![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCnS3oOtNe6GngQBOiKKeB6Wyt60aXiTSerzEn7yWLvpDDrr1mLLMeXDyHrxcUoXdbYAp8u8V-r0OGQS2TutJ50eOF29m4fFn_tE8vQYHZXYoVmjlQhNhE8bdfJSM9fSX8H83rHUpC0x32/s640/prefeito+nf+1.jpg)
Pensar no desenvolvimento regional com ações conjuntas através de consórcios intermunicipais. Esse foi um dos objetivos do Seminário Regional de Gestão Consorciada, que acontece nesta quinta-feira (27), no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos. O evento, realizado pela Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil (Conaci/BR), reúne gestores dos municípios do Norte Fluminense: Campos, Quissamã, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Carapebus e Cardoso Moreira.
O prefeito de Campos, Rafael Diniz, que chegou de Brasília e foi direto para o seminário, ressaltou a importância de se pensar o desenvolvimento conjunto da região.
— As cidades não podem mais pensar no individual. Temos que nos reinventar e não cabe mais Campos pensar só em Campos. Temos que ajudar ao outro independente se terá o retorno direto. E uma das grandes ferramentas para o desenvolvimento é o consórcio. Muito embora uns não queiram, nós vamos vencer e virar esse jogo. Pode faltar dinheiro, mas não falta vontade política e vontade de vencer — disse ao acrescentar que os gestores devem buscar a união entre os municípios e mostrar que as parcerias consolidadas rendem resultados positivos.
Segundo o presidente da Conaci/BR e prefeito de Mar de Espanha (MG), Wellington Rodrigues, o consórcio pode proporcionar inúmeros benefícios para a região. “Sabemos da dificuldade que a região tem enfrentado. É muito bom quando estamos numa situação favorável, mas quando temos uma crise é importante que se busque alternativas e o consórcio tem seu papel fundamental”, afirmou.
O prefeito de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira, contou a experiência do município que já tem consórcios firmados na região Noroeste. “Nós sempre estamos buscando soluções. Temos dois consórcios com o Noroeste, um na saúde e outro para a questão do aterro sanitário, e ambos estão dando bons resultados. Acredito que um consórcio aqui também será muito importante”, disse.
Durante o evento, o presidente da Conaci/BR, Wellington Rodrigues, palestrou sobre o tema “A realidade dos consórcios públicos no Brasil – Experiências exitosas: resultados e benefícios”. Já o presidente da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp) e vice-presidente da Conaci/BR, Ireneo Orth, falou sobre os “Avanços e conquistas para o desenvolvimento regional obtidos através de consórcios intermunicipais”. O tema “Legislação de consórcios públicos e processos licitatórios – o ganho em escala através das compras conjuntas” foi abordado pelo advogado Rômulo Hastenreiter Rocha e pela consultora contábil da Conaci/BR, Márcia Maria Pimentel Mendes. Ainda na programação, o consultor José do Carmo Júnior falou sobre o tema “Projetos e captação de recursos através dos consórcios públicos”.
Estiveram presentes a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco; prefeito de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira e representantes das prefeituras de São João da Barra e Carapebus, além do presidente da Câmara Municipal de Campos, Marcus Welber Gomes.
Fonte: Comunicação PMCG
Sem comentários:
Enviar um comentário