sábado, 31 de maio de 2014

Anvisa suspende distribuição e venda do antigripal Resfenol

O produto não apresenta estudos clínicos que comprovem sua eficácia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, o comércio e o uso, em todo o país, do medicamento Resfenol, solução oral gotas, fabricado pela empresa Kley Hertz S.A. Indústria e Comércio. A agência cancelou o registro do antigripal sob a alegação de que o produto não apresenta estudos clínicos que comprovem sua eficácia. A empresa fabricante fica responsável pelo recolhimento de todo o estoque existente no mercado.
A resolução, publicada no Diário Oficial da União, entrou em vigor na sexta-feira (30).
Também foi suspenso pela Anvisa o Lote 09411231 do antibiótico Cefalexina 500mg comprimido, fabricado pelo Laboratório Teuto Brasileiro e com validade até janeiro de 2016. O fabricante já iniciou o recolhimento voluntário de lote, por apresentar oito comprimidos na embalagem com dez.
O Lote 46199 do antiácido Kollangel 100ml suspensão oral (hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio), produzido pela empresa Natulab Laboratório S.A, foi suspenso pela agência por apresentar resultados insatisfatórios nos ensaios de aspecto e de contagem do número total de microorganismos mesófilos. A empresa tem que recolher o estoque existente desse lote no mercado.
O produto CAMOMILAbaby C (suplemento de vitaminas C e D em cápsulas) também teve suspensas pela Anvisa a fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e utilização. O suplemento vitamínico estava sendo fabricado irregularmente pela D.S. Rodrigues Alimentos-ME, que não tem autorização de funcionamento para produção de medicamentos. A venda do produto era feita pela empresa Brascom Home Telemarketing Ltda. A empresa fabricante é responsável pelo recolhimento do produto.
Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 30 de maio de 2014

“Rio Interior” coloca Pezão, Crivella, Lindbergh e Garotinho no mesmo palanque


Na manhã desta sexta-feira (30), em Petrópolis, durante o lançamento do seminário “Rio Interior, o Futuro em Nossas Mãos”, os quatro principais pré-candidatos ao governo do estado interagiram juntos no mesmo palanque. Deixando de lado a troca de farpas, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), os senadores Lindbergh Farias (PT) e Marcelo Crivella (PT) e o deputado federal Anthony Garotinho (PR), chegaram a trocar abraços e apertos de mão.
O evento reuniu autoridades políticas, comerciantes, representantes de instituições e líderes comunitários para debater a economia mundial, brasileira e fluminense, além das vocações, oportunidades e desafios para o desenvolvimento do interior do estado do Rio de Janeiro. “O Estado precisa debater e discutir o futuro do interior do Rio de Janeiro, que é onde ficam as regiões que mais precisam de entendimento, da nossa união”, disse o governador Pezão.
Conforme o blog “Ponto de Vista” (aqui), do Christiano Abreu Barbosa informou ontem (29), as vocações, as oportunidades e os desafios para o desenvolvimento econômico do interior do estado do Rio receberam atenção especial em um painel, que terá a participação dos principais pré-candidatos ao governo. A mediação ficou por conta do jornalista Sidney Rezende.
 FONTE: ALEXANDRE BASTOS

FESTA SAO JOSE DO CALÇADO - ES 2014 COMEÇA HOJE


SEXTA-FEIRA 30/05
 Banda Auge e Detonautas
Sábado 31/05 - Adilson & Paulinho e Banda Gang Lex
Domingo 01/06 - Gran Circo de Mônaco e Alex Campanha
Foto: Arquivo da PMSJC
Contatos do site: (28) Vivo 9.9944-3383 e (28) Oi 9.8801-3781



Festa de Santa Maria de Campos- RJ começa nesta sexta

Procissão, missas, torneios e shows vão marcar a programação, que promete atrair milhares de pessoas para a região norte do município
aline brasil








Começa nesta sexta-feira (30) a programação da tradicional Festa de Santa Maria de Campos. Procissão, missas, torneios e shows vão marcar a programação, que promete atrair milhares de pessoas para a região norte do município. A festa faz parte do calendário de eventos tradicionais que contam com o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. No primeiro dia, a partir das 19h, acontece a missa, seguida da apresentação teatral do grupo Shalom.

No sábado (31), dia da padroeira, às 18h, os devotos poderão acompanhar a procissão, a missa e a coroação. O ponto alto da festa é o show da cantora católica Aline Brasil, às 21h. Na mesma noite as bandas Tudublu e Os Mulekes animam o público. No domingo (1º) as atividades começam às 9h, com o Encontro de Bandas de Fanfarras, cavalgada, encontro de som, torneios de futebol e para encerrar a festa, o cantor Sandro Balli leva o melhor da Música Popular Brasileira ao distrito.

 Segundo o organizador do evento, Washington Campos, a novidade este ano é a junção da festa religiosa e social. “A unificação da festa é importante, pois atrai os religiosos de várias capelas da região e ex- moradores, num momento de confraternização e reencontro. Quem ganha também são os comerciantes, pois a festa é a mais importante da região. Esperamos receber cerca de 10 mil pessoas durante os três dias. Agradeço a parceria da prefeitura na manutenção desta tradição”, disse.

Campos 24 hs

Grávidas são convencidas a passar por cesárea

É o que mostra o estudo Nascer no Brasil - Inquérito sobre Parto e Nascimento, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz

As grávidas brasileiras são convencidas ao longo da gestação a terem seus filhos por cesárea. É o que mostra o estudo Nascer no Brasil - Inquérito sobre Parto e Nascimento, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz, divulgado na tarde de quinta-feira (29), no Rio de Janeiro. No total, 23.894 mulheres foram entrevistadas, em 266 hospitais de médio e grande porte, localizados em 191 municípios brasileiros. O levantamento ocorreu em 2011.
Do total de mulheres ouvidas, 72% queriam parto normal logo que engravidaram. Os bebês nasceram por cesárea em 52% dos casos. A situação é mais grave na rede particular. Entre as mulheres que esperavam o primeiro filho e foram atendidas em hospitais pagos, o índice de mulheres que desejava cesárea era de 36% no início da gestação. Ao fim dos nove meses, essa proporção havia subido para 67%. Ainda que um terço das mulheres quisesse o parto normal, 89,9% tiveram seus filhos pelo método cirúrgico. Entre as mulheres atendidas na rede pública, 15% queriam a cesárea tanto no início quanto no fim da gestação - 44% tiveram seus bebês dessa forma.
"Tem uma cultura instituída de que a cesárea é o melhor método para se ter filho. Talvez elas não sejam informadas dos riscos. A cesariana aumenta o risco de morbidade respiratória nos bebês, também aumenta o risco de internação em UTI. Também faz aumentar os óbitos maternos. Em gestações subsequentes, pode haver placentação anormal, já que o útero não é mais íntegro. Outra questão é que o bebê não se coloniza com as bactérias da mãe, já que não passou pelo canal vaginal. Ele se coloniza com a flora bacteriana hospitalar. Os efeitos, a longo prazo, são o risco maior de síndrome metabólica, asma e diabete", alertou a pesquisadora Maria do Carmo Leal, coordenadora da pesquisa.
Para a pesquisadora Silvana Granato, subcoordenadora da pesquisa, as mulheres fazem mais cesáreas "porque o nosso parto normal é muito ruim". Ela se refere ao número de intervenções desnecessárias, como episiotomia (corte na vagina para facilitar a saída do bebê) e aplicação de ocitocina (hormônio sintético indutor de contrações).
O estudo chama a atenção ainda para a importância do planejamento da gestação. Das mulheres entrevistadas, apenas 45% disseram que desejavam a gravidez. Perguntadas se estavam satisfeitas com o nascimento do filho, 9% responderam negativamente. "Um quarto das gestações terminam em aborto. Há uma falha no planejamento da gravidez e é preciso falar sobre isso agora. Temos de parar de fazer de conta que está todo mundo feliz com a gravidez. Está na hora de discutirmos o aborto no país", defendeu Silvana. A depressão materna foi detectada em 26% das mulheres, entre seis e dezoito meses após o parto.

fonte: Agência Estado

Joaquim Barbosa se aposenta e deixa o STF em junho

Barbosa vai deixar o STF para cuidar da saúde e também teria alegado cansaço

Joaquim Barbosa nova

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, 59 anos, irá se aposentar no próximo mês, após 11 anos na Corte, segundo anunciou na manhã desta quinta-feira (29) o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Barbosa se reuniu com Renan e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para fazer o comunicado e se despedir. Mais cedo, ele havia se encontrado com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, mas o teor da conversa não foi revelado.

Segundo Renan, Barbosa vai deixar o STF para cuidar da saúde e também teria alegado cansaço.

Ao deixar o Congresso, Barbosa foi abordado pela imprensa, mas não quis comentar a sua aposentadoria. Ele desconversou e disse que estava ansioso pela Copa do Mundo. Estamos com uma grande expectativa para os jogos da Copa“, brincou. Depois de muita insistência, disse que iria se pronunciar hoje à tarde.

A assessoria de imprensa do STF afirmou não ter sido informada da decisão de Barbosa. O mandato do magistrado na presidência do Supremo se encerraria em novembro próximo.

Pela lei brasileira, Barbosa só precisaria deixar o STF aos 70 anos, idade em que a aposentadoria é compulsória para juízes.

Depois que Barbosa se aposentar, quem assumirá a presidência do tribunal será o ministro Ricardo Lewandowski, atual vice-presidente do STF. A tradição da Corte estabelece uma rotatividade na presidência baseada no tempo que cada ministro está no tribunal. Com a ascensão de Lewandowski, a ministra Cármen Lúcia passa a ser a vice.

Conversa com Renan
conversa com Renan, Barbosa não revelou qual será seu destino. Questionado por senadores que participaram do encontro se seria candidato em outubro, ele respondeu apenas com um sorriso. Para estar apto a disputar um cargo, Barbosa precisaria ter deixado o STF até 5 de abril (seis meses antes da eleição) e se filiar a um partido.

Em março deste ano, Barbosa disse que não participaria das eleições de outubro. “Por enquanto não, não agora. Eu disse numa entrevista recente que não descartava a hipótese de me lançar na vida política, mas não para estas eleições de 2014″, afirmou.

Primeira Reserva Ambiental de Cardoso Moreira-RJ

Lions Clube, com apoio da prefeitura, promove o plantio de 14 mil árvores

Lions árvoresEm parceria com a Prefeitura de Cardoso Moreira, o Lions Clube de Campos realizou o plantio de 14 mil árvores da espécie nativas da Serra do Mar. O evento ocorreu na última sexta-feira e contou com a presença do presidente do Lions Clube de Campos, Fabrício Lírio, do Governador do Distrito Lions Clube 11, Deocleciano Andrade, do presidente de Região do Lions Clube, Manoel Batista, e do prefeito de Cardoso Moreira Genivaldo Cantarino, e de alunos das escolas municipais do município.

A iniciativa foi do produtor rural e integrante do Lions Clube,  Aloizio Gomes, e vai de encontro a solicitação do Presidente Internacional do Lions – Maden, que objetiva o plantio de 1 milhão de árvores e a recuperação de nascentes. Além disso, contempla a nova lei de manejo dos solos que determina que os produtores rurais tenham um percentual de suas propriedades como área de reserva e proteção ambiental.

“Em nome do Lions Clube, parabenizamos nosso companheiro Aloizio Gomes e sua família por investir e acreditar no futuro de nossa sociedade, além da aula de educação e preservação do meio ambiente que os alunos tiveram. Foi um dia muito feliz para o movimento leonístico”, disse Fabrício Lírio.

FONTE: CAMPOS 24 HS

quinta-feira, 29 de maio de 2014

PROGRAMAÇAO DA FESTA DE ITALVA-RJ 2014

Dia 12 De Junho De 2014
08:00 Desfile Cívico Escolar
22:00 Abertura Oficial da Festa
23:00 Show Com Raça Negra

Dia 13 De Junho De 2014
19:00 Sessão Solene na Emater
23:00 Show De Júnior e Gustavo
02:00 Show com a Banda Bala de Menta

Dia 14 De Junho De 2014
23:00 Show Com Biquíni Cavadão

Dia 15 De Junho De 2014
10:00 Autocross e Fusca Cross
11:00 Cavalgada
12:00 Concurso de Marcha
23:00 Show com Silvinho Blau Blau e Convidados

Nos Dias 13, 14, 15 de Junho
Rodeio Com Tony Nascimento
Todos os dias Parque Filadélfia,
Concurso Leiteiro e
Shows Com Artistas Regionais


Cinco mitos sobre ter uma franquia

É possível ter uma franquia com um investimento a partir de R$ 10 mil. Mas é necessária muita dedicação para ter sucesso

Por José Carlos Fugice Jr.

Muitos dos empreendedores que investem em franquias buscam maior comodidade, autonomia, qualidade de vida e estabilidade financeira. Tudo isso faz parte do pacote de vantagens de quem adere ao modelo de franchising. Mas engana-se quem acha que isso acontecerá de uma hora para outra. Chegar lá exige muita dedicação. Fique atento a alguns mitos que cercam o modelo de franquias:

Vou trabalhar menos: é claro que, sendo o dono de seu próprio negócio, o franqueado poderá ter maior liberdade em relação ao seu volume de trabalho e à sua agenda. Mas é importante ressaltar que para obter o sucesso desejado, o comprometimento e a disciplina do empreendedor são essenciais.

Não significa que o franqueado vá trabalhar mais, necessariamente, mas é preciso estar pronto para isso, se for o caso, especialmente no começo. Além de cuidados próprios com seu investimento, o empreendedor terá que seguir regras da franqueadora e entender que ele precisa prestar contas para a empresa detentora da marca.

Uma franquia oferece pouca liberdade de atuação: é um mito conhecido. Se você abrir uma franquia, não vai poder atuar com liberdade e só vai seguir as decisões do franqueador. Isso não é necessariamente verdade. De fato, as grandes campanhas de marketing e o plano de finanças estão nas mãos deles, mas o dia a dia da administração está em suas mãos.

Para manter a reputação da sua marca no mercado, o franqueador precisa estabelecer padrões e normas para a rede. A qualidade da entrega do produto ou serviço ao consumidor final depende muito da padronização, o que acaba gerando algumas limitações ao franqueado. Mas isso também traz vantagens. Os processos testados e aprovados pela franqueadora têm como principal objetivo garantir melhores resultados para o franqueado.

Uma franquia é garantia de retorno: muitos franqueados investem o seu dinheiro com a certeza que terão um alto retorno - e, não raro, acham que ele será basicamente imediato. De fato, as franquias têm grande chance de trazer o retorno de capital investido, pois são baseadas em modelos que já deram certo. Isso não significa, contudo, que elas estejam imunes às falhas de gestão de qualquer negócio, como má administração, falta de controle das despesas ou até mesmo fatores imprevisíveis de mercado.

É uma questão de gestão de expectativa. O empreendedor precisa ter a consciência de que os lucros virão com o tempo e não de uma hora pra outra e de que dependem do seu desempenho à frente do negócio.

Preciso de muito dinheiro para investir em uma franquia: uma boa quantidade de capital é um bom ponto de partida para um investimento de sucesso. Quando se fala em franquias, há projetos para todos os gostos e bolsos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), para abrir uma franquia em casa (no modelo home based) é necessário um investimento a partir de 10 mil reais. Entre as opções de franquias neste modelo estão as de serviços de limpeza, jardinagem, lavagem, manutenção, entre outras.

O franqueador não se importa com o franqueado: esse argumento volta e meia surge: o franqueador só quer ganhar dinheiro vendendo as franquias e não está nem aí para o sucesso do franqueado. Isso pode ser verdade em casos isolados, mas franqueadores sérios estão preocupados - e muito - com o desempenho de cada franquia e o que isso significará para a sustentabilidade da rede e para a credibilidade da marca como um todo.

O bom franqueador dará suporte ao franqueado do início ao fim do processo, desde a escolha do ponto até a capacitação dos funcionários. Além disso, o franqueador também é responsável por criar campanhas de marketing para aumentar o interesse dos clientes na franquia. No fundo, franqueado e franqueador dependem um do outro para terem sucesso. Por isso, você deve tomar muito cuidado ao escolher esse parceiro.

José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias. 

OMS pede impostos maiores sobre tabaco

De acordo com a organização, as pessoas mais novas e mais pobres devem se beneficiar mais destas elevações de impostos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um apelo para que os países aumentem os impostos sobre tabaco com o objetivo de encorajar os usuários a pararem de fumar e evitar que mais pessoas se tornem dependentes do produto.
"Elevar impostos sobre tabaco é a maneira mais eficaz de reduzir o uso e salvar vidas", disse o diretor-geral da organização, Margaret Chan. "Ações de determinadas em relação à política de impostos sobre tabaco atingem a indústria onde dói".
De acordo com a organização, as pessoas mais novas e mais pobres devem se beneficiar mais destas elevações de impostos. A OMS também ressalta que as economias mundiais devem se beneficiar das medidas.
A OMS calcula que, se todos os países aumentassem as impostos sobre tabaco em 50% por embalagem, os governos ganhariam um montante adicional de US$ 101 bilhões em receita global. "Esse capital adicional poderia - e deveria - ser usado para avançar em programas" de saúde e sociais, disse o doutor Douglas Bettcher, diretor do departamento de prevenção de doenças não transmissíveis.
"Hoje, a cada 6 segundos alguém morre de uso do tabaco. O tabaco mata até metade de seus usuários. O uso também incorre em custos consideráveis para as famílias, empresas e governos. Tratamento de doenças relacionadas ao tabaco, como câncer e doenças cardíacas, é caro. E, como doenças relacionadas ao tabaco e morte, muitas vezes, atingem pessoas no auge da vida profissional, a produtividade e os rendimentos caem", afirmou a organização.
fonte: Agência Estado

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Programa Via Rural apresenta vantagens da Equoterapia

Nesta edição você vai conhecer os benefícios deste método terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar

A equoterapia como alternativa de saúde e qualidade de vida. E é claro que o tema não podia ficar de fora do Programa do Homem do Campo da 3ª Via TV.

Nesta edição você vai conhecer as vantagens deste método terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar. Na equoterapia é possível aproveitar as vantagens da cavalgada em desequilíbrios físicos e mentais.

Ellen e sua equipe conheceram dois exemplos de pacientes que aderiram ao tratamento terapêutico. Uma criança autista e uma mulher cadeirante. Ambos apresentaram melhora significativa.

Ainda tem história de superação e muita diversão pra você que acompanha o programa Via Rural. Não perca!

É hoje, às 22h30, na Faixa Nobre da 3ª Via TV, nos canais 25 e 425HD da Via Cabo e canal 25 da Ver TV.

Reprises:
Quinta-feira: 07h15, 14h00 e 23:00
Sexta-feira: 07h15, 14h30 e 20h15
Sábado: 07h15 e 21h30
Domingo: 07h15, 12h15 e 21h00
Segunda-feira: 07h15 e 19h00
Terça-feira: 07h15, 12h15 e 23h30
Quarta-feira: 07h15

segunda-feira, 26 de maio de 2014

TRADICIONAL FESTA DE SANTA MARIA DE CAMPOS - RJ

Ceperj abre inscrições para cinco funções gratificadas da Educação

Os professores interessados poderão se inscrever até as 11h59 de 26 de junho no site da Fundação Ceperj (www.ceperj.rj.gov.br)

Nova chance para professores da rede estadual de ensino, que desejam progredir na carreira do magistério: participar dos processos seletivos internos da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). As fichas de inscrição para as funções gratificadas de diretor e diretor adjunto de unidade escolar, orientador educacional, coordenador pedagógico e agente de acompanhamento da gestão escolar estão no portal www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj. Os professores interessados poderão se inscrever até as 11h59 de 26 de junho.
 
Para conquistarem os novos cargos, os professores terão de se submeter a uma bateria de quatro etapas: prova objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório; análise de currículo e experiência profissional, também eliminatória e classificatória; avaliação de perfil, apenas eliminatória; e curso de formação, de caráter eliminatório. As três primeiras fases estarão sob a responsabilidade da Diretoria de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj e a quarta será ministrada pela Seeduc, podendo participar do curso os candidatos aprovados na segunda etapa e considerados aptos na avaliação de perfil.
 
Além das fichas de inscrição, também entram no portal www.ceperj.rj.gov.br os editais e anexos, como cronograma, quadro com a distribuição de vagas, relação das Regionais e conteúdo programático, entre outros, para que os candidatos conheçam as normas que regem esta seleção interna da Seeduc e todos os requisitos para assumirem a nova função. O servidor designado para o cargo de diretor ou diretor adjunto de unidade escolar, orientador educacional, coordenador pedagógico ou agente de acompanhamento da gestão escolar cumprirá jornada de 40 horas semanais e receberá, mensalmente, gratificação da função escolhida sem prejuízo da remuneração do cargo efetivo.
 
Os professores interessados deve se certificar que preenchem todos os requisitos exigidos, antes de efetuarem suas inscrições. O candidato deverá atender, cumulativamente, às seguintes exigências: ser servidor ativo da carreira do magistério estadual; ser graduado em nível superior; ter atuado por, no mínimo, três anos em funções efetivas em unidade escolar, exigências comuns a todos os cargos. No caso de o professor optar pela função de coordenador pedagógico, deverá ter, preferencialmente, pós-graduação em Educação; se optar para o cargo de orientador educacional deverá ter graduação em Pedagogia e possuir habilitação ou especialização na área de Orientação Educacional; e para a função gratificada de agente de acompanhamento da gestão escolar deve ter, preferencialmente, pós-graduação em Gestão Escolar.
 
Vale lembrar a Resolução Seeduc nº 4.778, de 20 de março de 2012, que diz que poderão atuar na função de orientador educacional e coordenador pedagógico os docentes I e II, os professores assistentes de Administração Educacional I e os assistentes de Administração Educacional II.
 
Inscrições

O professor interessado deverá preencher a ficha de inscrição corretamente, indicando de forma clara e precisa os seus dados pessoais, sua qualificação e experiência profissional, a função e a Regional para a qual está concorrendo, bem como o município onde deseja fazer a prova objetiva, que terá dois turnos e está marcada para 20 de julho. São sete os municípios: Rio de Janeiro, Itaperuna, Niterói, Três Rios, Volta Redonda, Petrópolis e Nova Friburgo.
 
Os interessados devem prestar atenção nas exigências dos editais: o candidato que se inscrever para função igual em mais de uma Regional será validada a última inscrição; quem se inscrever para funções diferentes na mesma Regional, só poderá realizar a prova no caso de os exames serem realizados em turnos diferentes; aquele que se inscrever para funções diferentes, mas com previsão de realização de prova no mesmo turno, será validada a última.
 
Efetivada a inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente imprimir, em duas vias, o comprovante de inscrição realizada, que será disponibilizado pelo sistema ao término do processo. A cópia da ficha constitui requisito para a segunda etapa - análise de currículo. Quem não conseguir realizar a impressão deverá entrar em contato com a Fundação Ceperj pelos telefones (21) 2334 7100, 2334 7117 e 2334 7132, do Serviço de Atendimento ao Candidato, para a adoção das providências necessárias.
 
A documentação comprobatória das informações prestadas deverá ser colocada em envelope, identificado com o formulário de inscrição, impresso e colado na frente, e devidamente lacrado. O envelope deverá ser entregue no dia e horário de realização da prova objetiva de Conhecimentos Específicos, ou seja, em 20 de julho. Para fazer o exame, os candidatos deverão imprimir o cartão de confirmação de inscrição (CCI) no portal da Ceperj, a partir de 15 de julho. O CCI deverá ser apresentado por ocasião da prova objetiva.
 
A análise de currículo será feita com base nas informações preenchidas pelo candidato no ato da inscrição. Somente serão analisados os documentos comprobatórios de títulos e experiência profissional informados na inscrição dos candidatos classificados na primeira etapa – prova objetiva de Conhecimentos Específicos.
 
A avaliação de perfil (terceira etapa) consiste na aplicação de atividade em grupo e entrevista individual, das quais participarão os candidatos aprovados e classificados na análise de currículo. Serão avaliadas várias competências, como liderança, visão sistêmica, flexibilidade, trabalho em equipe e comunicação. Também serão observadas fluência verbal, proatividade e iniciativa, criatividade e inovação, entre outras competências.
 
O curso de formação, a quarta etapa, será de responsabilidade da Ceperj no que diz respeito ao controle e à operacionalização dos procedimentos administrativos; e da Seeduc no que diz respeito à seleção de conteúdos e desenvolvimento das aulas. Participarão desta etapa os candidatos considerados aptos na avaliação de perfil, em data a ser divulgada nos portais da Seeduc, www.educacao.rj.gov.br, e da Ceperjwww.ceperj.rj.gov.br. A capacitação será obrigatória para os aprovados e convocados, considerando-se eliminado o candidato que não comparecer, chegar atrasado ou se ausentar, sem justificativa legal, durante o curso.
 
Os professores interessados devem preencher suas fichas antes de 26 de junho, evitando sobrecarga da rede nos últimos dias do prazo. A Seeduc e a Ceperj não se responsabilizam por solicitação de inscrição via internet não recebida, por qualquer motivo, como procedimento indevido dos usuários, falhas de comunicação, congestionamento das linhas, bem como outros fatores de ordem técnica. 

Fonte: Imprensa RJ

Tireoide: alerta sobre importância de diagnóstico precoce


O Dia Internacional da Tireoide foi comemorado no último domingo (25 de maio)

O diagnóstico rápido de problemas na glândula tireoide melhora a qualidade de vida e evita complicações no estado de saúde, alerta o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, George Coura Filho. A glândula fica na parte da frente do pescoço e é responsável por sintetizar hormônios que regulam o organismo. O Dia Internacional da Tireoide foi comemorado no último domingo (25 de maio).

De acordo com George Filho, uma série de sinais e sintomas indicam que a tireoide não está funcionando bem, com reflexos em órgãos como coração, intestino e rins. No caso do hipertireoidismo, há perda de peso, palpitações e inchaço no olho. Já no hipotireoidismo, a pessoa sente sono excessivo, retém líquido, tem unhas e cabelos quebradiços e memória fraca.

O diretor da Sociedade de Medicina Nuclear alerta também para o surgimento de nódulos na garganta, que podem indicar a ocorrência de um câncer de tireoide. “O paciente tem que estar atento”, disse. “Identificando que o seu organismo não se encontra da forma habitual, ou nódulos na garganta, procure um médico e inicie uma investigação”, recomendou.

O diagnóstico e o tratamento das complicações da tireoide, que podem exigir a retirada da glândula, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde, mas George avalia que é necessário aumentar a capacidade de atendimento público. “Muitas vezes, a oferta de exames e o acesso a consultas é menor que a demanda e isso pode atrasar o diagnóstico e prejudicar as pessoas”.

Para identificar a doença, são solicitados exames de sangue, por exemplo, para verificar os níveis dos hormônios, ultra-som e cintilografia. O tratamento varia caso a caso.

O especialista esclarece que hábitos saudáveis, sem álcool e cigarros, além de uma ingestão suficiente de iodo, podem diminuir a incidência das complicações da tireoide.

Fonte: Agência Brasil

João Vicente leva denúncias contra Patrícia Cordeiro ao MP


Caberá à promotora Alessandra Honorato apurar se houve nepotismo e outras irregularidades


O ex-presidente da extinta Fundação Teatro Municipal Trianon (FTMT), João Vicente Gomes de Alvarenga, entrou com representação no Ministério Público, manifestando sua preocupação quanto a possíveis irregularidades praticadas pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) – que hoje incorpora o antigo FTMT - e por sua atual presidente, Patrícia Cordeiro.
Em documento entregue à promotora de Justiça Alessandra Honorato Neves Batista, João Vicente denuncia que, no período em que ocupou a direção do Trianon, firmou – obedecendo às ordens de sua superior hierárquica, Patrícia Cordeiro - contratos com bandas de música de estilos incompatíveis com a proposta cultural do teatro.  Tais contratações foram negociadas com cachês entre R$ 7 mil e R$ 14 mil – bem superiores aos praticados pelo Teatro Trianon.
“Havia uma impossibilidade de essas bandas terem seus contratos firmados pela FCJOL. Sua presidente, Patrícia Cordeiro, teria relações de parentesco com integrantes dessas bandas, de forma direta ou indireta, e também relações de favorecimento” diz a representação entregue à promotora Alessandra Honorato.
Continua o documento: “A Sra. Patrícia Cordeiro não poderia assinar contratos com bandas que possivelmente seu marido [Lucas Cebola] seria seu titular ou representante legal”, o que criaria a situação de que Cordeiro seria contratante e seu marido, Cebola, o contratado.
A representação denuncia ainda que Patrícia Cordeiro goza do privilégio de ser muito bem protegida pelo Gabinete da prefeita Rosinha Garotinho.
Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via entrou em contato por telefone e por e-mail com a assessoria de imprensa de Patrícia Cordeiro, A assessoria da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima informou - por e-mail - que Patrícia não foi notificada oficialmente da denúncia e esclareceu que ela "está disponível para prestar quaisquer esclarecimentos ao Ministério Público. Todos os atos administrativos e financeiros executados pela Fundação estão disponíveis no Portal da Transparência e no Diário Oficial do Município, conforme orienta o TCE".
fonte:jorn al terceira via

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Prazo de inscrição no Enem termina amanhã

Os estados com o maior número de inscritos são São Paulo, com 968.717, Minas Gerais, com 675.517, e o Rio de Janeiro, com 458.516

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até  a próxima sexta-feira (23 de maio) para fazer as inscrições. Para se inscrever, é preciso acessar o site do Enem e preencher os campos solicitados. Até a noite de ontem, o exame registrou 6.221.875 inscritos, segundo balanço solicitado pelaAgência Brasil ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os estados com o maior número de inscritos são São Paulo, com 968.717, Minas Gerais, com 675.517, e o Rio de Janeiro, com 458.516. A maioria dos candidatos, 3.659.233, é mulher. 

Na reta final das inscrições, a recomendação do Inep é que os candidatos não deixem para a última hora, a fim de evitar problemas, como o acesso lento ao site do instituto. Segundo o Inep, os melhores horários para acessar o sistema são até as 9h, entre as 14h e as 17h e após as 21h.

Este ano, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, também até esta sexta-feira.

Após a inscrição, o candidato deve ficar atento à data limite (28 de maio) para pagar a taxa de R$ 35. Sem ela, a inscrição não é confirmada. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos.

Feita a inscrição, o candidato pode acessar a página pessoal a qualquer momento, a fim de gerar o boleto para o pagamento da taxa, alterar dados cadastrais e o município onde fará a prova. Para isso, é preciso o CPF e a senha cadastrada. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la no local indicado na própria página.

As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no teste deste ano, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O exame será aplicado em 1,6 mil cidades.

Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões daEmpresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.

Agência Brasil

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Estudo aponta baixo risco de dengue durante a Copa do Mundo

Segundo revista médica, dados do Ministério da Saúde apontam para queda de 67,6% nos casos da doença em relação ao ano passado

O período de realização da Copa do Mundo no Brasil, que ocorre entre os meses de junho e julho, representa baixo risco de transmissão da dengue nas doze cidades-sede, aponta estudo inédito publicado na revista The Lancet Infectious Diseases, uma das mais conceituadas do mundo. A publicação avalia fatores que influenciam na proliferação do mosquito e na transmissão da doença, como o número de casos registrados nas cidades nos últimos anos, volume de chuvas e temperatura no período da competição, além de questões sociais e ambientais. O último boletim do Ministério da Saúde – com o balanço da doença até o dia 3 de maio - mostra redução de 67,6% no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, um dos especialistas que assinam a publicação, há uma tendência observada todos os anos no Brasil de queda do número de casos da doença a partir de maio. “O estudo mostra que esta tendência deve ser mantida no Brasil e tudo indica que teremos baixa transmissão da dengue durante o período dos jogos da Copa. Além disso, as ações para prevenção e controle da doença foram intensificadas desde outubro do ano passado pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias de saúde”, avalia.
Nesta edição da Lancet, três capitais (Natal, Recife e Fortaleza) são citadas com risco um pouco acima das demais, em função da sazonalidade das chuvas na região. “Não há necessidade de uma ação especial nessas cidades, pois houve uma intensificação das atividades de prevenção e controle. De qualquer maneira, a situação epidemiológica dos municípios é monitorada semanalmente pelo Ministério da Saúde e caso ocorra alguma modificação no cenário os planos de contingência previamente elaborados serão acionados.” afirma.
BALANÇO – Até o dia 3 de maio, foram notificados 394.614 casos de dengue, contra 1.218.306 em 2013 - queda de 67,6%. Os casos graves da doença também caíram 56% no período - foram confirmados 2.478 casos graves da doença, contra 5.674, em 2013.
Seguindo a mesma tendência, os óbitos pela doença diminuíram 78% em relação a 2013. Neste ano, foram confirmados 104 óbitos contra 463 no último ano. Vale destacar que o pico de casos de dengue, que costuma ocorrer entre a 15ª e a 20ª semana do ano, já foi alcançado. A tendência agora é de queda no registro de casos por semana.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

MUNICÍPIO DE ITALVA-RJ RECEBE MÁQUINA MOTONIVELADORA DO GOVERNO FEDERAL

"Tão importante quanto financiar a produção da agricultura familiar é garantir o escoamento dessa produção para os mercados compradores e a circulação de bens e serviços, como transporte escolar e ambulâncias. O aumento da qualidade de vida dos trabalhadores e moradores dos municípios só é possível com estradas em boas condições, o que as máquinas do PAC2 vão garantir."
A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (19) pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, durante a solenidade de entrega do último lote de máquinas da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2 Equipamentos) destinado ao estado do Rio de Janeiro.
O evento foi realizado no Campus "Campos dos Goytacazes" da Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ), no município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Participaram cerca de 300 pessoas. Foram entregues aos prefeitos, simbolicamente, as chaves de 25 motoniveladoras adquiridas pelo Governo Federal, com recursos do MDA que totalizaram R$ 10,3 milhões.

















Olho Vivo no Dinheiro Público abre inscrições em Rio das Ostras

Capacitação é gratuita e destinada a representantes da sociedade civil, incluindo conselheiros municipais

Com o objetivo de estimular a participação popular na gestão de recursos públicos, a Controladoria Geral da União (CGU) promove, de 3 a 5 de junho, em parceria com a prefeitura de Rio das Ostras o programa Olho Vivo no Dinheiro Público. A capacitação é gratuita e destinada a representantes da sociedade civil, incluindo conselheiros municipais. Os interessados podem fazer a inscrição pelo email cgurj-nap@cgu.gov.br, até o dia 23 de maio, informando nome completo, segmento (conselheiro municipal ou sociedade civil), área de interesse (educação, assistência social ou saúde), email e telefone.

O programa busca mobilizar os cidadãos a atuar como “auditores sociais”, se utilizando de instrumentos de controle social. “Temos apoiado os conselhos municipais como ferramentas de controle, pois entendemos que a sociedade civil organizada contribui positivamente para a transparência e eficácia da administração pública”, destaca o prefeito Sabino.

Serão feitas capacitações nas áreas de Educação, Assistência Social e Saúde. Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre ferramentas de fiscalização (portal da transparência, lei de acesso à informação) e noções sobre programas federais. A cerimônia de abertura do Programa será promovida no dia 2 de junho, a partir das 19h, no auditório da Câmara Municipal.

O programa Olho Vivo no Dinheiro Público é uma iniciativa da CGU para sensibilizar e orientar a sociedade civil organizada sobre a importância da transparência na administração pública, da responsabilização e do cumprimento dos dispositivos legais.

O programa busca promover a participação do cidadão na prevenção e no combate à corrupção, envolvendo a sociedade numa mudança pela educação, pelo acesso à informação e pela mobilização social.