais perto de sua estreia: o atacante fez uma atividade com o resto do elenco na tarde desta segunda-feira e logo depois do treino foi confirmado na delegação que viaja à Polônia, onde deve entrar em campo por alguns minutos no amistoso contra o Lechia Gdansk, terça.
A princípio, a estreia de Neymar estava marcada para sexta, em amistoso contra o Santos, no Camp Nou, às 16h30m (de Brasília), pelo Troféu Joan Gamper. Entretanto, o craque acabou relacionado para o jogo desta terça com o Lechia Gdansk, da Polônia, às 15h45m (de Brasília), que terá transmissão ao vivo do SporTV e cobertura em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.
Neymar, aliás, é uma das poucas estrelas do Barça a viajar para a Polônia. Todos os outros jogadores que disputaram a Copa das Confederações permanecerão na Catalunha, onde seguirão treinando normalmente. Por outro lado, Messi também está confirmado para a partida.
neymar barcelona treino (Foto: Cláudia Garcia)Neymar faz seu primeiro treino com bola no Barcelona (Foto: Cláudia Garcia)
Daniel Alves: companheiro inseparável
Faltavam poucos minutos para as 19h (13h em Brasília), quando Neymar e Messi entraram no gramado do centro de treinamento do Barcelona para o primeiro treino orientado pelo novo técnico, o argentino Gerardo Martino. Os dois craques foram os últimos a entrar, mas não vieram juntos nem sozinhos. Das arquibancadas se escutavam os cliques das câmeras, todas elas apontadas na direção da porta que dá acesso ao gramado. Era Daniel Alves, seguido por Neymar. Logo em seguida, estava Messi, lado a lado com um dos seus melhores amigos no Barça, o goleiro reserva Pinto.
O argentino e o goleiro reserva formam uma das duplas mais próximas no vestiário. Porém, com a chegada de Neymar, o craque brasileiro e o lateral-direito da Seleção estão tão próximos que parecem uma fotocópia de Pinto/Messi. Para sorte do novo camisa 11, Alves e Messi também são amigos. O lateral-direito demonstrou no primeiro treino que terá um papel fundamental no sucesso da dupla Messi-Neymar dentro de campo.
neymar barcelona treino (Foto: Cláudia Garcia)Neymar e Daniel Alves (de costas) iniciam os trabalhos (Foto: Cláudia Garcia)
Finalmente, toque na bola
Neymar caminhava em passo lento e um pouco tímido. Cabisbaixo, o craque se limitou a seguir o colega da Seleção. Dani Alves correu na direção de Adriano e Jonathan dos Santos, que trocavam passes entre eles e alargaram a roda para os dois. O mexicano Jonathan (irmão de Giovani dos Santos e filho de um ex-jogador brasileiro) também fala português, e o grupo ficou bem animado. Os 32 jogadores (22 da primeira equipe e dez do time B) aqueciam de forma livre com bola, à exceção de Messi e Pinto, que ficaram em pé, do outro lado do campo, apenas conversando. O treino oficialmente ainda não tinha iniciado, mas o argentino e o goleiro eram os únicos que não tocavam na bola.
Neymar fez precisamente o contrário. Pouca conversa, mesmo com Dani Alves. O brasileiro estava muito concentrado, sobretudo na bola, e parecia um pouco desconectado das conversas externas. O novo camisa 11 chegou em Barcelona como um ídolo, mas tem um comportamento ainda tímido. Na roda de quatro, Jonathan, Alves e Adriano estavam bem animados, dando risada e trocando abraços, mas Neymar se limitava a sorrir, mostrando que ainda não está no seu habitat natural.
Pouco depois, o grupo foi chamado para fazer exercícios de alongamentos. As duplas voltaram a ficar juntas para os exercícios de pares. Messi sempre com Pinto, e Neymar com Daniel Alves. Mas as duplas estavam distantes. Até então, não havia qualquer contato entre o brasileiro e o argentino. Tata Martino observava de longe e comentava sobre o treino com Jordi Roura, que trocou umas palavras rápidas com Neymar. O camisa 11 continuava sorrindo e seguindo os passos de Dani Alves, que se mostrou muito empenhando em facilitar a adaptação do ex-santista ao novo time.
Neymar e Messe Bacrlona treino (Foto: Reuters)Neymar e Messi durante o treino do Barcelona (Foto: Reuters)
Terminados os exercícios de alongamento, a bola voltou a ser a protagonista do gramado. Rapidamente, a comissão técnica ordenou a formação de três grupos para a tradicional roda de bobinho. Dani Alves, Jonathan e Montoya começaram fazendo a contagem do número de jogadores para realizar as divisões. E como o lateral-direito da Seleção e o camisa 10 do Barça sempre ficam na mesma roda do bobinho, Neymar também ficou junto. O momento fez a festa dos fotógrafos, que rapidamente dispararam para captar a primeira troca de bola entre os dois craques do Barcelona.
Na roda de bobinho, Messi e Neymar não ficaram lado a lado, nem conversaram. Já Pinto e Daniel Alves, os fieis companheiros, eram os mais animados, se jogavam no chão e simulavam entradas de “carrinho” nos companheiros. Neymar ria e aplaudia. Montoya também trocou uma rápida conversa com o atacante brasileiro, que continuava sorrindo naturalmente, tal como Messi, que apesar de estar no seu meio natural, não se deixava entusiasmar muito com o ambiente.
O novo camisa 11 ficou algumas vezes no centro. Mas como eram sempre dois jogadores no meio da roda ao mesmo tempo, não deu para ver muito o toque de bola de Neymar durante os 15 minutos de treinamento abertos à imprensa. Messi também ficou na sombra. Ambos tentavam evitar os flashes das dezenas de jornalistas que estavam nas arquibancadas a uma distância significativa.
neymar barcelona treino (Foto: Cláudia Garcia)Atacante brasileiro participa da roda de bobinho (Foto: Cláudia Garcia)
A outra roda era formada pelos atletas da seleção espanhola e a terceira pelos jogadores do Barcelona B. Mas naturalmente, todas as atenções estavam voltadas para a dupla Messi-Neymar.
No período aberto à imprensa, Tata Martino não interagiu com o grupo, nem com Neymar em particular. O argentino se mostrou muito observador e pouco falou nestes primeiros minutos do treinamento.
Neymar e Daniel Alves Barcelona (Foto: Getty Images)Neymar e Daniel Alves: inseparáveis no primeiro
dia do atacante no Barça (Foto: Getty Images)
Neymar se separa dos parças, da família e de Daniel Alves por um dia
Na terça-feira, Neymar vai viajar para a Polônia. Adriano também está no grupo, assim como alguns jogadores do Barça B. Os jogadores da Fúria e Daniel Alves (por disputarem a Copa das Confederações) ficam em Barcelona. O ex-craque do Santos deve entrar em campo durante alguns minutos no amistoso contra o Lechia Gdansk.
A intenção do Barça ao levar Neymar até Gdansk é limpar a imagem perante o time polaco e os patrocinadores do jogo, já que este duelo foi adiado há duas semanas, por conta da saída de Tito Vilanova do comando técnico da equipe catalã.
Mas o mais importante dessa viagem é que será a primeira de Neymar e Messi juntos. O brasileiro e o argentino terão a primeira grande chance para baterem um papo e se entrosarem em campo e fora dele. Logo no segundo dia em Barcelona, o novo camisa 11 vai ter de tentar se ambientar sozinho mesmo, já que Daniel Alves não viaja com o grupo.
Confira a lista completa dos relacionados:
Goleiros: Oier Olazábal e Pinto;
Defensores: Montoya, Bartra, Adriano, Sergi Gómez, Planas e Bagnack;
Meio-campistas: Song, Sergi Roberto, Jonathan dos Santos, Kiko Fermenía, Dani Nieto, Juan Román, Samper, Espinosa, Ilie e Patric;
Atacantes: Neymar, Messi, Alexis, Tello e Dongou.

Abel Braga se despede do Flu e diz: 'Se fosse dirigente, também mudaria

Presidente do Fluminense, Peter Siemsen não fala em contratação imediata de novo técnico para o time: 'Não garanto que vá ter treinador na quarta


Abel Braga foi demitido do Fluminense nesta segunda-feira. Depois de cinco derrotas seguidas e da entrada da equipe na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o presidente Peter Siemsen confirmou a saída do treinador em entrevista coletiva nesta tarde nas Laranjeiras. Na despedida, o comandante pediu para falar e se mostrou chateado com o adeus. Mas disse também entender a decisão da diretoria tricolor.
- Se eu fosse dirigente, eu também mudaria o treinador. Fica o meu agradecimento a todos, sem exceção. Um agradecimento enorme por ter me proporcionado esses momentos. Foram 26 meses, coisa rara no futebol brasileiro. Era hora de mudar. Vou repetir uma frase que disse para um jogador. Algum gênio escreveu isso. O covarde nunca tenta, o fracassado nunca desiste e os vencedores sempre sabem onde querem chegar - resumiu o treinador.
abel braga fluminense sandro lima (Foto: Rafael Cavalieri)Abel exibe a miniatura da taça de campeão brasileiro que recebeu da diretoria (Foto: Rafael Cavalieri)
Antes de deixar a sala, Abel recebeu ainda uma miniatura da taça de campeão brasileiro de 2012 das mãos do vice-presidente de futebol Sandro Lima.
- É por isso que esse clube é diferente - disse.
Técnico do sub-17 pode comandar o time contra o Cruzeiro

Pouco antes de o treinador se despedir, o presidente Peter Siemsen falou com emoção sobre a demissão. Segundo o mandatário, o clube precisa respirar “novos ares”. Apesar do anúncio da demissão, ele deixou claro que ainda não sabe quem será o responsável por comandar o time no jogo contra o Cruzeiro, na próxima quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã.

- Não garanto que vá ter treinador na quarta. Avançamos nas conversas e temos condições de fechar algo rápido. Não sou muito da filosofia de mudar várias vezes o treinador. Não é algo positivo. Mas existem momentos que alguma decisão precisa ser tomada. Funcionou durante dois anos, mas agora não está mais funcionando. A nossa escolha vai mostrar para vocês a direção que vamos caminhar - anunciou Peter, frisando ainda que não ia falar sobre os possíveis candidatos ao cargo.
Peter Siemens Fluminense coletiva (Foto: Rafael Cavalieri)Sandro Lima, Peter Siemsen e Rodrigo Caetano 
informam saída de Abel (Foto: Rafael Cavalieri)
Três nomes são ventilados: Vanderlei Luxemburgo, ex-Grêmio, Ney Franco, ex-São Paulo, e Cristóvão Borges, atualmente no Bahia. A primeira opção é a preferida do presidente da patrocinadora do clube, Celso Barros, mas encontra resistência no Fluminense, inclusive do próprio presidente. Cristóvão teria a vantagem de já ter trabalhado com Rodrigo Caetano no Vasco, mas a permanência do o diretor executivo em 2014 é incerta.

Se o Fluminense não contratar um treinador até quarta-feira, data do jogo contra o Cruzeiro, o time será comandado pelo técnico Marcos Valadares, responsável pela equipe sub-17, já que Marcelo Veiga, dos juniores, está na Alemanha para a disputa de uma competição da categoria. Opções à parte, Peter Siemsen falou em tom emocionado sobre o fato de ter de demitir Abel.
- Conversamos ontem (domingo) e hoje (segunda-feira). A conversa foi mais emotiva por tudo o que a gente viveu. Eu que sou presidente amador, torcedor, vejo hoje o quanto é duro o futebol. A questão das mudanças. Cria-se amizade, carinho, respeito, ver a defesa que o Abel faz do Fluminense, e é chegado o momento da separação. Ela está sendo da maneira mais carinhosa e respeitosa possível. Vivemos momentos maravilhosos juntos e também sofremos juntos. Precisamos saber lidar com isso - lembrou.

Segundo o presidente, os jogadores receberam a notícia da mesma forma que a diretoria, com um certo ar de tristeza.

- Eles receberam da mesma forma que a gente. Vivemos grandes momentos e algumas dificuldades nos últimos anos - disse.
Carro Abel Braga (Foto: Rafael Cavalieri)Abel Braga retira seu material e põe no carro antes de deixar o clube (Foto: Rafael Cavalieri)
Já Abel deixou nítida a sua admiração pelo elenco atual:

- Não estou deixando o Fluminense, fui demitido. Eu não deixaria um grupo fantástico como esse. Não poderia largar num momento em que o clube não está vencendo. Vou ser muito breve porque já me emocionei na despedida dos jogadores. Hoje eu vi que era muito mais querido por esse grupo do que eu pensava. Estou deixando o clube como o terceiro treinador que mais dirigiu a equipe, mas deixo um pedaço meu aqui - frisou.

Garantia de pagamento

O contrato de Abel Braga com a Unimed, válido até o mês de dezembro, não tem multa rescisória. Mas o compromisso dele com o Fluminense, assinado por tempo indeterminado (em regime de CLT - Consolidação das Leis do Trabalho), é mais um problema para o clube. Somando dois meses de salários devidos, FGTS não recolhido e direitos de imagem também atrasados, o Tricolor precisará desembolsar cerca de R$ 2,05 milhões pela demissão de toda a comissão técnica, formada também pelo auxiliar técnico Leomir, os preparadores físicos Cristiano Nunes e Marcelo Chirol, o preparador de goleiros Marquinhos e o observador Fábio Moreno.
- Pagamos muitas dívidas nos últimos meses. Estamos esperando a reinclusão na Timemania. O que não tivermos condições de pagar ao Abel agora, a gente parcela de forma a retormar o projeto de sempre cumprir as obrigações. Fomos retardados nessa iniciativa por causa de uma ação ilegal e uma perseguição injusta (da Procuradoria Geral da Fazenda do Rio) a um clube que quer pagar suas dívidas. Esse percalço não vai nos impedir de colocar tudo em dia em breve - explicou Peter Siemsen.
Abel Braga chegou às Laranjeiras em 2011, após uma espera de três meses do Fluminense pelo fim de seu contrato com o Al Jazira, dos Emirados Árabes.  Ele assumiu um time em mau momento e o conduziu ao terceiro lugar do Brasileiro daquele ano, conseguindo a classificação para a Libertadores. Foi campeão carioca e brasileiro em 2012, mas não teve sucesso na Libertadores, caindo nas quartas de final. A decepção se repetiu neste ano, com a eliminação para o Olimpia na mesma fase.