sexta-feira, 24 de abril de 2015

Governador Pezão inaugura Clínica da Família em São Fidélis - RJ

Ao todo, já são onze unidades em funcionamento e a previsão é construir 59 clínicas em 49 municípios





















população de São Fidélis, no Norte Fluminense, já pode contar com a Clínica da Família. A inauguração foi hoje (24), pelo governador Luiz Fernando Pezão. Com investimento de R$ 1,3 milhão para obras e equipamentos, a nova clínica terá capacidade para receber até quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família, podendo acompanhar em média 12 mil moradores da sua localidade. A previsão é que 59 clínicas sejam entregues a 49 municípios de todo o estado.

“As clínicas são unidades básicas de saúde essenciais para a prevenção e o diagnóstico precoce de diversas doenças, ajudando no atendimento contínuo ao paciente. A atenção básica é fundamental no contexto da rede pública de saúde”, disse o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.

Criadas para auxiliar na prevenção, promoção da saúde, diagnóstico precoce de doenças e seu tratamento, as Clínicas da Família já estão em funcionamento nas cidades de Niterói, Bom Jardim, Três Rios, Quatis, Búzios, Paty do Alferes, Rio das Ostras, Rio Bonito, Sapucaia, Queimados e Aperibé.

Para o governador Pezão a saúde é prioridade e diante da crise não abrirá mão de investir na área. “A saúde estará sempre em primeiro lugar no meu governo. O estado e o país estão em crise, mas não abrirei mão dos recursos do Programa Unindo Forças para investir nos município, principalmente na área de saúde”, disse o governador.

Estrutura e unidades em construção — As Clínicas da Família seguem o mesmo modelo de estrutura. São 362 metros quadrados de área construída, com cinco consultórios para atendimento médico e para consulta de enfermagem, além de dois consultórios para atendimento odontológico. Cada equipe da Estratégia de Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

Com o objetivo de fortalecer a atenção básica em saúde nos municípios, reduzindo o déficit de capacidade instalada no estado e qualificando o atendimento à população nos municípios, sete outras unidades das Clínicas da Família estão em construção nas cidades de Seropédica, Itaguaí, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, São Francisco de Itabapoana, Barra Mansa e Rio Claro.
fonte terceira via

Sem comentários:

Enviar um comentário