segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Corrida aos concursos públicos

Depois de décadas em segundo plano, o emprego público vem sendo novamente valorizado, e a grande onda de concursos está abrindo excelentes oportunidades de emprego para quem se dedica a estudar. São salários e condições de trabalho bastante atraentes. E 2014 promete ser o ano dos concursos públicos no Brasil. A Lei Orçamentária Anual (LOA), sancionada pela presidente Dilma Rousseff, reserva nada menos que 47.112 vagas para possível preenchimento por meio de concursos somente este ano. As oportunidades são apenas para lotação no Poder Executivo referentes a cargos vagos já existentes. O Banco do Brasil encerrou na última semana as inscrições com 361 mil candidatos. Na região, um dos concursos mais procurados é o da Prefeitura de Quissamã, com 31 mil inscritos para 70 vagas. Entretanto, o certame corre o risco de ser suspenso pela Justiça, a pedido do Ministério Público.
De acordo com o ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, se todas as vagas previstas na LOA forem de fato preenchidas, a despesa orçamentária seria de R$ 2,277 bilhões. Do total de oportunidades, 42.353 serão para compor os quadros de pessoal dos órgãos públicos e 4.759 para substituição de funcionários terceirizados. As seleções abertas em 2014 serão estratégicas, segundo o governo, e abrangerão áreas como segurança pública, infraestrutura, saúde, educação, formulação de políticas públicas e gestão governamental.
Entre os concursos mais esperados do ano estão os da Caixa Econômica Federal, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), vinculada ao ministério dos Transportes, Polícia Federal e Receita Federal.
A Caixa Econômica lançou, quinta-feira passada, dois editais de concursos públicos para formação de cadastro de reserva para os cargos de técnico bancário; engenheiros agrônomo, civil, elétrico e mecânico; e médico do trabalho. Os concursos são para todo o país. A instituição organizadora do certame é o Cespe/UNB e as provas, para todos os cargos, estão previstas para ocorrer no dia 23 de mar-
ço.
Já Anac, Antaq, PF e Receita Federal aguardam a autorização do ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para abrir as seleções em 2014. Seis ministérios tiveram concursos autorizados pelo governo federal: da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Educação; da Fazenda; da Saúde e ministério do Trabalho e Emprego. No total, é esperada a abertura de mais de 6,5 mil vagas.
A área de segurança pública também deve oferecer um bom número de vagas em 2014. A Polícia Civil do Distrito Federal, Polícia Civil do Rio de Janeiro, Polícia Civil de Tocantins, Polícia Militar do Acre, Polícia Militar do Distrito Federal, Polícia Militar do Rio de Janeiro e Polícia Militar de São Paulo podem abrir mais de 7,8 mil vagas.
Jane Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário