segunda-feira, 26 de maio de 2014

Ceperj abre inscrições para cinco funções gratificadas da Educação

Os professores interessados poderão se inscrever até as 11h59 de 26 de junho no site da Fundação Ceperj (www.ceperj.rj.gov.br)

Nova chance para professores da rede estadual de ensino, que desejam progredir na carreira do magistério: participar dos processos seletivos internos da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). As fichas de inscrição para as funções gratificadas de diretor e diretor adjunto de unidade escolar, orientador educacional, coordenador pedagógico e agente de acompanhamento da gestão escolar estão no portal www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj. Os professores interessados poderão se inscrever até as 11h59 de 26 de junho.
 
Para conquistarem os novos cargos, os professores terão de se submeter a uma bateria de quatro etapas: prova objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório; análise de currículo e experiência profissional, também eliminatória e classificatória; avaliação de perfil, apenas eliminatória; e curso de formação, de caráter eliminatório. As três primeiras fases estarão sob a responsabilidade da Diretoria de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj e a quarta será ministrada pela Seeduc, podendo participar do curso os candidatos aprovados na segunda etapa e considerados aptos na avaliação de perfil.
 
Além das fichas de inscrição, também entram no portal www.ceperj.rj.gov.br os editais e anexos, como cronograma, quadro com a distribuição de vagas, relação das Regionais e conteúdo programático, entre outros, para que os candidatos conheçam as normas que regem esta seleção interna da Seeduc e todos os requisitos para assumirem a nova função. O servidor designado para o cargo de diretor ou diretor adjunto de unidade escolar, orientador educacional, coordenador pedagógico ou agente de acompanhamento da gestão escolar cumprirá jornada de 40 horas semanais e receberá, mensalmente, gratificação da função escolhida sem prejuízo da remuneração do cargo efetivo.
 
Os professores interessados deve se certificar que preenchem todos os requisitos exigidos, antes de efetuarem suas inscrições. O candidato deverá atender, cumulativamente, às seguintes exigências: ser servidor ativo da carreira do magistério estadual; ser graduado em nível superior; ter atuado por, no mínimo, três anos em funções efetivas em unidade escolar, exigências comuns a todos os cargos. No caso de o professor optar pela função de coordenador pedagógico, deverá ter, preferencialmente, pós-graduação em Educação; se optar para o cargo de orientador educacional deverá ter graduação em Pedagogia e possuir habilitação ou especialização na área de Orientação Educacional; e para a função gratificada de agente de acompanhamento da gestão escolar deve ter, preferencialmente, pós-graduação em Gestão Escolar.
 
Vale lembrar a Resolução Seeduc nº 4.778, de 20 de março de 2012, que diz que poderão atuar na função de orientador educacional e coordenador pedagógico os docentes I e II, os professores assistentes de Administração Educacional I e os assistentes de Administração Educacional II.
 
Inscrições

O professor interessado deverá preencher a ficha de inscrição corretamente, indicando de forma clara e precisa os seus dados pessoais, sua qualificação e experiência profissional, a função e a Regional para a qual está concorrendo, bem como o município onde deseja fazer a prova objetiva, que terá dois turnos e está marcada para 20 de julho. São sete os municípios: Rio de Janeiro, Itaperuna, Niterói, Três Rios, Volta Redonda, Petrópolis e Nova Friburgo.
 
Os interessados devem prestar atenção nas exigências dos editais: o candidato que se inscrever para função igual em mais de uma Regional será validada a última inscrição; quem se inscrever para funções diferentes na mesma Regional, só poderá realizar a prova no caso de os exames serem realizados em turnos diferentes; aquele que se inscrever para funções diferentes, mas com previsão de realização de prova no mesmo turno, será validada a última.
 
Efetivada a inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente imprimir, em duas vias, o comprovante de inscrição realizada, que será disponibilizado pelo sistema ao término do processo. A cópia da ficha constitui requisito para a segunda etapa - análise de currículo. Quem não conseguir realizar a impressão deverá entrar em contato com a Fundação Ceperj pelos telefones (21) 2334 7100, 2334 7117 e 2334 7132, do Serviço de Atendimento ao Candidato, para a adoção das providências necessárias.
 
A documentação comprobatória das informações prestadas deverá ser colocada em envelope, identificado com o formulário de inscrição, impresso e colado na frente, e devidamente lacrado. O envelope deverá ser entregue no dia e horário de realização da prova objetiva de Conhecimentos Específicos, ou seja, em 20 de julho. Para fazer o exame, os candidatos deverão imprimir o cartão de confirmação de inscrição (CCI) no portal da Ceperj, a partir de 15 de julho. O CCI deverá ser apresentado por ocasião da prova objetiva.
 
A análise de currículo será feita com base nas informações preenchidas pelo candidato no ato da inscrição. Somente serão analisados os documentos comprobatórios de títulos e experiência profissional informados na inscrição dos candidatos classificados na primeira etapa – prova objetiva de Conhecimentos Específicos.
 
A avaliação de perfil (terceira etapa) consiste na aplicação de atividade em grupo e entrevista individual, das quais participarão os candidatos aprovados e classificados na análise de currículo. Serão avaliadas várias competências, como liderança, visão sistêmica, flexibilidade, trabalho em equipe e comunicação. Também serão observadas fluência verbal, proatividade e iniciativa, criatividade e inovação, entre outras competências.
 
O curso de formação, a quarta etapa, será de responsabilidade da Ceperj no que diz respeito ao controle e à operacionalização dos procedimentos administrativos; e da Seeduc no que diz respeito à seleção de conteúdos e desenvolvimento das aulas. Participarão desta etapa os candidatos considerados aptos na avaliação de perfil, em data a ser divulgada nos portais da Seeduc, www.educacao.rj.gov.br, e da Ceperjwww.ceperj.rj.gov.br. A capacitação será obrigatória para os aprovados e convocados, considerando-se eliminado o candidato que não comparecer, chegar atrasado ou se ausentar, sem justificativa legal, durante o curso.
 
Os professores interessados devem preencher suas fichas antes de 26 de junho, evitando sobrecarga da rede nos últimos dias do prazo. A Seeduc e a Ceperj não se responsabilizam por solicitação de inscrição via internet não recebida, por qualquer motivo, como procedimento indevido dos usuários, falhas de comunicação, congestionamento das linhas, bem como outros fatores de ordem técnica. 

Fonte: Imprensa RJ

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