terça-feira, 28 de março de 2017

Praça da Matriz em Italva, lugar de encontros, histórias e troca de experiências para as famílias.

Por Ricardo Gomes

Em Italva a Praça da Matriz preserva as tradições de cidade de interior. Na terra do quibe a comunidade se orgulha de manter esse legado construído ao longo de sua história. Casais que se conheceram no local e dividem experiências vivenciadas. Um local de lazer para os moradores que se reúnem para levar os filhos para brincarem no espaço e viverem momentos de sociabilidade. A tranqüilidade é um dos aspectos do local onde as famílias se encantam.

A radialista Fabiana Porto de Castro conheceu seu esposo João Cláudio na praça e conta como tudo aconteceu. O medo hoje se transformou em alegrias e dividem o maior presente que é a filha Ana Clara de dois anos. Casada após três anos de namoro hoje se diz uma pessoa feliz com a família formada pelo esposo e as duas filhas do primeiro casamento dele.

- Eu estava a noite na igreja. Ai quando acabou eu ja estava indo embora de bicicleta e o meu esposo João Cláudio estava chegando na praça também de bicicleta . Ai tem um jardim na frente da igreja que parece um retorno e de repente em vez dele ir para um lado e eu pelo outro nós fomos à mesma direção e trombamos de bicicleta. ai paramos para ver o que tinha acontecido e começamos a conversar. Isso foi de mais ou menos 10 horas da noite até quase 1 da manha. Isso em pé ali no mesmo lugar.  Ai na hora de ir embora ele queria me levar e eu fiquei com medo e não deixei. Fui embora sozinha e morrendo de medo. - confidencia a radialista.

Para os moradores a praça é um espaço comunitário de convívio social, mas também palco de eventos culturais, religiosos e sociais. Segundo Padre Maxiliano Barreto, é importante a preservação do espaço pela importância para os moradores. E relata que todas as relações sociais acontecem sempre  na praça, e  desde as disputas políticas, encontros religiosos e até apresentações culturais que são promovidos pelo poder público municipal. E a valorização de um local para as pessoas levarem seus filhos para momentos de lazer.




































Fonte: Folha de Italva

Sem comentários:

Enviar um comentário