segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Nutrição auxilia atletas a manterem a saúde em dia

Com atendimento personalizado, o atleta conta com dietas especiais e voltadas para a sua rotina



















Ser um atleta de alto rendimento hoje requer muito mais do que simplesmente treinamentos físicos. E isso também vale para todas as outras pessoas, que praticam exercícios diários ou não: para manter-se saudável é preciso mais do que se mexer - é preciso que haja uma boa alimentação.

Pensando nas pessoas que se exercitam regularmente, entra em voga o atendimento nutricional voltado especialmente para atletas, o qual os orienta para uma alimentação adequada antes, durante e depois dos exercícios. Mas não é só isso. A nutricionista Paula Souza Borges, pós graduada em Nutrição Esportiva, entende a importância que a sua profissão possui para aqueles que desejam conquistar melhores resultados unindo a boa alimentação com uma vida saudável. “Resumidamente, elaboramos um plano alimentar voltado para suprir as necessidades do atleta de acordo com a duração, intensidade e frequência dos exercícios que ele pratica. Além disso, também são levados em conta os objetivos do atleta em relação ao exercício – perder peso, ganhar massa muscular, etc”, diz a especialista.

Durante o primeiro atendimento é realizada a avaliação clínica, que tem como objetivo conhecer o histórico médico do paciente e da sua família, bem como possíveis doenças e carências nutricionais. 

Além disso, são feitas avaliações antropométrica, dietética, anamnese etc. “O paciente, juntamente com o nutricionista, expõe seus objetivos ao contar com o profissional e então são estabelecidas metas para o futuro, que serão atingidas com a orientação e aconselhamento nutricional, um plano alimentar individualizado de acordo com a necessidades do paciente – além de a sua força de vontade para cumpri-lo”, comenta Paula.

A nutricionista relembra que o plano alimentar de cada paciente é diferente, já que cada pessoa possui sua rotina, horários disponíveis para as refeições, necessidades fisiológicas, preferências alimentares, condições econômicas, idade, objetivos, etc. “De nada adianta você ‘pegar’ o plano alimentar de algum amigo porque funcionou bem para ele. Cada plano é feito de maneira personalizada, e o que funciona para algumas pessoas, não funciona para outras”, ressalta.

Para Paula, ser uma pessoa que pratica exercícios regularmente e que deseja manter a saúde sempre em dia exige o acompanhamento de um profissional voltado à área da alimentação. “O exercício é importante, mas ele sozinho não faz milagres – assim como uma alimentação saudável, sem a prática de exercícios, também não alcança todos os objetivos desejados. O ideal é unir os dois, seja você um atleta de alto rendimento, uma pessoa que se exercita regularmente ou até mesmo uma pessoa que não faz exercícios, mas que deseja mudar a sua vida. Comece o quanto antes e perceba o quão bom isso será para você”, conclui a nutricionista.

Sem comentários:

Enviar um comentário