quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cólica menstrual intensa não é normal


Médica enfatiza: sintoma pode estar relacionado à Endometriose e à Infertilidade. Na dúvida, exames para a detecção da causa é a melhor escolha.
Indisposição, aumento da ansiedade e estresse podem ser quadros comuns, nas mulheres que sofrem com a cólica menstrual. Dados da pesquisa Dismenorréia e Absenteísmo no Brasil (Disab) mostram que 65% das brasileiras tem cólicas a cada menstruação e 70% delas relacionam a produtividade prejudicada no trabalho devido às dores. No entanto, a atenção do público feminino deve ser voltada para este incômodo, quando as dores no período da menstruação se tornam mais intensas e, muitas vezes, as atividades rotineiras tem que ser deixadas em segundo plano. “Dores durante a menstruação podem ocorrer de forma leve e que não atrapalhe o dia da mulher. Porém, quando persistente e um aumento progressivo de intensidade a cada mês, é necessário investigar o quadro, complementa a médica. Nestas mulheres, a Endometriose pode ser um dos fatores”, explica Naura Tonin Angonese, médica ginecologista e obstetra.
91756069

 SINTOMAS

Além das fortes cólicas menstruais, a Endometriose pode gerar sintomas como: dor  pélvica que torna acentuada no período pré-menstrual, cólicas incapacitantes na menstruação acompanhada de dificuldades para urinar e algumas vezes mudança do hábito intestinal com diarreia ou dor na evacuação. “A Endometriose pode envolver outros órgãos, principalmente: intestino, ovário e bexiga”, ressalta Naura.

 INFERTILIDADE

Toda reação inflamatória nos órgãos do aparelho reprodutor pode influenciar na capacidade de gestação bem sucedida na mulher. De acordo com Tânia Maria Balcewicz, médica especialista em reprodução humana da Plena Fértile de Toledo, a Endometriose é uma das causas da infertilidade, diagnosticada em cerca de 25% a 50% das mulheres inférteis. “Já nas portadoras da doença, aproximadamente 30% a 50% apresentam a infertilidade”, acrescenta Tânia. Porém, a especialista destaca que mesmo nos casos de doença avançada a mulher com Endometriose pode engravidar espontaneamente. A médica explica que fatores como: idade, grau da doença e tempo de infertilidade são levados em conta na hora da avaliação e decisão do melhor tratamento. “Algumas podem engravidar de forma espontânea e a endometriose ser apenas um achado ocasional numa cesárea”, observa Tânia. “Outras irão precisar de um tratamento cirúrgico e algumas de métodos de reprodução assistida – fertilização in vitro ou inseminação – para engravidar”, complementa.

 DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Para Naura, o diagnóstico é inicialmente  clínico a partir da história da paciente e do exame ginecológico. O diagnostico definitivo só e possível após a laparoscopia, procedimento cirúrgico onde será avaliado o comprometimento ou não dos órgãos internos e o local de realização de uma biopsia para comprovar definitivamente a Endometriose. “A cirurgia laparoscópica atua em duas situações: como diagnóstico e tratamento”, ressalta Naura. Ela explica que na execução do procedimento, os focos da Endometriose encontrados são retirados no mesmo momento.  Para tratar a Endometriose, além do tratamento cirúrgico inicial, existem vários medicamentos específicos que proporcionam controle dos sintomas e até mesmo a resolução do caso, o que proporciona o retorno da qualidade de vida das mulheres.
blog saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário