quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Câmara prepara realização do projeto Parlamento Mirim

Alunos de escolas públicas e particulares  tomarão posse e atuarão como vereadores mirins

Câmara Bonde da história 9O Bonde da História- Estação Câmara segue levando estudantes de Campos pelos corredores do Palácio Nilo Peçanha, sede do legislativo campista. Durante sessão do plenário da última terça-feira (29) o presidente da Câmara, Dr. Edson Batista, anunciou a participação do projeto na realização do Parlamento Mirim.
O programa é uma oportunidade para que jovens cidadãos campistas possam conhecer e experimentar, durante alguns dias, a jornada de trabalho dos vereadores. O Parlamento Mirim tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara, em que os estudantes tomam posse e atuam como vereadores mirins.
Câmara Bonde da história 6
O jornalista Avelino Ferreira – diretor da Câmara Municipal
Até o momento 18 visitas foram realizadas pelo projeto, que teve seu início no dia 19 de setembro com a Escola Municipal Vilma Tâmega. “Nossa previsão é de encerrar as visitas deste ano no dia 21 de novembro em virtude dos calendários das provas das escolas, mas estamos estudando a possibilidade de atender mais alguns pedidos ainda este ano”, explicou uma das curadoras do projeto, Marilene Merlin.
Nesta quinta-feira (31) pela manhã, os alunos do 5° ano da Escola Municipal Campo Novo, de Campo Novo, farão a visita guiada. Já na parte da tarde será a vez dos pequenos estudantes do 5° ano do Centro Educacional Santana, de Guarus.
 
OBS: PARABÉNS CÃMARA MUNICIPAL DE CAMPOS  PELA INICIATIVA.


Carboidrato: excesso pode aumentar risco de depressão nas mulheres

 

Estudos já haviam ligado o consumo ao aumento dos níveis de serotonina
Reprodução

Estudos já haviam ligado o consumo ao aumento dos níveis de serotonina

Muitas pessoas comem um prato enorme de macarrão e se sentem felizes com isso. Mas, cientistas da Harvard School of Public Health descobriram que este hábito traz, na realidade, mais malefícios que benefícios e pode causar aumento de recorrência de casos de depressão.
Segundo o Daily Mail, depois de 12 anos de estudos e observações referentes a 43 mil mulheres, eles concluíram que aquelas que comem muito carboidrato, carne vermelha, macarrão, pão e batata têm entre 29% e 41% mais chances de desenvolver depressão.
Por outro lado, eles descobriram que as adeptas de uma dieta rica em azeite de oliva, café, vinho e peixe têm menos chances de sofrerem da doença.
A relação exata entre carboidratos e depressão não foi estabalecida, já que os estudiosos não sabem dizer se o consumo é que provocado pela depressão ou se as pessoas que já têm a tendência recorrem a um prato de macarrão quando não se sentem bem.
De acordo com um estudo anterior desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology sugeria que as pessoas recorrem aos carboidratos quando o hormônio do prazer, a serotonina, sofre quedas.
"Há muitos anos, descobrimos que as pessoas sofrem da "experiência universal do desejo de carboidrato" entre 15h30 e 17h todos os dias", explica o estudo. De acordo com eles, a tradição cultural do chá da tarde inglês pode ser um dos motivos causadores deste ritual.


Postado por: Mayara Fernandes

Fonte: saúde.terra.com.br

Deputados aprovam obrigatoriedade do teste da linguinha em maternidade

 


Exame visa conferir se a criança tem a chamada língua presa
Reprodução

Exame visa conferir se a criança tem a chamada língua presa

A obrigatoriedade de os hospitais e maternidades fazerem o “teste da linguinha” para conferir se a criança tem a chamada língua presa depende agora da decisão de senadores. Deputados da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovaram há pouco a proposta de lei que torna o procedimento obrigatório.
O teste avalia o frênulo ou membrana da língua de bebês e recém-nascidos para verificar se existe qualquer problema, como um encurtamento, que possa dificultar a amamentação ou, posteriormente, a fala. O autor da proposta, deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), explicou que o diagnóstico dessas alterações pode evitar consequências mais graves no desenvolvimento das crianças.
O frênulo é uma pequena prega de membrana mucosa que conecta a língua ao assoalho da boca e quepossibilita ou [em caso de problema] interfere na livre movimentação da língua dos bebês, causando o desmame precoce e baixo ganho de peso, comprometendo, dessa forma, o desenvolvimento dos bebês”, justificou.
Agostini lembrou que o comprometimento da movimentação da língua e das funções orais afetam a deglutição e podem prejudicar, depois, a mastigação e a fala.
O projeto original (PL 4.832/12), apresentado em 2012, foi apensado a outra proposta (PL 5.146/13), do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), e foi transformado em substitutivo na Comissão de Seguridade Social e Família. Mas, em todos os textos, os autores defenderam que a obrigatoriedade do teste é um avanço, por abrir possibilidade de se detectar alguns problemas.
A relatora na Comissão de Seguridade, deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), retirou do texto a obrigatoriedade de o SUS oferecer a cirurgia para correção do problema. Para ela,  o serviço não precisa ser obrigatório no serviço público.
O relator da proposta na CCJ, deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO), acatou todas as posições e conseguiu a aprovação do colegiado. A matéria segue para a análise do Senado, caso não seja apresentado recurso para que a proposta seja discutida em plenário.


Postado por: Kelly Maria

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

MEC divulga gabarito oficial do Enem

                    

Cadernos de prova dos dois dias de Enem (Foto: G1)

Cadernos de prova do Enem 2013 (Foto: G1)
Provas foram aplicadas nos dias 26 e 27 em 1.661 municípios brasileiros.
Resultado deve sair na primeira semana de janeiro, segundo Mercadante.
O Ministério da Educação divulgou o gabarito oficial da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram realizadas no sábado (26) e domingo (27). Os documentos referentes a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem.
O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, deve ser divulgado na primeira semana de janeiro de 2014.
Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem.
Os candidatos que fizeram as prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e por alguma razão esqueceram de marcar no cartão-resposta a cor do caderno de provas que recebeu ou a frase que continha em destaque (uma coisa ou a outra) terá a prova corrigida, segundo informou a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pela organização do Enem.
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque. Cabe obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões. Ele também deve transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões.
O Inep afirma que, se o candidato transcreveu uma das duas opções (a cor ou a frase da prova), é possível identificar qual cor de prova o candidato realizou, uma vez que para cada cor de prova existe uma frase específica. No caso da prova rosa de domingo, por exemplo, a frase que identifica a cor da prova é “De tudo fica um pouco”.
Provas de 2013
As 90 questões de ciências humanas e de ciências da natureza aplicadas no sábado trouxeram perguntas que abordavam globalização, a demarcação de terras indígenas, o governo de Juscelino Kubitschek, circuitos elétricos, química orgânica e a transmissão da rubéola. Entre os elementos de cultura pop que apareceram nas questões estava a canção “Disneylândia”, do grupo Titãs. Em ciências humanas, os alunos se depararam com diversas charges e cartuns, alguns deles históricos, como um da década de 1930 que falava sobre o voto feminino no Brasil, e outro que ilustrava a época do governo de Juscelino Kubitschek, marcada pelo desenvolvimentismo, mas também pela desigualdade social.
Já em ciências da natureza, a prova do Enem trouxe questões clássicas principalmente em física e química, com problemas que pediam conhecimentos como amperagem e voltagem, e outros exigindo o cálculo de massa, mol, além de outras questões de química orgânica. Em outra questão de física, os candidatos tiveram que identificar os diferentes gráficos que representavam adequadamente os movimentos de velocidade nas diversas fases da queda de um paraquedista.
A questão mais comentada, porém, foi uma de história do Brasil que, no texto de uma charge, trouxe a palavra “gasolina” escrita com “z”. O MEC explicou que a grafia errada tem um contexto histórico e irônico, mas a pergunta acabou virando piada no Twitter.
No domingo, a prova de linguagens e códigos trouxe um texto em inglês sobre Steve Jobs, o fundador da empresa de tecnologia Apple, e o candidato tinha de responder qual sua contribuição para a tecnologia. Em português, uma das questões trouxe um trecho da música “Até Quando” do cantor Gabriel o Pensador. Também uma das questões citava os protestos no Egito e a relação deles com a internet. Em matemática houve a predominância de cálculo de área de todos os objetos, cálculo de tangente, perguntas sobre lucro e porcentagem, com exemplos que traziam o aluno para situações da vida real, como calcular o melhor custo/benefício ou saber qual empresa deu mais retorno em menos tempo. Conhecimentos mais específicos sobre logaritmo foram requisitados. A maioria das questões pedia que o aluno soubesse lidar com conversão de unidades, de minutos para segundos, de centímetros para metros, entre outras.
As provas foram consideradas puxadas por estudantes e professores. Segundo eles, nesta edição, o Enem ficou “com jeito de vestibular”.
A divulgação do gabarito oficial do Enem 2013, porém, não pode ser usada como base para o cálculo da nota final dos candidatos. Isso acontece porque a metodologia usada pelo exame leva em consideração outros fatores, e não só o número de questões certas. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) usa um conjunto de cálculos e probabilidades baseados no tipo de pergunta que o candidato acerta e no desempenho dos demais estudantes. Entenda como é feito esse cálculo
Uma das imagens usadas para motivar a redação dos candidatos (Foto: Reprodução)
Uma das imagens usadas para motivar a redação
dos candidatos (Foto: Reprodução)
Redação
A prova de redação do Enem neste ano teve como tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. O assunto foi considerado por professores como atual, pertinente e adequado ao formato de redação do exame. Quatro informações serviram como base para a redação, duas imagens e dois textos. Uma das imagens ilustrava uma campanha do governo federal defendendo que as pessoas não dirijam após beber, e a outra trouxe um infográficos com dados de uma pesquisa sobre os efeitos da campanha na percepção da população. Já os dois textos eram informativos e traziam dados sobre acidentes de trânsito e iniciativas de adaptação dos bares à nova legislação, que entrou em vigor em 2008 e, em 2012, se tornou ainda mais rígida.
As regras da correção da redação também se tornaram ficaram mais duras neste ano. Inserção de trechos indevidos, como receitas de macarrão e hinos de times de futebol, que fogem ao tema, poderão resultar em nota zero para o candidato. A alteração, inclusive, está explícita no edital da prova, ao contrário das edições anteriores.
Além disso, o limite para a discrepância entre as duas notas dos corretores foi reduzido. Neste ano, todas as redações do Enem serão corrigidas por pelo menos duas pessoas. Todas as vezes que as duas notas tiverem uma diferença de mais de 100 pontos, um terceiro avaliador corrigirá a prova para que se chegue à nota final. No ano passado, essa tolerância era de 200 pontos. Se a nota em um das cinco competências (que vai de 0 a 200) tiver discrepância de 80 pontos, a redação também irá para o tercerio corretor.
Por causa da mudança, a estimativa do governo é de um aumento no número de redações que passem pela terceira correção. Em 2012, 21% das provas estiveram nessa situação. Agora, ele afirma que essa porcentagem chegue a um terço. Para garantir uma correção mais rigorosa, houve um aumento no número de corretores de 5.692 para uma quantidade prevista de 8.400 segundo o Inep. O número de supervisores também subiu, de 234 para 280, e 35 coordenadores deverão liderar o processo de avaliação.
Após a fase de correção, as redações estarão disponíveis para visualização na página do Inep na internet, mas segundo o edital, seu uso será apenas para fins pedagógicos. Os estudantes terão acesso com a senha pessoal gerada no momento em que fizeram a inscrição para o exame. Ainda não há data para essa divulgação.

 POR VANIA RIBEIRO  - G1

Prefeito Josias Quintal tem 60% de aprovação em Pádua, Alfredão tem 40 em Itaperuna e Branca Mota tem 27% em Bom Jesus do Itabapoana.

 

grafico pesquisa

O Instituto UP Pesquisa e Marketing divulgou nesta segunda-feira (28), o resultado de uma pesquisa que avaliou prefeitos de 45 cidades do Estado do Rio de Janeiro. Empresários que acompanham o cenário político encomendaram a sondagem sobre a sucessão estadual, presidencial, avaliação do governador e dos prefeitos, e da presidente Dilma Roussef.
Em Itaperuna, a maior cidade do Noroeste Fluminense, 40% da população aprova a administração do Prefeito Alfredo Marques, o Alfredão(PP). Outra parcela, com 27% desaprova seu governo, enquanto 33% não souberam responder/não opinaram. Para 7%  dos ouvidos, seu governo é ótimo, mesmo índice alcançado como bom. Mas a maioria esmagadora,  60% classificaram sua performance com regular, seguidos de 7% de ruim, 7% de péssimo, sendo que 13% não responderam.
A pior situação foi aferida em Bom Jesus do Itabapoana, onde a prefeita Branca Motta é desaprovada por 73% de seus munícipes. Outra cidade da região pesquisada, foi Santo Antonio de Pádua, onde o ex-deputado Josias Quintal recebeu a maior aprovação entre seus colegas prefeitos – apenas os três municípios foram pesquisados no Noroeste – chegando ao patamar de 60%.
A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, aparece com melhor avaliação entre os 45 prefeitos avaliados: 75% aprovam seu governo.
Da redação da Rádio Natividade – www.natividadefm.com.br
Clique nas imagens abaixo e confira os números de cada município pesquisado:
Na região Noroeste Fluminense apenas os três maiores municípios foram pesquisados
Na região Noroeste Fluminense apenas os três maiores municípios foram pesquisados
A pesquisa ouviu moradores de 45 cidades do RJ
A pesquisa ouviu moradores de 45 cidades do RJ

fonte blog Adilson Ribeiro

Arnaldo Antunes vota em Marina e é contra censura a biografias

Cantor e compositor abre o verbo para a revista Billboard e admite que os Titãs ainda o influenciam

Em entrevista à revista Billboard que chega às bancas nesta quinta (31 de outubro), o cantor e compositor Arnaldo Antunes revela sua preferência pela candidatura da ex-senadora Marina Silva. O ex-Titãs considera inexplicável o motivo que impediu a validação da Rede Sustentabilidade – o partido que ela fundou. "Minha candidata é Marina Silva, se ela resolver e puder lançar sua candidatura”, disse.

O cantor, que volta à produção de estúdio de um pacote de 15 temas inéditos, prega a liberdade de expressão na polêmica que envolve as biografias não autorizadas: "Acho legítimo que possam escrever sobre as pessoas sem muita restrição. Não tenho desejo de que façam uma biografia minha, nem pretendo restringir [o trabalho] de alguém que queira fazer uma. Deve existir uma liberdade nessa questão. Quando o Roberto Carlos vetou o livro sobre ele e processou o autor, achei uma tolice. Mas é uma opinião leviana, pois ainda preciso ler mais para entender o contexto todo."

Sobre a arrecadação de direitos autorais, Arnaldo Antunes apóia que a fiscalização seja mais intensa e transparente “para o autor ter um controle maior sobre os seus direitos". Sobre os Titãs, Arnaldo diz que o grupo foi sua grande escola: “Foi onde aprendi a compor, a fazer parcerias, a pensar em arranjos. É inevitável que no trabalho dos Titãs ainda hajam marcas minhas e que no meu trabalho solo aconteça o mesmo".
fonte terceira via

Diretor do programa de aids da ONU prevê fim da epidemia em 2030

Previsão é de que até 2015 será possível eliminar globalmente a transmissão horizontal do vírus, ou seja de mãe para filho

Presente nas comemorações de 30 anos do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, o diretor adjunto do Programa de Aids das Nações Unidas (UNAids) e subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Luiz Antonio Loures, estimou que a epidemia deverá ter fim em 2030.

“A minha perspectiva pessoal, não é uma estimativa institucional da UNAids, eu acho que 2030 é um alvo razoável para pensar sobre o fim da epidemia. Se tomarmos em consideração a experiência histórica, o tempo que levou a expansão dos tratamentos dá um bom parâmetro de pensar que, talvez, 15 anos seja um tempo razoável”, disse em palestra durante evento no Hospital das Clínicas, na capital paulista.
 De acordo com Loures, até o ano de 2015 será possível eliminar globalmente a transmissão horizontal do vírus, ou seja de mãe para filho.
 Atualmente, de acordo com o diretor, a maior epidemia de aids ocorre entre homossexuais do sexo masculino. A transmissão nesse grupo cresce em países do Hemisfério Norte, como os Estados Unidos e a Rússia; aumenta também na Europa, na África, na Ásia, e em alguns países do Hemisfério Sul.
 Segundo dados apresentados por Loures, em 2011 foram registradas 500 mil mortes a menos – causadas por aids – do que em 2005. As maiores quedas ocorreram nos países da África Subsaariana. “Não tem dúvida nenhuma que existe progresso. Isso é resultado de uma mobilização social e avanço da ciência”, disse.
Redação/ABr

29% dos alimentos têm resíduos de agrotóxicos


Agência diz que  é preciso investir na formação dos produtores rurais 
agrotoxicoO resultado do monitoramento do último Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos revelou que 36% das amostras de 2011 e 29% das amostras de 2012 têm irregularidades na presença de agrotóxicos. Na avaliação da agência é preciso investir na formação dos produtores rurais e no acompanhamento do uso do produto.
Existem dois tipos de irregularidades avaliadas, uma quando a amostra contém agrotóxico acima do limite máximo de resíduo permitido e outra quando a amostra apresenta resíduos de agrotóxicos não autorizados para o alimento pesquisado. O levantamento revelou ainda que dois agrotóxicos nunca registrados no Brasil, o azaconazol e o tebufempirade, foram encontrados nas amostras de alimentos, o que pode significar que estes alimentos entraram no país contrabandeados.
Em 2011 o pimentão foi o produto analisado que teve o maior número de amostras com irregularidades. Das 213 amostras analisadas, 84% tiveram uso de agrotóxico não autorizado no Brasil, 0,9% tinham índices acima do permitido e 4,7% tinham as duas irregularidades. Em seguida vieram cenoura, com 67% de amostras irregulares; pepino, com 44%, e a alface, com 42%. Em 2012, o morango apareceu com 59% de irregularidades nas amostras e novamente o pepino, com 42%. 
A agência explica que alguns agrotóxicos aplicados nos alimentos agrícolas e no solo têm a capacidade de penetrar em folhas e polpas. Por isso, a lavagem dos alimentos em água corrente e a retirada de cascas e folhas externas, apesar de contribuem para a redução dos resíduos de agrotóxicos, são incapazes de eliminar aqueles contidos em suas partes internas.
O atual relatório traz o resultado de 3.293 amostras de treze alimentos monitorados, incluindo arroz, feijão, morango, pimentão, tomate, dentre outros. A escolha dos alimentos foi baseada nos dados de consumo levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na disponibilidade dos alimentos nos supermercados e no perfil de uso de agrotóxicos nos alimentos.
Para a Anvisa, o aspecto positivo do Para é a capacidade dos órgãos locais em identificar a origem do alimento e permitir que medidas corretivas sejam adotadas vem aumentado. Em 2012, 36% das amostras puderam ser rastreadas até o produtor e 50% até o distribuidor do alimento.
A Anvisa coordena o Para em conjunto com as vigilâncias sanitárias dos estados e municípios participantes, que fizeram os procedimentos de coleta dos alimentos nos supermercados e de envio aos laboratórios para análise. Assim, é possível verificar se os produtos comercializados estão de acordo com o estabelecido pela agência.
fonte campos 24 hs

Comércio oferece mais de mil vagas para temporada de fim de ano

Postura, respeito e educação são itens indispensáveis a qualquer funcionário

 Carlos Grevi / Mauro de Souza/Arquivo

Postura, respeito e educação são itens indispensáveis a qualquer funcionário

O fim de ano vai chegando e trazendo com ele grandes expectativas. Uma delas é conseguir aumentar a renda com um emprego temporário. A boa notícia é que para este ano o comércio de Campos está oferecendo cerca de 1.500 vagas de empregos para temporada de final de ano. Mas não basta apenas querer o cargo, é necessário estar apto a vaga e a algumas questões essenciais voltadas ao ofício.  
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), existe a expectativa que 20 a 30% dos funcionários sejam efetivados. O presidente da entidade, Roberto Escudine, conta que a grande oferta se dá pelo fato das pessoas estarem procurando emprego em outros setores. “Existe uma carência no comércio hoje, ele está perdendo funcionários por conta da concorrência do desenvolvimento do Porto do Açu e o Complexo Logístico Farol-Barra do Furado. As pessoas do comércio estão optando por procurar as ofertas desses novos empregos”, explica.
Para Escudine, o emprego temporário “é uma excelente oportunidade” para quem busca o primeiro emprego. Ele dá dicas para quem vai concorrer ao cargo. “Acima de tudo ele (candidato) tem que ter vontade, disposição, respeito, interesse e educação. Seja no comércio ou em qualquer área”, analisa. 
Mas não é apenas o candidato que precisa se adequar. Para o presidente, as empresas precisam disponibilizar qualificação aos seus funcionários. “As empresas têm que qualificar seus funcionários, não basta só o candidato ter boa aparência, conversar bem, ele tem que ser preparado para o cargo que vai ocupar, seja no balcão de uma loja ou na gerência. E a empresa precisa estar atenta a isso. O funcionário precisa estar apto a trabalhar e a empresa tem que disponibilizar essa qualificação”, ressalta Escudine.
BOM ATENDIMENTO
Não basta apenas querer um emprego no comércio. O candidato precisa se atentar para quesitos fundamentais para servir o público. Postura, respeito e educação são itens indispensáveis a qualquer funcionário. Escudine afirma que essa questão é um problema do funcionário e da empresa. “Na verdade parte das duas partes, as empresas têm que se ponderar, mostrar seus conceitos e o funcionário tem que respeitar a empresa e os clientes. É uma questão de disciplina”, observa.
Para ele, “os conceitos estão ficando perdidos. Muitas pessoas usam o comércio como trampolim, e não pensam em oferecer um bom trabalho e não pode ser assim. Um profissional tem que ser bom em qualquer área”, finaliza.
VAGAS
Segue abaixo o link de alguns sites que disponibilizam vagas de empregos temporários para Campos:
 fonte ururau

AVC pode ser prevenido com pequenos hábitos saudáveis

De acordo com a Organização Mundial de AVC, a doença é responsável por 6 milhões de mortes a cada ano

 Reprodução

De acordo com a Organização Mundial de AVC, a doença é responsável por 6 milhões de mortes a cada ano

Apontado como uma das principais causas de internação e morte no país, o acidente vascular cerebral (AVC) pode ser prevenido, em boa parte dos casos, com hábitos saudáveis no decorrer da vida, como a prática moderada de exercícios. No Dia Mundial de Combate ao AVC, lembrado nesta terça-feira (29/10), especialistas alertam que a busca por atendimento médico de emergência logo após o aparecimento dos primeiros sintomas é fundamental. O atendimento rápido garante que a aplicação dos medicamentos ocorra antes de quatro horas e meia, período considerado chave para reduzir a mortalidade.
De acordo com a Organização Mundial de AVC, a doença é responsável por 6 milhões de mortes a cada ano. Dados do Ministério da Saúde mostram que entre 2000 e 2010, a mortalidade por acidente vascular cerebral no país caiu 32% na faixa etária até 70 anos, que concentra as mortes evitáveis. Apesar disso, só em 2010, mais de 33 mil pessoas morreram em decorrência de AVC nessa faixa etária.
Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro, o médico Eduardo Barreto acredita que o desconhecimento da população sobre os sintomas é uma dos maiores dificuldades no combate ao AVC.
"Um dos maiores problemas que percebemos é o desconhecimento dos sintomas, que servem como sinal de alerta e, se fossem identificados adequadamente, poderiam evitar verdadeiras catástrofes provocadas pelo AVC", disse ele, que citou como principais sintomas a fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo, dificuldade para falar, entender o interlocutor ou enxergar, tontura repentina e dor de cabeça muito forte sem motivo aparente.  "Assim que algum dessas situações for percebida, é preciso buscar imediatamente assistência médica de urgência", acrescentou.
O especialista ressaltou que quando o atendimento ocorre em tempo hábil é possível submeter o paciente a exames para determinar o tipo de AVC e a área do cérebro atingida e fazer os procedimentos necessários, como a injeção de medicamentos que dissolvem o coágulo. Ele enfatizou que, com isso, as possibilidades de recuperação são muito maiores. Barreto destacou que, sem o diagnóstico precoce, o AVC pode provocar, com mais frequência, o comprometimento irreversível do cérebro, causando perda da noção das relações - capacidade de o paciente identificar se uma pessoa é sua mãe, esposa ou filha, por exemplo - sequelas motoras, como paralisia de pernas e braços e perdas de linguagem. Ele acrescentou que os fatores que aumentam as chances de ocorrer um AVC são a hipertensão, o diabetes, fumo, álcool, a alta taxa de colesterol e o sedentarismo. A doença atinge principalmente idosos com mais de 60 anos de idade, porém há registros de ocorrências em jovens e recém-nascidos.
O AVC é causado pela interrupção brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral provocada por um coágulo, denominado isquêmico, ou o rompimento de um vaso sanguíneo provocando sangramento no cérebro, chamado hemorrágico. O AVC isquêmico é o mais comum, representando mais de 80% dos casos da doença.
A Organização Mundial de AVC recomenda, para saber se uma pessoa está tendo a doença, primeiramente pedir que ela sorria e verificar se o sorriso está torto. Em seguida, observar se ela consegue levantar os dois braços. Outro passo é notar se há alguma diferença na fala, se está arrastada ou enrolada. Caso seja identificado algum desses sinais, deve-se procurar imediatamente um serviço de saúde.

Postado por: LAILA NUNES

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Inscrições abertas para curso de montador de andaime em Macaé

Aproximadamente 90% dos formandos conquistaram um emprego com a qualificação. Os interessados devem levar os documentos até a instituição

O Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) abriu inscrições para a nova turma do curso de montador de andaime, em Macaé. Os interessados devem levar RG, CPF, PIS, comprovante de escolaridade e uma foto 3x4, no horário de 8h às 17h, na sede da instituição, que fica localizada a Rua Alfredo Backer, 363, Centro, próximo ao 9° Grupamento de Bombeiro Militar.


O objetivo do Cetep é fazer parceria com as empresas da indústria do petróleo e serviços para inserir os alunos no mercado de trabalho. Aproximadamente 90% dos formandos conquistaram um emprego com a qualificação. Os salários são em média R$ 1,5 mil, com acréscimo de 50% para vagas offshore.

A turma, que já aprendeu teoria, começou a ter, no último sábado (26), aulas práticas, que acontecerão todos os finais de semana até novembro.  Nelas, são abordadas técnicas de montagem de andaime e, ainda, as exigências dos diversos equipamentos de proteção coletiva, como EPI, acessórios, tubo e ferramentas. Os estudantes também executam exercícios de instalação de pau de carga, além de montagens de andaimes apoiado, em balanço, cavalete e bancada.

Segundo Ronald dos Santos Souza, de 21 anos, o curso representa uma oportunidade de aprendizado que qualifica os estudantes para o mercado de trabalho. “Sou da Bahia e estou em Macaé buscando o crescimento profissional. Essa capacitação é muito importante para concorrer a uma vaga”, disse.

A dona de casa Terezinha Cristina Avelino, de 40 anos, também busca uma melhoria profissional. “Espero aprimorar a minha condição de vida com a participação neste curso e oferecer outras condições para a minha família”, declarou.
 
fonte terceira via

Seleção de Professores para o Pronatec; 176 vagas

A publicação do resultado final está prevista para o dia 25 de novembro
professorPoderão se candidatar servidores públicos municipais, estaduais ou federais, ativos ou aposentados, e não servidores, interessados em desempenhar o encargo de Professor.
As inscrições serão feitas pela Internet, no período de 25 de outubro a 06 de novembro de 2013, até 14h59min (horário de Brasília), conforme orientações do EDITAL nº 148/2013.
Os candidatos selecionados para atuar no Pronatec serão remunerados na forma de concessão de bolsas, com o valor de R$ 50,00 por hora (60 minutos) de aula.
São oferecidas 176 vagas para diversas áreas para atuação nos municípios de São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Rio Bonito, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Aperibé, Italva, Santo Antônio de Pádua, Casimiro de Abreu, Macaé, Rio das Ostras, Quissamã, Araruama.
O Processo de Seleção Pública Simplificada será realizado por meio de análise curricular, com caráter eliminatório e classificatório. A publicação do resultado final está prevista para o dia 25 de novembro
campos 24 hs

Dentista do Bem: a solidariedade levantando o amor próprio de crianças

Em Campos uma lei de distribuição de kits de higiene bucal foi aprovada pela Câmara

 Divulgação / Mauro de Souza

Em Campos uma lei de distribuição de kits de higiene bucal foi aprovada pela Câmara

Sempre ouvimos dizer que um belo sorriso abre várias portas e que também é o cartão postal do rosto de uma pessoa. Porém, infelizmente muitas pessoas não possuem um sorriso bonito e uma boca saudável, por questões sociais ou até mesmo, por agressões físicas. Querendo mudar um pouco essa realidade, dentistas solidários criaram o programa Dentista do Bem.
O projeto, que está há 10 anos ajudando pessoas a melhorar a saúde bucal, surgiu a partir do momento em que um dentista de São Paulo, Fábio Bibancos, resolveu escrever um livro de orientação aos pais, de como cuidar da saúde bucal dos filhos. Com o livro publicado, o dentista recebeu vários convites para dar palestras em escolas particulares e públicas. E foi na escola pública, que seu conceito mudou.
Nas escolas ele percebia que as mães chegavam para tirar dúvidas e diziam que não tinham condições de arcar com um tratamento bucal para o filho, então Fábio percebeu que seu livro estava fora do contexto social. Desde este dia, Fábio Bibanco resolver criar o programa com o intuito de ajudar crianças e adolescentes a terem uma boca mais bonita e saudável.
Campos conta com um número de 150 dentistas que atendem gratuitamente cerca de 250 pacientes em seus consultórios. Os beneficiados são crianças e adolescentes de 11 a 17 anos que estudam em escolas públicas e que estejam próximos do primeiro emprego.
Segundo o diretor municipal do programa e também dentista cirúrgico, Maurício Ribeiro, toda a seleção destes pacientes é feita através de uma triagem nas escolas. “Percebemos que nas escolas públicas, principalmente pelas questões sociais, as crianças e adolescentes apresentam mais problemas bucais, então as crianças são selecionadas e encaminhadas para o consultório onde receberá um tratamento até seus 18 anos, ou até seu primeiro emprego”, explicou Maurício.
O programa, além de ser desenvolvido em todo território nacional, funciona também em 10 países da América Latina e em Portugal. “Não recebemos nenhum tipo de ajuda, a responsabilidade é totalmente direcionada aos dentistas solidários”, diz Maurício.
O sorriso e belos dentes assim como qualquer outra parte do corpo humano, atrai a atenção de pessoas próximas, ou não. De acordo com o dentista Maurício, a autoestima de uma pessoa pode mudar totalmente com cuidados e tratamentos.
“Hoje em dia sabemos que muitas crianças e jovens sofrem preconceitos em determinadas características que possuem. Isso também acontece com pessoas que possuem dentes quebrados e uma boca não saudável”, revelou.
E acrescentou: “Já tive experiência de crianças que só aceitaram ser examinados comigo porque tinham vergonha, ou até mesmo, medo de perder mais dentes. Problemas bucais não geram apenas problemas estéticos, mas também infecções bucais, diabetes e cáries que depois podem vir a ocasionar infartos”, alertou Maurício.
Ainda de acordo com o dentista, a saúde bucal é uma questão de saúde pública, onde deve haver uma distribuição de kits de higiene bucal nas escolas, farmácias básicas e também na cesta básica. No Brasil, o consumo médio de escovas de dente é de uma por família durante um período de um ano.
Na Câmara Municipal de Campos, foi aprovada uma lei em que escolas públicas serão contempladas com kits de higiene bucal (escova, fio dental e pasta dental) e cerca de 50 mil estudantes serão beneficiados.
Os dentistas que se interessarem em ingressar no projeto podem acessar o site: www. turmadobem.org.br ou ligar para o telefone: (22) 2723- 6435 ou também enviar um email para dr.mauricioribeiro@uol.com.br.

APOLÔNIAS DO BEM
Personagem histórica, Apolônia viveu em Alexandria, no Egito, e morreu em 249 d.C., após ser presa, espancada e ter seus dentes quebrados e arrancados. A partir desta triste realidade, a Turma do Bem, resolveu criar um programa para ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica: Apolônia do Bem.
As mulheres recebem tratamento odontológico gratuito, também através de uma triagem. Diferentemente do Dentista do Bem, este programa não conta com trabalhos de voluntários, que conta exclusivamente com ajuda das empresas parceiras do programa.

Postado por: LAILA NUNES

Fonte: LAILA NUNES / ESTAGIÁRIA

Dor de cabeça aumenta o risco de depressão e distúrbios do sono

Tratamento da dor de cabeça, quando bem indicado, pode melhorar também as doenças associadas

 Reprodução

Tratamento da dor de cabeça, quando bem indicado, pode melhorar também as doenças associadas

Como se não bastassem as crises de dor de cabeça, pessoas com cefaleias, principalmente a enxaqueca, apresentam um risco maior de desenvolver outras doenças. Chamamos essa associação de duas doenças que ocorrem no mesmo indivíduo de comorbidades. Elas também são caracterizadas por dividir uma causa em comum. E quanto maior a frequência das dores de cabeça, maior a presença de comorbidades.
Pessoas com enxaqueca e cefaléia do tipo tensional têm maior frequência de transtornos como ansiedade e depressão, principalmente se apresentam dor de cabeça diariamente. Em pesquisa realizada no Setor de Cefaleias da UNIFESP, foi observado também em crianças com enxaqueca uma maior frequência de sintomas psicológicos como preocupação excessiva, oscilações de humor e agressividade.
Insônia, dificuldades em manter o sono com despertares recorrentes, mexer-se muito na cama, sonambulismo, bruxismo, são distúrbios de sono mais comuns em pessoas com cefaleias, tanto em adultos como em crianças. Também em pesquisa realizada na UNIFESP, crianças com enxaqueca apresentaram uma diminuição do sono REM, fase do sono mais profunda na qual sonhamos, comprovado pelo exame de polissonografia, o que pode provocar dificuldades de atenção e memória e pior desempenho escolar.
Pessoas com dor de cabeça apresentam com maior frequência e intensidade outros quadros dolorosos como dor lombar, tendinites, dor facial, e a fibromialgia, onde a dor acontece no corpo todo. Cerca de 80% das pessoas com fibromialgia também apresentam dores de cabeça, e já apresentavam a cefaléia antes da fibromialgia.  
Vários estudos comprovaram que pessoas com enxaqueca têm maior risco de sofrer uma crise convulsiva, principalmente se tiveram um tipo de enxaqueca que chamamos enxaqueca com aura, onde além da dor de cabeça, apresentam junto com a cefaléia sintomas visuais, como embaçamento, perda visual ou pontos brilhantes na visão e formigamentos no corpo.
Queixas sobre déficit de atenção são muito comuns em pessoas com dores de cabeça, tanto em crianças como adultos. Ainda existem poucos estudos científicos sobre essa associação, porém um estudo brasileiro pioneiro, realizado no Setor de cefaleias da UNIFESP, demonstrou que, crianças com enxaqueca, quando comparadas com crianças sem cefaleia, apresentaram maior dificuldade em atenção e memória. Alguns estudos internacionais também encontraram essas dificuldades em adultos com cefaleia.
Pessoas com dor de cabeça apresentam com mais queixas de tonturas, rotatórias (vertigens) ou não, tanto na crise de cefaleia ou mesmo fora dela. Tal situação favorece a ocorrência de diagnósticos equivocados como labirintites e mudanças na pressão arterial e, como consequência, tratamentos inadequados para pessoas com dor de cabeça.
Estão em grande evidência estudos que encontraram uma maior associação entre a enxaqueca e doenças vasculares como o infarto cardíaco, e principalmente os acidentes vasculares cerebrais (AVC), chamados de derrames. E esse risco é ainda mais alto em pessoas com a enxaqueca com aura, e em mulheres que tem enxaqueca e usam pílulas anticoncepcionais e são fumantes.  
Se você apresenta crises de dor de cabeça, principalmente a enxaqueca, deve observar o aparecimento de outros sintomas ou doenças. A boa notícia é que o tratamento da dor de cabeça, quando bem indicado, pode melhorar também as doenças associadas. O mais importante é não deixar de lado o sinal de alerta que é a cefaleia, achando que dor de cabeça é algo simples e corriqueiro. As doenças associadas tendem a acontecer ainda mais em pessoas que apresentam dores de cabeça frequentes ou há muito tempo. 

Postado por: LAILA NUNES

Fonte: MINHA VIDA

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DER do Espírito Santo oferece vagas em concurso

As inscrições podem ser feitas até 10 de novembro pelo site www.caipimes.com.br

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER/ES), oferece vagas em Concurso Público nas áreas de Assistente Operacional (1), Assistente de Suporte I (2/ 1 PNE), Técnico Superior Operacional I (8) e Técnico Superior de Suporte I (1).

Além disso, esta seletiva também dispõe de formação de cadastro reserva, nos cargos de Assistente Operacional, Assistente de Suporte I, Técnico Operacional, Técnico Superior Operacional I e Técnico Superior de Suporte I.

As inscrições podem ser feitas até 10 de novembro pelo site www.caipimes.com.br, com taxas que variam entre R$ 40 e R$ 140.

fonte terceira via

Petrobras investirá R$ 5 milhões para ampliar participação feminina

Serão selecionados 300 projetos nas áreas de Ciência e Tecnologia em todo o país

Estão abertas até 18 de novembro as inscrições para a seleção pública "Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação". O objetivo é selecionar e financiar projetos para estimular a formação de mulheres nessas carreiras no Brasil. O programa será desenvolvido com recursos da Petrobras, Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República - SPM e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Juntas, as instituições destinarão R$ 11 milhões para a iniciativa, dos quais R$ 5 milhões serão disponibilizados pela Petrobras. A estimativa é selecionar 300 projetos em todo o país.

"Participar desta iniciativa demonstra, mais uma vez, nosso compromisso com a valorização da participação das mulheres no mercado de trabalho. A presença das mulheres na companhia tem sido crescente, sendo resultado de estratégias que contribuem para consolidar a Petrobras como uma empresa em que as mulheres brasileiras se interessem em trabalhar e construir as suas carreiras", afirma o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripodi.

Os projetos devem ser apresentados por professores ou pesquisadores de universidades ou de centros de pesquisa, e as propostas devem estar vinculadas a escolas que participem do Programa Ensino Médio Inovador. O valor máximo permitido para o financiamento será de R$ 20 mil para cada proposta. As informações sobre a chamada pública estão disponíveis no site do CNPq.

Evolução da participação feminina na Petrobras

Para a gerente de Orientações e Práticas de Responsabilidade Social da Petrobras, Janice Dias, a participação mais efetiva de mulheres é fruto de uma série de iniciativas para promover a equidade de gêneros dentro da companhia. Segundo a gerente, a Petrobras dissemina o tema da diversidade e tem efetivo compromisso com o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

"Vejo que o apoio a esse projeto é fruto, também, da iniciativa que tivemos no ano passado com a realização do 1o Encontro Nacional - Mulher, Ciência e Tecnologia. Naquele evento, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, ressaltou a importância de qualquer pessoa ter a chance de escolher sua profissão em um ambiente livre de discriminação. As meninas e jovens brasileiras devem ser estimuladas a ter contato com todo o tipo de conhecimento, inclusive aqueles relacionados às áreas de ciência e tecnologia como propõe esse projeto que estamos apoiando agora", destaca Janice.

O crescimento da participação feminina na Petrobras tem sido constante desde 2003. Naquele ano, a companhia contava em seu quadro com 4.406 mulheres, ou seja, 12% do efetivo total de empregados. Em setembro de 2013, este número subiu para 9.888 mulheres, representando 15,7% do efetivo total da Petrobras. Em dez anos, a taxa de crescimento relativo da força de trabalho feminina foi de 124%.

Nas áreas de interesse predominantemente masculino, o percentual de mulheres também aumentou. Se em 2003, a proporção era de 28% de engenheiras de meio ambiente para 72% de engenheiros em 2012, essa composição passou para 37% de engenheiras e 63% de engenheiros. A elevação da participação feminina também pode ser notada entre as engenheiras de produção, que de 14% em 2003 chegou a 29% em 2012. Já na área de geologia, a participação das mulheres cresceu de 14% para 23% nesse mesmo período.

fonte terceira via

Primeiro banco de leite humano do Brasil completa 70 anos

 

Hoje, o país tem uma Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, composta por 212 bancos e 121 postos de coletas
Carlos Grevi

Hoje, o país tem uma Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, composta por 212 bancos e 121 postos de coletas

Criado com o intuito de reduzir a mortalidade infantil e erradicar a desnutrição neonatal, o primeiro Banco de Leite Humano (BLH) do Brasil, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF-Fiocruz), completa 70 anos este mês.
“Um dos motivos [para comemorar] é o fato de termos [no Brasil] alcançado no ano passado o Objetivo do Milênio das Nações Unidas de redução da mortalidade infantil, antes do tempo acordado”, disse a coordenadora de Processamento e Qualidade do BHL, Danielle Aparecida da Silva.
“Os bancos de leite humano tiveram um papel fundamental nessa queda”, disse, ao lembrar que, em 2000, o país tinha 29,7 mortes de bebês por mil habitantes, e em 2010 a proporção caiu para 15,6 mortes por grupo de mil habitantes. Taxa inferior à estabelecida pela  Organização das Nações Unidas (ONU) até 2015.
Para Danielle, outra contribuição fundamental dos bancos de leite humano tem sido a de quebrar mitos em relação ao leite materno, estimulando e apoiando mães a amamentarem os filhos sem medo e inseguranças.
“Ouvia-se muito que o leite era fraco quando o bebê acabava de mamar e chorava, por exemplo. Toda essa rede de bancos de leites vem ajudando a criar esse novo conhecimento, valorizar a amamentação entre as mães que procuram essas unidades achando que o leite é fraco ou que tem alguma impossibilidade de amamentar”, explicou.
A engenheira de alimentos ressaltou que o leite materno tem fatores de proteção contra uma série de doenças, que evitam a morte precoce do bebê e que se refletem na vida adulta, como prevenção à diabetes e à obesidade.
Para ela, todas essas contribuições só foram possíveis quando os bancos deixaram de ser apenas um local de armazenagem de leite e se transformaram, a partir da década de 80, em um centro de formação, proteção e apoio, onde as mulheres passaram a ser protagonistas no processo de aleitamento materno.

A coordenadora explicou que todo o leite coletado no banco passa por um processo de seleção, classificação e pasteurização até que esteja pronto para ser distribuído com qualidade certificada aos bebês prematuros e/ou de baixo peso internados em unidades de Terapia Intensiva Neonatal.
Hoje, o país tem uma Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, composta por 212 bancos e 121 postos de coletas. O modelo brasileiro serviu como base para a criação do Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano, que tem a participação de 23 países da América Latina, da Europa e da África.
No ano passado, aproximadamente 175 mil recém-nascidos, internados em UTIs, receberam o leite doado aos bancos e quase 1,4 milhão de mulheres com algum tipo de dificuldade relacionada ao aleitamento tiveram atendimento.
Segundo Danielle, um desafio constante é manter as doações. “Acredito que deveria haver uma conscientização maior, que deve começar desde o início da gravidez”, defendeu.“O ideal seria que cada Unidade de Terapia Intensiva Neonatal pudesse ter seu próprio banco de leite”, ponderou.
Ela lembrou que o serviço de coleta em casa, com oferecimento gratuito dos vidros, facilita muito a doação. Informações sobre como doar leite humano ou amamentação podem ser encontradas no site www.redeblh.fiocruz.br ou pelo telefone 0800 026 8877.


Postado por: Kelly Maria

Fonte: Agência Brasil

Mais de 160 concursos têm 32,5 mil vagas com inscrições abertas

Salários chegam a R$ 22.854,46 no TJ do DF e Territórios e no TRT do RJ.
Cargos são em todos os níveis de escolaridade

Pelo menos 166 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (28) e reúnem 32.463 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 22.854,46 no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro.
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.
Os órgãos que abrem as inscrições para 1.254 vagas são os seguintes: Câmara Municipal de Adamantina (SP), Câmara Municipal de Ribeirão Preto (SP), Câmara Municipal de São Gonçalo do Pará (MG), Câmara Municipal de Sem Peixe (MG), Hospital Geral Doutor Manoel Bifulco de São Mateus, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Reserva (PR), Ministério Público do Paraná, Prefeitura de Aguaí (SP), Prefeitura de Arapongas (PR), Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE), Prefeitura de Feliz Natal (MT), Prefeitura de Princesa Isabel (PB), Prefeitura de Rio Rufino (SC), Prefeitura de São Bento (MA), Prefeitura de Venturosa (PE), Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia e Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).
Instituição/Órgão Prazo
 
Vagas Salário máximo Escolaridade Local de trabalho Edital
Assembleia Legislativa de Mato Grosso 03/11/13 430 R$ 6.057,93 nível médio e superior Mato Grossoveja edital
Câmara Municipal de Adamantina (SP) 10/11/13 5 R$ 3.843,90 nível médio e superior Adamantina (SP)veja edital
Câmara Municipal de Jataizinho (PR) 18/11/13 5 R$ 2.407,19 todos os niveis Jataizinho (PR)veja edital
Câmara Municipal de Juatuba (MG) 10/11/13 20 R$ 4.560 todos os níveis Juatuba (MG)veja edital
Câmara Municipal de Jundiaí (SP) 13/11/13 25 R$ 7.009,12 todos os níveis Jundiaí (SP)veja edital
Câmara Municipal de Ribeirão Preto (SP) 06/11/13 2 R$ 1.330 nível fundamental Ribeirão Preto (SP)veja edital
Câmara Municipal de São Gonçalo do Pará (MG) 29/11/13 4 R$ 1.500 todos os níveis São Gonçalo do Pará (MG)veja edital
Câmara Municipal de Sem Peixe (MG) 26/11/13 3 R$ 847,83 nível fundamental e médio Sem Peixe (MG)veja edital
Câmara Municipal de Taboão da Serra (SP) 12/11/13 22 R$ 7.000 todos os níveis Taboão da Serra (SP)veja edital
Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (MG) 14/11/13 101 R$ 3.041,73 todos os níveis Uberaba (MG)veja edital
Centro de Promoção Social Municipal de Limeira (SP) 13/11/13 49 e cadastro R$ 4.589,38 todos os níveis Limeira (SP)veja edital
Companhia Municipal de Urbanismo de Novo Hamburgo (RS) 03/11/13 62 R$ 7,94 por hora nível fundamental e médio Novo Hamburgo (RS)veja edital
Conselho Regional de Administração de Sergipe 22/11/13 3 R$ 1.752,96 nível médio e superior Aracajuveja edital
Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina 30/10/13 20 R$ 5.794,20 nível médio e superior Florianópolis, Rio do Sul e Chapecóveja edital
Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, no Distrito Federal 01/12/13 2 e cadastro R$ 2.083,55 nível médio e superior Distrito Federalveja edital
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo 22/12/13 2 e cadastro R$ 1.368,00 nível médio Vitóriaveja edital
Conselho Regional de Química da 4ª Região, em São Paulo 01/12/13 10 e cadastro R$ 5.108,85 nível médio/técnico e superior Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Pauloveja edital
Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Piauí 22/11/13 2 e cadastro R$ 2.300 nível médio e superior Piauíveja edital
Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Saúde Pública (Codesp) 07/11/13 68 R$ 3.600 nível médio e superior Natividade (RJ) e Porciúncula (RJ)veja edital
Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba 08/11/13 15 R$ 5.287,34 nível médio Paraíbaveja edital
Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina 10/11/13 153 R$ 3.347,28 nível superior Santa Catarinaveja edital
Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Paraná 11/11/13 706 não informado nível médio Paranáveja edital
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) 11/11/13 92 R$ 5.996,83 todos os níveis Santa Catarinaveja edital
Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) 29/11/13 91 R$ 3.734,92 nível médio e superior São Pauloveja edital
Fundação Municipal de Saúde de Canoas (RS) 11/11/13 375 R$ 10.000 todos os níveis Canoas (RS)veja edital
Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (RS) 17/11/13 103 R$ 12.205,47 nível superior em medicina Novo Hamburgo (RS)veja edital
Fundação TV Minas Cultural e Educativa (Rede Minas) 14/11/13 203 R$ 2.183 nível médio e superior Belo Horizonteveja edital
Governo de Minas Gerais 15/11/13 1.117 R$ 2.983,37 nível médio e superior Minas Geraisveja edital
Guarda Civil Metropolitana de São Paulo 08/11/13 2.000 R$ 1.377,72 nível médio São Pauloveja edital
Hospital Geral Doutor Manoel Bifulco de São Mateus 18/11/13 15 R$ 2.789,44 nível técnico e superior São Pauloveja edital
Hospital Universitário Professor Alberto Antunes 31/10/13 117 R$ 9.000 nível médio, técnico e superior Alagoasveja edital
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (3) 31/10/13 12 R$ 8.907,45 nível superior Rio de Janeiroveja edital
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso 10/11/13 184 R$ 3.511,70 todos os níveis Mato Grossoveja edital
Instituto Federal do Paraná 31/10/13 263 R$ 3.138,70 todos os níveis Paranáveja edital
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima 10/11/13 149 R$ 3.594,57 todos os níveis Roraimaveja edital
Instituto Municipal de Assistência a Saúde do Funcionalismo de São Bernardo do Campo (SP) 24/11/13 4 R$ 2.149,14 nível fundamental São Bernardo do Campo (SP)veja edital
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) 18/11/13 163 R$ 8.300 nível superior todo o paísveja edital
Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo 01/11/13 136 R$ 7.188,68 nível técnico e superior São Paulo e São José dos Camposveja edital
Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais 05/11/13 792 R$ 2.674,12 nível técnico e superior Minas Geraisveja edital
Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Reserva (PR) 12/11/13 3 R$ 2.000 nível médio e superior Reserva (PR)veja edital
Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina 14/11/13 5 e cadastro R$ 5.042,05 nível superior em direito Florianópolisveja edital
Instituto de Terras e Colonização de Roraima 05/11/13 115 R$ 3.847,04 todos os níveis Roraimaveja edital
Liquigás Distribuidora 28/10/13 22 R$ 905,26 nível fundamental Ipojuca (PE)veja edital
Marinha 07/11/13 71 não informado nível superior em medicina Salvador, Natal, Belém, Rio Grande (RS), Ladário (MS), Brasília e Rio de Janeiroveja edital
Minas Gerais Administração e Serviços S/A 24/11/13 209 R$ 5.960,99 todos os níveis Minas Geraisveja edital
Ministério Público do Acre 09/12/13 20 R$ 21.711,14 nível superior em direito Acreveja edital
Ministério Público de Contas do Estado de Mato Grosso 28/10/13 20 R$ 15.241,46 nível superior Mato Grossoveja edital
Ministério Público do Paraná 26/11/13 131 R$ 7.300,39 todos os níveis Paranáveja edital
Pernambuco Participações e Investimentos S.A 04/11/13 14 R$ 2.900 nível médio/ técnico e superior Pernambucoveja edital
Polícia Civil do Rio de Janeiro 18/11/13 750 R$ 2.871,98 nível superior Rio de Janeiroveja edital
Polícia Militar do Espírito Santo 11/11/13 40 R$ 5.516,10 nível médio Espírito Santoveja edital
Polícia Militar do Piauí 29/10/13 430 R$ 4.013.03 nível médio e superior Piauíveja edital
Polícia Militar de Roraima 22/11/13 20 R$ 2.433,67 nível médio Roraimaveja edital
Polícia Militar de São Paulo 22/11/13 2.000 R$ 2.563,28 nível médio São Pauloveja edital
Polícia Militar de Santa Catarina (1) 18/11/13 470 R$ 2.910,31 nível superior Santa Catarinaveja edital
Polícia Militar de Santa Catarina (2) 18/11/13 630 R$ 1.356 nível médio Santa Catarinaveja edital
Polícia Militar de Santa Catarina (3) 14/11/13 29 não informado nível superior Santa Catarinaveja edital
Prefeitura de Aguaí (SP) 08/11/13 30 R$ 55,13 por hora nível superior em medicina Aguaí (SP)veja edital
Prefeitura de Amambai (MS) 10/11/13 101 R$ 1.272,53 nível médio e superior Amambai (MS)veja edital
Prefeitura de Anhembi (SP) 04/11/13 29 e cadastro R$ 3.083,98 todos os níveis Anhembi (SP)veja edital
Prefeitura de Antônio Almeida (PI) 08/11/13 21 R$ 4.000 todos os níveis Antônio Almeida (PI)veja edital
Prefeitura de Arabutã (SC) 06/11/13 7 R$ 6.078,00 nível fundamental e superior Arabutã (SC)veja edital
Prefeitura de Araçatuba (SP) 28/10/13 145 R$ 3.145,18 todos os níveis Araçatuba (SP)veja edital
Prefeitura de Arapongas (PR) 24/11/13 313 R$ 5.929,97 todos os níveis Arapongas (PR)veja edital
Prefeitura de Balsa Nova (PR) 04/11/13 13 R$ 9.500 nível fundamental e superior Balsa Nova (PR)veja edital
Prefeitura de Betânia (PE) 21/11/13 223 R$ 7.650 todos os níveis Betânia (PE)veja edital
Prefeitura de Bom Progresso (RS) 04/11/13 79 R$ 3.061,36 todos os níveis Bom Progresso (RS)veja edital
Prefeitura de Braço do Norte (SC) 13/11/13 12 R$ 1.158,39 nível fundamental e superior Braço do Norte (SC)veja edital
Prefeitura de Bragança Paulista (SP) (1) 30/10/13 164 R$ 3.984,33 todos os níveis Bragança Paulista (SP)veja edital
Prefeitura de Bragança Paulista (SP) (2) 14/11/13 155 R$ 2.367,10 nível médio e superior Bragança Paulista (SP)veja edital
Prefeitura de Brodowski (SP) 10/11/13 67 R$ 6.600 todos os níveis Brodowski (SP)veja edital
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE) 30/10/13 141 R$ 1.019,87 nível médio e superior Cabo de Santo Agostinho (PE)veja edital
Prefeitura de Cafelândia (PR) 04/11/13 70 R$ 9.523,77 todos os níveis Cafelândia (PR)veja edital
Prefeitura de Campo Grande (RN) 28/10/13 146 R$ 1.175,79 todos os níveis Campo Grande (RN)veja edital
Prefeitura de Canaã (MG) 14/11/13 4 R$ 5.171,90 nível superior Canaã (MG)veja edital
Prefeitura de Canhoba (SE) 29/10/13 23 R$ 7.500 todos os níveis Canhoba (SE)veja edital
Prefeitura de Cantagalo (RJ) 17/11/13 54 R$ 9.649,80 todos os níveis Cantagalo (RJ)veja edital
Prefeitura de Capão Bonito do Sul (MS) 10/11/13 39 R$ 5.323,14 todos os níveis Capão Bonito do Sul (MS)veja edital
Prefeitura de Cariré (CE) 10/11/13 364 R$ 12.000 todos os níveis Cariré (CE)veja edital
Prefeitura de Catinguera (PB) 20/11/13 69 R$ 1.595,78 todos os níveis Catinguera (PB)veja edital
Prefeitura de Chapadão do Sul (MS) 29/10/13 193 R$ 3.432,85 todos os níveis Chapadão do Sul (MS)veja edital
Prefeitura de Chapecó (SC) 01/11/13 50 R$ 4.321,41 nível médio e superior Chapecó (SC)veja edital
Prefeitura de Conceição do Mato Dentro (MG) 19/11/13 216 R$ 8.852,97 todos os níveis Conceição do Mato Dentro (MG)veja edital
Prefeitura de Cristalândia do Piauí (PI) 14/11/13 95 R$ 7.200 todos os níveis Cristalândia do Piauí (PI)veja edital
Prefeitura de Felisburgo (MG) 21/11/13 94 R$ 6 mil todos os níveis Felisburgo (MG)veja edital
Prefeitura de Feliz (RS) 18/11/13 70 R$ 4.800 todos os níveis Feliz (RS)veja edital
Prefeitura de Feliz Natal (MT) 17/11/13 131 R$ 6.103,77 todos os níveis Feliz Natal (MT)veja edital
Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) 11/11/13 150 R$ 1.704,74 todos os níveis Foz do Iguaçu (PR)veja edital
Prefeitura de Glorinha (RS) 31/10/13 19 R$ 1.388,40 nível médio Glorinha (RS)veja edital
Prefeitura de Goiabeira (MG) 30/10/13 78 R$ 1.567 todos os níveis Goiabeira (MG)veja edital
Prefeitura de Guarulhos (SP) 12/11/13 245 R$ 11.660,06 todos os níveis Guarulhos (SP)veja edital
Prefeitura de Iguatu (CE) 08/11/13 1.821 R$ 5.700 todos os níveis Iguatu (CE)veja edital
Prefeitura de Imbituba (SC) 11/11/13 119 R$ 4.989,81 todos os níveis Imbituba (SC)veja edital
Prefeitura de Itabira (MG) 01/11/13 6 R$ 1.784,27 nível superior Itabira (MG)veja edital
Prefeitura de Itabirito (MG) 30/10/13 322 R$ 1.567 todos os níveis Itabirito (MG)veja edital
Prefeitura de Itajaí (SC) 29/10/13 79 R$ 3.347,84 nível médio e superior Itajaí (SC)veja edital
Prefeitura de Itapaci (GO) 17/11/13 58 R$ 1.200 todos os níveis Itapaci (GO)veja edital
Prefeitura de Itapecerica da Serra (SP) 31/10/13 8 R$ 1.364,22 nível médio/técnico e superior Itapecerica da Serra (SP)veja edital
Prefeitura de Itapiranga (SC) 14/11/13 48 R$ 3.495,76 nível fundamental e superior Itapiranga (SC)veja edital
Prefeitura de Itápolis (SP) 11/11/13 103 R$ 9.205,32 todos os níveis Itápolis (SP)veja edital
Prefeitura de Itaipulândia (PR) 14/11/13 28 R$ 6.732,01 todos os níveis Itaipulândia (PR)veja edital
Prefeitura de Itatiba (SP) 08/11/13 75 R$ 4.032,79 nível médio e superior Itatiba (SP)veja edital
Prefeitura de Itapiratins (TO) 05/11/13 27 R$ 4.980,53 todos os níveis Itapiratins (TO)veja edital
Prefeitura de Jaguaruna (SC) 31/10/13 51 R$ 779,81 nível superior Jaguaruna (SC)veja edital
Prefeitura de Jati (CE) 11/11/13 84 R$ 2.500 todos os níveis Jati (CE)veja edital
Prefeitura de Jenipapo de Minas (MG) 07/11/13 60 R$ 8.133 nível médio e superior Jenipapo de Minas (MG)veja edital
Prefeitura de Ji-Paraná (RO) 07/11/13 305 R$ 7.688,88 todos os níveis Ji-Paraná (RO)veja edital
Prefeitura de Lavras da Mangabeira (CE) 05/11/13 457 R$ 9.200 todos os níveis Lavras da Mangabeira (CE)veja edital
Prefeitura de Limoeiro do Norte (CE) 08/11/13 95 R$ 1.056,29 nível médio Limoeiro do Norte (CE)veja edital
Prefeitura de Luminárias (MG) 16/11/13 17 R$ 2.844,86 nível fundamental e superior Luminárias (MG)veja edital
Prefeitura de Maringá (PR) 28/10/13 31 R$ 9.275,78 todos os níveis Maringá (PR)veja edital
Prefeitura de Mossoró (RN) 04/11/13 355 R$ 2.077,89 nível superior Mossoró (RN)veja edital
Prefeitura de Nossa Senhora das Dores (SE) 14/11/13 74 R$ 2.500 todos os níveis Nossa Senhora das Dores (SE)veja edital
Prefeitura de Nova Odessa (SP) 04/11/13 17 e cadastro R$ 5.468,30 todos os níveis Nova Odessa (SP)veja edital
Prefeitura de Orlândia (SP) 03/11/13 25 R$ 3.205 todos os níveis Orlândia (SP)veja edital
Prefeitura de Palmas 07/11/13 3.545 R$ 2.838,11 nível superior Palmasveja edital
Prefeitura de Penaforte (CE) 18/11/13 493 R$ 7.117 todos os níveis Penaforte (CE)veja edital
Prefeitura de Penha (SC) 20/11/13 94 R$ 7.261,70 todos os níveis Penha (SC)veja edital
Prefeitura de Pinhal de São Bento (PR) 04/11/13 44 R$ 6.780 todos os níveis Pinhal de São Bento (PR)veja edital
Prefeitura de Ponte Alta do Norte (SC) 31/10/13 37 R$ 7.192,74 todos os níveis Ponte Alta do Norte (SC)veja edital
Prefeitura de Pontes e Lacerda (MT) 29/10/13 112 R$ 5.273,38 todos os níveis Pontes e Lacerda (MT)veja edital
Prefeitura de Poranga (CE) 13/11/13 72 R$ 2.200 todos os níveis Poranga (CE)veja edital
Prefeitura de Porecatu (PR) 03/11/13 23 e cadastro R$ 6.546,06 todos os níveis Porecatu (PR)veja edital
Prefeitura de Porto dos Gaúchos (MT) 17/11/13 75 R$ 4.172,86 todos os níveis Porto dos Gaúchos (MT)veja edital
Prefeitura de Porto União (SC) 21/11/13 55 R$ 11.452,34 todos os níveis Porto União (SC)veja edital
Prefeitura de Princesa Isabel (PB) 28/11/13 107 R$ 4.600 todos os níveis Princesa Isabel (PB)veja edital
Prefeitura de Recife (1) 28/10/13 177 R$ 4.589,20 nível médio/ técnico e superior Recifeveja edital
Prefeitura de Recife (2) 30/10/13 40 R$ 1.500 nível superior Recifeveja edital
Prefeitura de Rio Claro (SP) 31/10/13 48 R$ 1.639,96 todos os níveis Rio Claro (SP)veja edital
Prefeitura de Rio Rufino (SC) 26/11/13 32 R$ 1.820,05 todos os níveis Rio Rufino (SC)veja edital
Prefeitura de Rodeio (SC) 01/11/13 cadastro de reserva R$ 9.100 todos os níveis Rodeio (SC)veja edital
Prefeitura de Santa Rita de Cataguases (MG) 30/10/13 58 R$ 8.710,10 todos os níveis Santa Rita de Cataguases (MG)veja edital
Prefeitura de São Bento (MA) 21/11/13 181 R$ 1.384,38 todos os níveis São Bento (MA)veja edital
Prefeitura de São Gonçalo de Sapucaí (MG) 07/11/13 10 R$ 3.913,08 nível médio/ técnico e superior São Gonçalo de Sapucaí (MG)veja edital
Prefeitura de São Manuel (SP) 10/11/13 34 R$ 2.602,73 todos os níveis São Manuel (SP)veja edital
Prefeitura de São Miguel (RN) 13/11/13 79 R$ 1.958 todos os níveis São Miguel (RN)veja edital
Prefeitura de São Pedro do Sul (RS) 04/11/13 18 R$ 6.478,09 todos os níveis São Pedro do Sul (RS)veja edital
Prefeitura de Tamandaré (PE) 14/11/13 250 R$ 2.000 todos os níveis Tamandaré (PE)veja edital
Prefeitura de Venha Ver (RN) 22/11/13 82 R$ 3.600 todos os níveis Venha Ver (RN)veja edital
Prefeitura de Venturosa (PE) 28/11/13 10 R$ 7.000 nível superior em medicina Venturosa (PE)veja edital
Prefeitura de Viçosa (RN) 07/11/13 6 R$ 2.950 nível médio e superior Viçosa (RN)veja edital
Prefeitura de Vidal Ramos (SC) 25/11/13 28 R$ 2.632,06 todos os níveis Vidal Ramos (SC)veja edital
Prefeitura de Vilhena (RO) 07/11/13 262 R$ 6.300 todos os níveis Vilhena (RO)veja edital
Prefeitura de Virmond (PR) 04/11/13 97 R$ 9.927,47 todos os níveis Virmond (PR)veja edital
Procuradoria Geral da Bahia 11/11/13 25 R$ 6.700,92 nível superior em direito Bahiaveja edital
Sebrae Alagoas 30/10/13 cadastro de reserva R$ 3.746,83 nível superior Alagoasveja edital
Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia 01/11/13 83 R$ 3.400 nível médio/ técnico e superior Bahiaveja edital
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul 06/11/13 130 R$ 3.056,70 nível superior Rio Grande do Sulveja edital
Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre 10/11/13 2.599 R$ 2.010,95 nível médio e superior Acreveja edital
Secretaria de Estado de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro 01/11/13 50 R$ 13.186,76 nível superior Rio de Janeiroveja edital
Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul 11/11/13 1.500 R$ 3.117,07 todos os níveis Rio Grande do Sulveja edital
Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Porto Feliz (SP) 13/11/13 34 R$ 1.561,35 nível fundamental e médio Porto Feliz (SP)veja edital
Supremo Tribunal Federal (STF) 04/11/13 36 R$ 7.506,55 nível médio e superior Brasíliaveja edital
Transpetro 31/01/14 602 R$ 9.545,40 não informado não informadoveja edital
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios 14/11/13 92 R$ 22.854,46 nível superior em direito Distrito Federalveja edital
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul 05/11/13 355 R$ 3.933,62 nível médio Rio Grande do Sulveja edital
Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo 08/11/13 4 R$ 2.930,71 nível fundamental São Pauloveja edital
Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro 25/11/13 29 R$ 22.854,46 nível superior em direito Rio de Janeiroveja edital
Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, de Campinas (SP) 07/11/13 2 e cadastro R$ 9.188,20 nível médio e superior Campinas (SP)veja edital
Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, em Alagoas 22/11/13 7 e cadastro R$ 9.188,20 nível médio e superior Alagoasveja edital
Universidade do Estado do Amazonas 08/11/13 51 R$ 7.897 nível superior Manaus, Parintins e Tabatingaveja edital
Universidade Federal do Amapá (Unifap) 18/11/13 96 R$ 3.138,70 nível médio e superior Macapá, Oiapoque e Mazagãoveja edital
Universidade Federal da Bahia 29/10/13 121 R$ 3.138,70 nível médio e superior Bahiaveja edital
Universidade Federal do Paraná 01/11/13 27 R$ 3.138,70 nível médio e superior Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná e Jandaia do Sulveja edital
Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) 18/11/13 63 R$ 3.138,70 nível médio e superior Rio Grande do Norteveja edital
Universidade Federal de Santa Catarina (SC) 04/11/13 109 R$ 3.511,70 nível médio e superior Santa Catarina (SC)veja edita


 
 fonte G1