domingo, 31 de julho de 2016

Pára-quedista profissional salta 7.620 metros sem pára-quedas

O norte-americano Luke Aikins, de 42 anos, estabeleceu no sábado uma marca inédita nos desportos aéreos ao saltar sem pára-quedas de um avião a 25.000 pés do solo (ou 7.620 metros). A proeza foi alcançada nos céus de Simi Valley, Sul do estado norte-americano da Califórnia, e as imagens são agora amplamente partilhadas nas redes sociais.
Aikins aterrou numa rede suspensa por quatro gruas a 60 metros do solo. A aterragem requereu particular precisão, com o norte-americano a manobrar o próprio corpo para acertar na rede de 30 por 30 metros de área. Para localizar o alvo, dificilmente visível a mais de sete quilómetros de altura, o pára-quedista profissional contou com o auxílio de um sistema de luzes no solo e de um aparelho GPS com sinais sonoros acoplado ao capacete.
Durante o mergulho de mais de dois minutos, o norte-americano foi acompanhado por uma equipa de pára-quedistas até cerca de 1500 metros do solo, altura em que os companheiros abriram os respectivos pára-quedas. Daí para baixo, Aikins não contou com qualquer recurso de segurança que não a rede a 60 metros do chão.
O próprio momento do impacto na rede exigiu uma perícia e precaução especiais, com Aikins a ter de girar sobre o corpo nos últimos segundos da queda para aterrar de costas, minimizando o risco de ferimentos. Esta manobra levou ainda a que, contrariamente ao que fora inicialmente planeado, o aventureiro prescindisse do pára-quedas de segurança, de modo a não aterrar sobre o respectivo cilindro.

A proeza foi realizada para o programa televisivo Heaven Sent, do canal norte-americano Fox. Aikins tem mais de 18.000 saltos de pára-quedas no currículo, partilhando a profissão com o pai e a mulher, e é proprietário de uma empresa de pára-quedismo no estado norte-americano de Washington. É frequentemente requisitado como duplo por estúdios de Hollywood, tendo participado no filme Iron Man 3.

No sábado, e a assistir ao que será o mais importante salto da carreira, Aikins teve a mulher e o filho de quatro anos. Antes do salto, e em declarações à revista People, o pára-quedista disse que “estaria a mentir se dissesse que não estava nervoso”. Mais tarde, disse-se “a levitar”.

“Toda a minha vida foi dedicada ao ar, à aviação, a voar, a saltar, a todas essas coisas. Espero que isto estimule a imaginação e que as crianças procurem a ciência que está por trás”, declarou.

Sem comentários:

Enviar um comentário