segunda-feira, 19 de maio de 2014

Olho Vivo no Dinheiro Público abre inscrições em Rio das Ostras

Capacitação é gratuita e destinada a representantes da sociedade civil, incluindo conselheiros municipais

Com o objetivo de estimular a participação popular na gestão de recursos públicos, a Controladoria Geral da União (CGU) promove, de 3 a 5 de junho, em parceria com a prefeitura de Rio das Ostras o programa Olho Vivo no Dinheiro Público. A capacitação é gratuita e destinada a representantes da sociedade civil, incluindo conselheiros municipais. Os interessados podem fazer a inscrição pelo email cgurj-nap@cgu.gov.br, até o dia 23 de maio, informando nome completo, segmento (conselheiro municipal ou sociedade civil), área de interesse (educação, assistência social ou saúde), email e telefone.

O programa busca mobilizar os cidadãos a atuar como “auditores sociais”, se utilizando de instrumentos de controle social. “Temos apoiado os conselhos municipais como ferramentas de controle, pois entendemos que a sociedade civil organizada contribui positivamente para a transparência e eficácia da administração pública”, destaca o prefeito Sabino.

Serão feitas capacitações nas áreas de Educação, Assistência Social e Saúde. Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre ferramentas de fiscalização (portal da transparência, lei de acesso à informação) e noções sobre programas federais. A cerimônia de abertura do Programa será promovida no dia 2 de junho, a partir das 19h, no auditório da Câmara Municipal.

O programa Olho Vivo no Dinheiro Público é uma iniciativa da CGU para sensibilizar e orientar a sociedade civil organizada sobre a importância da transparência na administração pública, da responsabilização e do cumprimento dos dispositivos legais.

O programa busca promover a participação do cidadão na prevenção e no combate à corrupção, envolvendo a sociedade numa mudança pela educação, pelo acesso à informação e pela mobilização social.

Sem comentários:

Enviar um comentário