domingo, 28 de setembro de 2014

Após virar no Ibope e GPP, Pezão dispara no Datafolha

Alexandre Bastos

Faltando oito dias para as eleições, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) disparou, abrindo oito pontos em relação ao deputado federal Anthony Garotinho (PR). De acordo com pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta sexta-feira (26), Pezão está com 31% contra 23% de Garotinho. O senador Marcelo Crivella (PRB) tem 17% e Lindberg Farias (PT), 12%. Tarcísio Motta (PSOL) está com 2%, e Dayse Oliveira (PSTU), 1%. Ney Nunes (PCB) não pontuou. Votos em branco e nulo somam 9%, e indecisos, 5%. Na simulação de segundo turno entre Pezão e Garotinho, o governador aparece com 54% contra 30% de Garotinho, uma diferença de 24 pontos.
A pesquisa Datafolha repete uma tendência mostrada nos levantamentos do Ibope e GPP, divulgados na última terça-feira (23). Na pesquisa Ibope, Pezão assumiu a primeira colocação com 29%, contra 26% de Garotinho, já o GPP mostrou Pezão com 28%, contra 22% de Garotinho. O Datafolha ouviu 1.405 eleitores entre os dias 25 e 26 de setembro em 33 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE sob o nº RJ-00046/2014 e no TSE sob o nº BR-00787/2014.
O Datafolha também apontou a rejeição dos candidatos, ou seja, em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. O resultado foi: Garotinho (49%), Lindberg (20%), Pezão (16%), Crivella (14%), Ney Nunes (11%), Tarcisio (11%), Dayse (10%); Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum (7%), Rejeito todos/não votaria em nenhum (4%), e não sabe (5%).
2º turno — O instituto fez duas simulações de segundo turno. A primeira, entre Garotinho e Pezão, traz o peemedebista com 54% das intenções de voto, contra 30% do ex-governador. Pezão subiu sete pontos percentuais em relação ao último Datafolha, enquanto Garotinho caiu cinco pontos. Votos em branco e nulo somam 14%, e indecisos, 2%. No segundo cenário, entre Garotinho e Crivella, o senador levaria a disputa com 49% contra 30% de Garotinho. Votos em branco e nulo somam 19%, e indecisos, 2%.
Disputa acirrada — Se antes as pesquisas mostravam uma disputa entre Garotinho e Pezão pela primeira colocação, agora, tendo em vista o crescimento do governador nos levantamentos do Ibope, GPP e Datafolha, a disputa promete ser acirrada pelo segundo lugar. De acordo com a pesquisa Datafolha, Garotinho, que tem 23%, está empatado tecnicamente, no limite da margem de erro, com Crivella, que apareceu com 17%. Por sua vez, tendo em vista a mesma margem de erro, Crivella está empatado com Lindberg, que tem 12%.
A Datafolha desta sexta mostrou apenas as simulações de segundo turno entre Pezão e Garotinho e Crivella e Garotinho. Até o fechamento desta edição, não havia sido divulgada simulação de segundo turno entre Pezão e Crivella. Na pesquisa Ibope na última terça-feira, Pezão tinha 41% e Crivella 33%.
fonte:folha da manha

Sem comentários:

Enviar um comentário