quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Especialista dá dicas de como ser realmente produtivo no trabalho

Para a coach Patrícia Marinho, um dos inimigos da produtividade é a multitarefa



Nos dias atuais, movidos a rapidez das informações e a praticidade dos smartphones - e especificamente no Brasil, com a crise econômica - não ser produtivo, pode lhe custar o emprego e a estabilidade financeira. E diferente do que muitos pensam, ser produtivo não é ter uma lista de tarefas enorme e reclamar que não conseguiu fazer tudo no mesmo dia. É justamente o contrário, como explica a coach em alta performance, Patrícia Marinho.

“Se todos nós, teoricamente, temos as mesmas 24h, não é motivo de orgulho dizer que ficou tão ocupado e não conseguiu terminar as obrigações do dia. Produtividade não é somente estar atarefado. Aliás, um dos inimigos da produtividade é a multitarefa. Quando você se dedica a uma obrigação de cada vez, o exercício é muito melhor, e logo, também os resultados. Ocupar é fazer várias coisas que não te levam a lugar nenhum, e produzir é ter ações concretas e práticas que te levará ao seu objetivo”, comenta a profissional. Pesquisadores da área afirmam que a justificativa é o cérebro não conseguir se concentrar em duas atividades cognitivas ao mesmo tempo. 

De acordo com Patrícia, respeitar os limites do organismo também é crucial para gerar bons resultados. “Lógico que, às vezes, acontece, mas fazer da sua rotina trabalhar mais de 8h por dia, sem parar, não é saudável. As horas de sono e o tempo para relaxar diminuem, o stress acumula, e isso faz com o que o rendimento no trabalho caia consideravelmente. Além disso, trabalhar à base de café, para se manter acordado, também compromete o raciocínio lógico. Ser produtivo, corretamente, equilibra e melhora a vida”, explica.

Durante o trabalho, segundo a especialista, também é necessário que algumas pausas sejam feitas. E oposto do que muitos chefes e líderes pensam, esses pequenos breaks não atrapalham a produção, pelo contrário, motivam “O profissional pode ter o seu momento de pausa criativa, que é uma parada que fazemos para dar um ‘time out’ em nossa mente. Tomar um café, bater um papo com um colega, arejar, enfim. No entanto, essa pausa deve ser determinada pelo profissional, de acordo com suas necessidades, porque só assim não afeta a produtividade. É de extrema importância, e muita gente não faz por medo de perder tempo, achando que a produtividade vai cair", aconselha a coach.

Patrícia diz que alguns profissionais se ocupam de maneira assustadora, tentando resolver todas as demandas, e quando se dão conta, o dia já passou e surge a sensação de que nada foi feito. No entanto, a produtividade, quando ativada e praticada em seu melhor nível, acaba com esse sentimento de frustração diária. “A produtividade também tem muito a ver com a motivação, o que é diferente de inspiração. A motivação vem de dentro. Se você sabe o que quer, para sua vida pessoal e profissional, sabe que está no caminho certo e está feliz em fazer o que você faz, a produção é muito maior. Muitas pessoas confundem as duas coisas. Dizer que um terceiro é sua inspiração não quer dizer que você faz o mesmo que ele. O combustível para ser ativo e produtivo vem de dentro”, finaliza.

Sem comentários:

Enviar um comentário