sexta-feira, 20 de abril de 2018

Faleceu aos 84 anos, o ex-vereador e ex-deputado Paulo Albernaz



Morreu na noite desta quinta-feira (19) o ex-vereador e ex-deputado Paulo de Souza Albernaz, de 84 anos. O corpo será velado na Câmara de vereadores a partir das 08h30. O sepultamento está previsto para hoje no Cemitério do Caju, às 16h.

Ele nasceu no dia 5 de outubro de 1933, na cidade de Campos dos Goytacazes. Seus progenitores foram o senhor Fernando Albernaz e a senhora Edith Albernaz que tiveram sete filhos. Nely, Antonio Carlos, Edno, Fernando, Magaly, João Batista e Paulo.

Cursou o antigo primário no Instituto Castro Faria, e o ginásio e o 2º grau no Colégio Bittencourt. O terceiro grau, na Faculdade de Direito de Campos.

Dos 12 aos 18 anos trabalhava no comércio como atendente de loja e após, como representante comercial de uma empresa do Rio de Janeiro, onde pôde realizar seus sonhos de ter uma vida melhor, tanto material como realização pessoal. Após cinco anos nesta firma pediu demissão e junto com seu irmão Fernando, abriu uma loja de produtos veterinários: Drogaria Veterinária, localizada na antiga Rua Barão de Cotegipe. Após, inaugurou a Casa Albernaz, especializada em louça, tinta e ferragem.

Nesse período, também advogava como criminalista, tendo participado de vários julgamentos.

Albernaz foi Presidente da Federação de Estudantes de Campos e devido à sua brilhante atuação, foi convidado pelos seus colegas, após o fim da sua gestão, para vir candidato a vereador pelo MDB em 1970. Foi eleito com 1.876 votos, sendo o mais votado, em Campos, pelo seu partido. O prefeito eleito foi Rockefeller Felisberto de Lima, pela ARENA.Nesse ano, o mandato diminuiu de quatro para dois anos. Atuou contra o Golpe Militar e sempre legislou a favor dos trabalhadores.

Foi reeleito em 1972 pelo mesmo partido com 2.229 votos. Seu nome foi escolhido para Vice-presidente da Câmara na gestão de Severino Veloso e presidente da Comissão de Justiça da Casa Legislativa por quatro anos. Na ocasião foi eleito para prefeito, José Carlos Vieira Barbosa, pela ARENA.

Com o objetivo de que retornassem a coincidência de mandatos, em 1976, esses passaram para seis anos. Nesse ano, Dr. Paulo Albernaz candidatou-se a prefeito de Campos, pelo MDB, perfazendo um total de 8.054 votos, mas foi eleito Raul Linhares, pela ARENA.

Concorreu a deputado estadual pelo MDB tendo obtido mais de 11.000 votos, tendo sido o mais votado de Campos. Reeleger-se-ia ainda nas eleições de 1978, 1982 e 1998.

No pleito de 1988, depois de haver postulado duas vezes ao cargo de Prefeito de Campos e depois ter sido deputado estadual em mais de uma legislatura, candidatou-se a Vice-prefeito.

Retornou como vereador pelo PMDB nos anos de 1993 a 1996, computando 2.290 votos, quando foi eleito Presidente da Câmara. O executivo foi comandado por Sergio Mendes candidato do PDT.

Na Sessão de 1º de janeiro de 1997 ocorrendo eleição para a nova Mesa Diretora Executiva, foi eleito como Presidente.

Dentre as obras de Paulo Albernaz destacamos a construção do prédio da Câmara, na Rua José Alves de Azevedo, que recebeu a denominação de Álvaro Lopes Vidal, primeiro Presidente da nascente Câmara Municipal de Campos.

Entre as leis municipais mais relevantes como edil, foram o passe livre para estudantes e idosos e aisenção do pagamento de IPTU para todos que possuíam um imóvel residencial e que ganhavam até dois salários mínimos mensais.

Por ser capaz, honesto e de integridade invejável, recebeu títulos de cidadania de 13 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário